01-12-2023 | “Marcelo antevê um cenário de ingovernabilidade após as eleições” | in CNN

Raquel Abecasis, comentadora da CNN Portugal, diz que o Presidente da República está a antecipar um cenário de ingovernabilidade pós-legislativas de março e que foi por isso, e não por uma questão económica, que fez questão que o orçamento fosse aprovado. A comentadora de política lembra que nos seis meses seguintes às eleições não pode haver novo ato eleitoral, pelo que Marcelo “quis salvaguardar que o próximo ano tivesse um Orçamento já aprovado e que não dependesse do que vai ser o resultado das eleições” de 10 de março.

GENERAL TO GENERAL | A potential peace is being negotiated in Ukraine by military leaders | SEYMOUR HERSH | 01-12-2023

Russian President Vladimir Putin meeting with General Valery Gerasimov at the headquarters of the Russian armed forces in Rostov-on-Don in October. / Photo by Kremlin Press Office/Anadolu via Getty Images.

It’s been a rough couple of months for President Joe Biden and his feckless foreign policy team. Israel is going its own way in its war against Hamas, with renewed bombing in Gaza, and the American public is bitterly divided, all of which is reflected in polls that continue to be unfavorable to the White House.  

Meanwhile, the president and his foreign policy aides have also been left on the outside as serious peace talks between Russia and Ukraine have rapidly gained momentum.

Continuar a ler

Spinoza | Machado de Assis

Arte – Baruch de Spinoza, attributed to Barend Graat, 1666. Wikimedia

Gosto de ver-te, grave e solitário,

Sob o fumo de esquálida candeia,

Nas mãos a ferramenta de operário,

E na cabeça a coruscante idéia.

E enquanto o pensamento delineia

Uma filosofia, o pão diário

A tua mão a labutar granjeia

E achas na independência o teu salário.

Soem cá fora agitações e lutas,

Sibile o bafo aspérrimo do inverno,

Tu trabalhas, tu pensas, e executas

Sóbrio, tranqüilo, desvelado e terno,

A lei comum, e morres, e transmutas

O suado labor no prêmio eterno.

Machado de Assis

Fiodor Dostoievski | Anna Dostoievskaia

Carta de 1876, de Fiodor Dostoievski (11 de Novembro de 1821 — 9 de Fevereiro de 1881) a Anna Dostoievskaia ou Anna Grigórievna Snítkina (12 de Setembro de 1846 – 9 de Junho de 1918).

”Minha Anuska, onde foste buscar a ideia de que és uma mulher como outra qualquer? Tu és uma mulher rara, e, além do mais, a melhor de todas as mulheres. Tu própria não sonhas as qualidades que tens. Não só diriges a casa e as minhas coisas, como a nós todos, caprichosos e enervantes, a começar por mim e a acabar no Aléxis. Nos meus trabalhos desces ao mais pequeno pormenor, não dormes o suficiente, ocupada com a venda dos meus livros e com a administração do jornal. Contudo, conseguimos apenas economizar alguns copeques — quanto aos rublos, onde estão eles? 

Mas a teu lado nada disso tem importância. Devias ser coroada rainha, e teres um reino para governar: juro-te que o farias melhor que ninguém. Não te falta inteligência, bom senso, sentido da ordem e, até… coração. Perguntas como posso eu amar uma mulher tão velha e feia como tu. Aí, sim, mentes. Para mim és um encanto, não tens igual, e qualquer homem de sentimentos e bom gosto to dirá, se atentar em ti. Por isso é que às vezes sinto ciúmes. Tu própria nem sabes a maravilha que são os teus olhos, o sorriso e a animação que pões na conversa. O mal é saíres poucas vezes, se não ficarias admirada com o teu êxito. Para mim é melhor assim — no entanto, Anuska, minha rainha, sacrificaria tudo, até os meus ataques de ciúmes, se quisesses sair e distraíres-te. Sim, muito gostaria que te divertisses. E se tivesse ciúmes, vingava-me querendo-te ainda mais. 

Continuar a ler

Viemos de outro planeta? Estudo reforça tese da vida na Terra ter tido origem extraterrestre | in SIC Notícias

Segundo um estudo recente, é levantada a hipótese de moléculas poderem ter sido incorporadas às matérias-primas dos sistemas solares, incluindo o nosso, e depois transportadas para a Terra primitiva por cometas ou meteoritos. Em suma, viemos de outro mundo

A principal hipótese para a origem da vida continua a ser a chamada “sopa primordial”, que deu origem ao planeta Terra. Neste “caldo” misturaram-se elementos químicos como carbono, nitrogénio, hidrogénio, metano e amoníaco – os existentes na altura de formação do planeta, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Uma pesquisa publicada recentemente no jornal científico ACS Central Science mostra que o aminoácido mais simples, o nitrometano, pode ter sido obtido a partir do gelo interestelar.

Ralf Kaiser, da Universidade do Havaí; Agnes Chang, da Universidade Nacional Dong Hwa Hualien, em Taiwan, e colegas da Divisão de Astronomia da Fundação Nacional de Ciência dos EUA e da Fundação WM Keck começaram a investigar as reações químicas que poderiam ter ocorrido nos gelos interestelares que existiram perto de estrelas recém- formadas e planetas.

Continuar a ler