Sondagens: Quem está à frente nas eleições do PS e nas legislativas? | in SIC Notícias

Pedro Nuno Santos é o melhor candidato para vencer as eleições legislativas, segundo uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios (JN) e Correio da Manhã (CM), publicada esta terça-feira. A sondagem tem por base uma investigação que decorreu de 14 a 17 de novembro, já depois de António Costa se ter demitido e de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado que o país iria para eleições antecipadas.

Eleições internas do PS

Segundo o barómetro da Intercampus, Pedro Nuno Santos deverá vencer José Luís Carneiro nas eleições diretas para a sucessão de António Costa para a liderança dos socialistas, marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, tornando-se assim o próximo líder do Partido Socialista (PS).

Pedro Nuno Santos regista 30% dos votos, enquanto que o seu opositor direto não chegaria à liderança do PS por ter menos quatro pontos percentuais, ou seja, 26% dos votos.

Continuar a ler

Um romance sobre a fragilidade do amor | Marta Barbosa Stephens | por Adelto Gonçalves 

Com “As viúvas passam bem”, Marta Barbosa Stephens se reafirma como uma das principais romancistas do Brasil de hoje.


            Depois de fazer sua estreia como romancista com Desamores da portuguesa (Rio de Janeiro, Imã Editorial, 2018), obra que conta a história de vida de uma rapariga lusitana, de 41 anos, sem nome, que vive um triplo autoexílio do país, da língua e do passado, Marta Barbosa Stephens volta a exercitar o gênero com As viúvas passam bem (São Paulo, Folhas de Relva Edições/São Paulo Review Produções, 2023), livro finalista do Prêmio Leya de 2021, de Portugal, em que torna a exibir um texto fluente, sóbrio, em vários momentos poético e com passagens bem-humoradas.
A obra traz também algumas “cenas muy calientes de êxtase amoroso, em linguagem direta, sem metáforas”, como bem salienta o jornalista e escritor Hugo Almeida no texto de apresentação. Enfim, trata-se de um romance sobre a fragilidade de um amor que, aparentemente, mostra-se perfeito e que, de repente, em razão dos inesperados movimentos da vida, perde-se, embora seja sempre possível um recomeço, ainda que com outro(a) parceiro(a).

Continuar a ler

Polarização política precisa de ser contrariada através da “cooperação e diálogo entre partidos” | in CNN Portugal

José Luís Carneiro marcou presença na CNN Internacional Summit focando-se no tema novas fronteiras. O ministro da Administração Interna e candidato à liderança do PS defende a necessidade de uma voz firme e ponderada na União Europeia e, em especial, de uma cooperação dos Estados-membros. Relativamente à política interna, José Luís Carneiro considera o orçamento de estado bom e ainda faz uma análise ao PRR.

TÓPICOS DA IMPRENSA | 21-11-2023 | VCS

  1. Lagarde vai posicionar-se sobre convite de Costa a Centeno
  2. “Estamos a viver uma das crises políticas mais graves dos últimos anos e estão todos contra todos”. Adalberto Campos Fernandes, comentador da CNN Portugal, afirma que existe “muita tensão” entre os diferentes órgãos de soberania e alerta que este contexto vai ser aproveitado por forças que não são democráticas.
  3. Costa lembra dever de confidencialidade no Conselho de Estado.
  4. O primeiro-ministro não confirma se foi ele que pediu para a Procuradora Geral da República ser recebida em Belém no dia em que apresentou a demissão.
  5. Costa indisponível para cargo na UE “enquanto não estiver esclarecido” inquérito.
  6. “Eu vivo como escravo”: Cuba, Alentejo, “aqui há traficante humano”
  7. PJ efetuou esta terça-feira no Alentejo uma operação de combate ao crime de tráfico de seres humanos. O repórter da CNN Portugal Amílcar Matos falou com um imigrante marroquino que está ilegalmente em Cuba, no Alentejo, e que descreve a sua situação

“A ‘fonte de Belém’, para além de porta-voz do Presidente, passou a ser porta-voz da PGR, do primeiro-ministro e de um conselheiro de Estado”

O comentador da CNN Portugal Luís Paixão Martins analisou a mais recente tensão entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa a propósito dos contornos da Operação Influencer, e destaca a figura oculta da “fonte de Belém”, que diz ter estado “muito ativa” nas últimas 48 horas.