Rússia responsabiliza a NATO por qualquer ataque ucraniano com mísseis dos EUA, CNN Portugal, 18-11-2024

Se a Ucrânia atacar solo russo com mísseis de longo alcance dos Estados Unidos ou de outros aliados ocidentais, o Kremlin diz que não vai responsabilizar a Ucrânia por isso mas sim os países em que essas armas foram desenvolvidas.

Na sua habitual conferência de imprensa diária, Dmitry Peskov reafirmou esta segunda-feira a posição que Putin já tinha manifestado em setembro – ou seja, que a Rússia considera um envolvimento direto da NATO na guerra na Ucrânia qualquer ataque a solo russo com armas feitas nos Estados Unidos.

Peskov sublinhou ainda que a Rússia só teve conhecimento da decisão da administração de Joe Biden através de notícias publicadas nos meios de comunicação ocidentais. E acrescentou que, a confirmar-se, trata-se de uma escalada do conflito – e acusa os EUA disso.

A notícia desta decisão dos EUA foi avançada este domingo pelo jornal “The New York Times”, que cita uma fonte da Casa Branca. O jornal sublinha ainda que a decisão não foi consensual entre os conselheiros do presidente. Esta opção de Joe Biden, que anteriormente já tinha autorizado a utilização do sistema de rockets HIMARS em resposta aos avanços da Rússia em Kharkiv, surge em resposta à decisão de Moscovo de enviar tropas norte-coreanas, em grande escala, para a frente de guerra.

O presidente Joe Biden, à esquerda, e o presidente russo Vladimir Putin, à direita, posam para a imprensa antes da cimeira EUA-Rússia na Villa La Grange, em Genebra, a 16 de junho de 2021 (Brendan Smialowski/AFP/Getty Images via CNN Newsource)© CNN Portugal

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.