SIMPLEX ? | por João Paciência, Arquitecto

Houve um tempo em que entrar num curso de Arquitetura teria que se saber desenhar, bem, mal, assim assim …

Depois os nossos professores ensinavam a pensar e como dominar o espaço interior e a forma daí resultante, as dimensões básicas de tudo quanto um ser biológico que é o Homem necessita para nesses espaços e formas viver, ergonomia e escala, cor texturas e luz natural , opacidades e transparências, a História da Arte, as teorias de Arquitectura e a evolução dos conceitos e culturas, dos ritmos e contrastes que nos tocam a Alma, que uma boa música de fundo nos estimulava a desenvolver hipóteses de solução para os diferentes temas que nos iam sendo progressivamente colocados, aprendemos tecnologias e coisas fantásticas se foram conseguindo com as novas ferramentas tecnológicas que se foram descobrindo e aplicando em formas cada vez mais complexas e paramétricas!

Continuar a ler

Os meus amigos da Igreja do Liberalismo, por Paulo Querido

Os meus amigos da Igreja Do Liberalismo têm um viés muito engraçado. Para eles, TODOS os avanços humanos, da economia à saúde, se devem ao virtuoso liberalismo. E citam os dados da evolução: temos menos pobres (no sentido em que há menos pessoas no mundo abaixo dos limiares de pobreza), temos melhor qualidade de vida que as gerações precedentes, há francamente uma grande evolução ao longo das décadas e séculos.

Os dados são esses. Progredimos. Muito. Em Portugal, por exemplo, os salários melhoraram bastante nos últimos 8 anos e dezenas de milhar de pessoas regressaram de debaixo do limiar de pobreza para onde tinham sido atiradas nos 6 anos anteriores por um governo, esse sim, amigo da Igreja do Liberalismo.

Continuar a ler