Política do Ocidente mudou; como vai reagir a maioria global?, por Pepe Escobar

11/07/2024 | Como as visitas de Modi e Orbán a Moscou, a cúpula da OTAN e as eleições presidenciais no Irã estão interligadas? Não existe mais esquerda e direita no Ocidente inteiro, não existem mais divisões ideológicas; o que existe é o 0,1% contra o resto inteiro.

‘Emma Bovary’, filme do cineasta francês Didier Bivel | Dia 14 Julho, 19:50, estreia na RTP2

Uma revisitação da obra-prima de Gustave Flaubert e do julgamento do seu livro ‘Madame Bovary’, domingo, dia 14, pelas 19:50 em estreia na RTP2.

1857. Um tribunal. O procurador e o advogado de defesa preparam-se para se enfrentarem. Entre eles: Gustave Flaubert, o homem a ser julgado. O seu livro ‘Madame Bovary’ é acusado de obscenidade e ofensa à moral pública. À medida que os dois lados expõem o seu caso, a história de Emma ganha vida e desenrola-se diante dos nossos olhos.

A história fantástica de Lamine Yamal, o herdeiro de Pelé batizado por Messi, por Carlos Nogueira, in DN

Filho de pai marroquino e mãe nascida na Guiné Equatorial, Yamal é a nova pérola do futebol mundial. Passou dos iniciados para os juniores, num salto nunca antes visto no Barcelona.

24 462 dias separam dois recordes. A 19 de julho de 1958, Edson Arantes do Nascimento, que o mundo conheceu como Pelé, tornou-se no mais jovem de sempre a marcar por uma seleção na fase final de uma grande competição com apenas 17 anos e 244 dias. A 9 de julho de 2024, a marca foi batida por Lamine Yamal com apenas 16 anos e 262 dias. Foram precisos 66 anos entre o início da lenda brasileira, com o golo ao País de Gales nos quartos de final do Mundial da Suécia, e o feito da estrela emergente do futebol, que na terça-feira marcou pela Espanha à França nas meias-finais do Euro 2024.

Continuar a ler

Quando lhe pediram para revelar o segredo de sua beleza, a atriz Audrey Hepburn escreveu este poema, que foi lido no seu funeral.

“Para ter lábios bonitos, pronuncie palavras de bondade.

Para ter olhos bonitos, veja o que as pessoas têm de bonito nelas.

Para ficar magra, compartilhe suas refeições com aqueles que têm fome.

Para ter um cabelo bonito, deixe uma criança passar a mão nele todos os dias.

Para ter um belo porte, ande sabendo que você nunca está só, porque aqueles que te amam e te amaram te acompanham sempre.

As pessoas, mais ainda do que os objetos, precisam ser reparadas, mimadas, animadas, chamadas e salvas: nunca rejeite ninguém.

Pense nisso: se um dia você precisar de uma mão amiga, você encontrará uma no final de cada um de seus braços.

Quando envelhecer, você vai perceber que tem duas mãos, uma para ajudar a si mesmo, a outra para ajudar aqueles que precisam.

A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, no rosto ou no jeito de arrumar o cabelo. A beleza de uma mulher se vê em seus olhos, porque é a porta aberta do seu coração, a fonte de seu amor.

A beleza de uma mulher não está na sua maquiagem, mas na verdadeira beleza da sua alma. É o carinho que ela dá, o amor, a paixão que ela exprime.

A beleza de uma mulher cresce com os anos.”

     Audrey Hepburn

A União entre o Espírito e a Beleza, Thomas Mann, in ‘As Cabeças Trocadas’

Há uma beleza espiritual e há outra beleza que fala aos sentidos. Certas pessoas pretendem que o belo pertence exclusivamente ao campo dos sentidos, separando dele por completo o espiritual, de modo que o nosso mundo apresente uma cisão entre os dois.

Nisso também se baseia o ensinamento verídico: «Apenas por dois modos a felicidade é cognoscível em todo o Universo: a que nos vem das alegrias do corpo e a que nos vem da paz redentora do espírito». Desta doutrina, no entanto, segue-se que o espiritual não se acha, para o belo, na mesma relação em que o belo se encontra para com o feio e que, só em certas condições, se confunde com este. 

Continuar a ler