ALEMANHA | MERZ ANUNCIA CORTES MASSIVOS NOS BENEFÍCIOS SOCIAIS, 27 Agosto 2025 | O adeus da social-democracia à Alemanha (vcs)

Retirado do Facebook | Mural de Carlos Fino

A Alemanha acelera os cortes em benefícios sociais, pensões e saúde para cobrir gastos militares, agravando a pobreza de trabalhadores e aposentados, poupando os ricos. O aumento dos déficits alimenta as tensões de classe, levando a apelos por uma reorganização social.

A Alemanha caminha para cortes profundos em benefícios sociais, pensões e saúde — mudanças políticas agora aceleradas pelo Chanceler Friedrich Merz, que indicou em sua recente coletiva de imprensa de verão que mudanças substanciais são necessárias mais cedo do que o planeado anteriormente. Antes, a coligação governista CDU/CSU e SPD havia adiado as decisões sobre cortes sociais para comissões de especialistas, concentrando-se, em vez disso, em aumentar rapidamente os gastos militares. A intenção era mitigar a resistência pública adiando cortes sociais impopulares, uma tática que, segundo Merz, não é mais sustentável.

Continuar a ler

Sá Carneiro não pertenceria a este PSD, por Luís Osório

1.

A propósito da evocação dos 40 anos da trágica morte do fundador do PSD, o Instituto Sá Carneiro preparou uma campanha que espalhará três frases intemporais do seu líder histórico pelas principais cidades do país.

“Ser homem é ser livre, a liberdade de pensar é a liberdade de ser”

“Não há nada que pague a sinceridade na ação política”

“O meu sentimento? Define-se numa palavra: responsabilidade”