JUNTO ÀS PORTAS DO INFERNO … por Viriato Soromenho-Marques, 21-09-2024, in DN

O maior arsenal militar da Rússia, na região de Tver, a cerca de 500km da fronteira da Ucrânia, foi atacado na madrugada de dia 18. Kiev afirma terem sido drones a causa da destruição, mas a hipótese de mísseis de longo alcance e o local do seu lançamento continuam em aberto.

Recordemos a cronologia recente. Dia 13, em São Petersburgo, Putin fez uma declaração inequívoca dirigida aos EUA e à NATO. A permissão a Kiev de atacar alvos na Rússia com mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow e Scalp franceses, com mísseis balísticos táticos norte-americanos Atacms, ou outros semelhantes, equivaleria a uma declaração de guerra. O uso destes mísseis implica o envolvimento de pessoal da NATO, em especial dos EUA, pois é ele que acede aos protocolos e dados de satélite que permitem não falhar o alvo.

Continuar a ler

Emmylou Harris – (You Never Can Tell) C’est la Vie (live) • TopPop

Emmylou Harris (born April 2, 1947) is an American singer, songwriter and musician. She has released many popular albums and singles over the course of her career, and she has won 14 Grammys, the Polar Music Prize, and numerous other honors, including induction into the Country Music Hall of Fame. In 2018 she was presented the Grammy Lifetime Achievement Award.

Salomão Sousa e a importância da leitura, por Adelto Gonçalves

Em novo livro de ensaios, o poeta discute a linguagem poética e temas da atualidade 

      I

               Depois de lançar Bifurcaçõesmemória, resistência e leitura (Brasília, Baú do Autor, 2022), o poeta, jornalista  e ensaísta Salomão Sousa volta a contemplar seus leitores com outro livro de ensaios, Poesia e alteridade (Brasília, edição do autor, 2024). Nesta obra, reúne dez textos nos quais, entre outros temas, procura compreender a importância e o alcance da poesia, exalta a produção dos poetas Anderson Braga Horta e Alexandre Pilati, discute a recepção e o significado do romance Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa (1908-1967), historifica a trajetória dos principais integrantes da última geração de poetas goianos, da qual é ilustre participante, analisa os romances O castelo (1926), de Franz Kafka (1883-1924), e Sob os olhos do Ocidente (1911), de Joseph Conrad (1857-1924), e, por fim, discute o conceito de alteridade.

Continuar a ler