PS apresentou um programa eleitoral surpreendentemente bom, por Paulo Querido

Medidas como o IVA Zero em bens alimentares, a redução do IVA da eletricidade e a manutenção, com ajustes, das medidas na habitação para os jovens colocaram os adversários em alerta, mas o programa eleitoral apresentado na sexta-feira, dia 5, pelo Partido Socialista tem mais pontos positivos, num quadro de qualidade geral que surpreende dados os desafios para a sua elaboração.

O tempo — até há um mês não eram previsíveis eleições legislativas no horizonte de um ano ou mais — e o quadro macro-económico divergente saído das medidas tomadas pelo presidente dos Estados Unidos tornavam difícil a tarefa. Isto para nem tocar nos desafios internos de Pedro Nuno Santos, que tem a necessidade de corrigir a imagem de esquerdista que lhe foi sendo colada e convergir para o lugar onde se disputa a vitória em eleições, o centro.

Continuar a ler

Pela Reforma da Justiça: o Manifesto dos 50 e o debate público sobre a agenda da reforma chega às livrarias a 17 de abril.

O lançamento do livro terá lugar no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa, pelas 17h30 do dia 23 de abril. A sessão contará com a participação de Leonor Beleza e Maria de Lurdes Rodrigues e com a apresentação de Miguel Sousa Tavares e João Caupers.

Pela Reforma da Justiça: o Manifesto dos 50 e o debate público sobre a agenda da reforma pretende dar continuidade ao movimento cívico iniciado pelo Grupo do Manifesto dos 50, no ano em que se assinalaram os 50 anos do 25 de Abril. Vozes de diferentes quadrantes políticos, com experiências profissionais distintas, refletem sobre a transversalidade das preocupações com o atual Sistema de Justiça português, nomeadamente a morosidade, a ineficiência, os custos e o desrespeito pelos direitos, liberdades e garantias.

«O Manifesto quis ainda incentivar os decisores políticos a realizarem, com urgência, uma reforma suficientemente profunda e conduzida com o mais amplo consenso possível, para que estivesse bem alicerçada e fosse duradoura», pode lerse na nota prévia. Deste modo, dezenas de personalidades como Augusto Santos Silva, Daniel Proença de Carvalho, David Justino, Eduardo Ferro Rodrigues, Maria Manuel Leitão Marques, Mónica Quintela, Maria de Lurdes Rodrigues, Paulo Mota Pinto, Rui Rio e Vital Moreira unem-se em torno de um objetivo comum, o de promover uma reforma urgente, profunda e consensualizada da justiça portuguesa.

Continuar a ler

Marcelo considera que Índia é a democracia mais importante e vai liderar o mundo, in LUSA

Lisboa, 08 abr 2025 (Lusa) – O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a Índia é atualmente a democracia mais importante no mundo e uma potência económica que em 2047 estará a liderar o mundo.

Marcelo Rebelo de Sousa falava perante a Presidente da Índia, Droupadi Murmu, durante a sua visita de Estado a Portugal.

Depois de visitarem juntos a Fundação Champalimaud, em Lisboa, o Presidente português decidiu juntar-se a um encontro da sua homóloga com cientistas indianos num anfiteatro ao ar livre dessa instituição.

Continuar a ler

👉 Viagem no tempo segundo a relatividade: mais perto do que pensamos. ☄️🧳

Imagine viajar a bordo de uma nave espacial a uma velocidade próxima a 99,995% da velocidade da luz. Nesse cenário, para cada segundo que passa para você, 100 segundos se passam na Terra. Esta não é apenas uma ideia de um filme de ficção científica, mas um fenômeno físico real conhecido como dilatação do tempo, previsto pela teoria da relatividade especial de Albert Einstein. 

De acordo com essa teoria, o tempo não é uma constante universal, mas sim distorcido dependendo da velocidade em que você se move. Se você passasse um ano viajando nessa velocidade, quando retornasse à Terra, 100 anos teriam se passado. Enquanto seu relógio ainda estaria correndo por apenas 12 meses, o mundo que você deixou para trás teria passado por um século de mudanças. 

Esse fenômeno não é apenas um testemunho surpreendente de como o universo opera de forma diferente do que nossa intuição nos diz, mas também abre as portas para explorar novas fronteiras da física e da compreensão do tempo.

#Contato Imediato