De amarelo a rosa se fez mais bela

Ergo uma rosa | José Saramago

Ergo uma rosa, e tudo se ilumina

Como a lua não faz nem o sol pode:

Cobra de luz ardente e enroscada

Ou ventos de cabelos que sacode.

Ergo uma rosa, e grito a quantas aves

O céu pontua de ninhos e de cantos,

Bato no chão a ordem que decide

A união dos demos e dos santos.

Ergo uma rosa, um corpo e um destino

Contra o frio da noite que se atreve,

E da seiva da rosa e do meu sangue

Construo perenidade em vida breve.

Ergo uma rosa, e deixo, e abandono

Quanto me doi de mágoas e assombros.

Ergo uma rosa, sim, e ouço a vida

Neste cantar das aves nos meus ombros.

José Saramago

Sergey Lavrov: Putin não se sentará com Zelensky para “selfies” – OTAN, Fronteiras

25/08/2025 | #putin#zelensky#sergeylavrov | Encontro com Putin e Zelensky: O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, rejeitou a ideia de uma cúpula entre o presidente Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, alertando que Moscou não se envolverá em “oportunidades fotográficas” para a mídia ocidental. Lavrov enfatizou que questões centrais — a expansão da OTAN, as leis linguísticas da Ucrânia e os territórios disputados — devem ser abordadas antes de qualquer diálogo significativo. Ele acrescentou que Zelensky continua a se esquivar de negociações sérias enquanto busca publicidade, minando as reais perspectivas de paz.

John Mearsheimer and Jeffrey Sachs | All-In Summit 2024

16/09/2024 | #allin#news#tech(0:00) | Sacks intros John Mearsheimer and Jeffrey Sachs (1:10) What is the Deep State Party, and what are their goals? (13:35) Should America leverage its power against dictators? (21:45) The China threat: avoiding the escalatory path to nuclear war (35:47) India’s growing role; are China’s wounds self-inflicted? (46:45) Conflict in the Middle East and the path to peace

“Putin está agindo racionalmente” Mearsheimer desafia a narrativa ocidental sobre a Ucrânia

07/08/2025 | #johnmearsheimer#apt#ukrainewar | Nesta palestra convincente, o renomado cientista político Professor John Mearsheimer oferece uma crítica séria à política dos EUA e da OTAN em relação à Rússia, afirmando que o Ocidente tem uma responsabilidade significativa pela guerra na Ucrânia. Chamando o conflito de “tragédia evitável”, Mearsheimer explica como a pressão de Washington para expandir a OTAN para o leste e trazer a Ucrânia para sua órbita deixou a Rússia com o que ele descreve como “nenhuma escolha a não ser reagir”. “Não se trata de Putin ser irracional”, argumenta. “Trata-se de o Ocidente ignorar os repetidos avisos de Moscou por mais de uma década.” Mearsheimer, uma voz de destaque na escola realista de relações internacionais, analisa os erros de cálculo geopolíticos que levaram à guerra — e alerta que a escalada contínua pode ter consequências catastróficas para a Europa e além.

WATCH: Xi Jinping Defies West, Meets Guterres and Myanmar Junta Leaders, 30-08-2025

“O apoio da China ao multilateralismo é essencial”, afirma António Guterres na cimeira da ONU

30/08/2025 | #crossworldnews#geopolitics#news | WATCH: Xi Jinping Defies West, Meets Guterres and Myanmar Junta Leaders At the Shanghai Cooperation Organization summit in Tianjin, Xi Jinping used high-profile sideline meetings to showcase China’s expanding global influence. From UN Secretary-General António Guterres to leaders of Egypt, Cambodia, Myanmar, and Nepal, Xi reinforced Beijing’s Belt and Road ambitions and strategic partnerships. Supporters hailed China’s multilateral role, while critics warned of its backing for authoritarian regimes. This diplomatic showcase underlines Xi’s defiance of Western pressure and determination to shape global order.

CIMEIRA da Organização de Cooperação de Xangai, 31 de Agosto a 1 de Setembro de 2025, por João Gomes

Xi Jinping, Narendra Modi e Putin voltam a alinhar agendas em cimeira na China. Os três líderes juntos numa cimeira de dois dias em território chinês. Desta vez com o papel reforçado de Xi Jinping como líder de um bloco alternativo ao representado por Trump.

O que se observa na cimeira de Tianjin e no movimento mais amplo da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e do BRICS é a manifestação de um novo paradigma mundial: a deslocação do centro de gravidade do poder.

Continuar a ler

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pede reconhecimento da contribuição de afrodescendentes na sociedade portuguesa, 31-08-2025, in LUSA e Expresso

Lisboa, 31 ago 2025 (Lusa) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje o reconhecimento da “contribuição da diáspora africana para a sociedade portuguesa”, quando se assinala o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes.

“A contribuição da diáspora africana para a sociedade portuguesa deve ser reconhecida e acompanhada pelo combate a todas as formas de discriminação e violência contra as pessoas afrodescendentes, assinalada também neste dia”, indica a nota divulgada pela presidência.

Marcelo diz pretender homenagear os afrodescendentes que “revigoram e enriquecem” Portugal.

“Que nos possamos encaminhar no sentido de uma vizinhança fraterna e sem preconceitos, em que vivemos como iguais no sentido de um Portugal mais justo e menos desigual”, adianta.

Continuar a ler

The Economics of Stagflation, Part III, by Paul Krugman, 31-08-2025

Stagflation policy dilemmas and why Fed independence is critical

Item: On Aug. 28 Chris Waller, a member of the Federal Reserve’s Board of Governors — and rumored to be in the running for the Fed’s next chair — gave a speech warning about economic weakness:

Returning to the labor market, risks are continuing to build. In my July 17 speech, I said that private-sector job creation was nearing stall speed, and the data received since then have put an exclamation point on this statement.

Clearly, it’s time to cut interest rates, to get ahead of the looming slowdown!

Item: On the same day, the Wall Street Journal reported strong indications that inflation is about to accelerate:

Continuar a ler

Rússia e China defendem reforma da ONU, incluindo a inclusão de países do Sul global no Conselho de segurança, 30-08-2025

Retirado do Facebook | Mural de Julya Nikolaevna

A Rússia e a China condenam qualquer tentativa de distorcer a história da Segunda Guerra Mundial, de heroizar os nazistas, os militaristas e seus lacaios, punidores e assassinos, de denegrir os guerreiros libertadores. Isto foi afirmado por Vladimir Putin em uma entrevista que deu à Agência Xinhua na véspera de sua visita à China.

Outras declarações do Presidente da Federação Russa:

“Os resultados da guerra consagrados na carta da ONU e em outros documentos internacionais são inabaláveis e sua revisão é inadmissível. Esta é a nossa posição inabalável com os nossos amigos chineses”.;

A Rússia nunca esquecerá a heróica resistência da China, que se tornou um dos fatores decisivos que impediram o Japão de atacar a União Soviética em 1941-1942;

Continuar a ler