À procura da estrela perdida, por Cristina Branco

Há um tom sépia na memória do universo, como se cada átomo que nos compõe tivesse sido revelado numa fotografia antiga, manchada pela luz das supernovas. Os cientistas recordam-nos: somos feitos de poeira de estrelas. Mas essa verdade, tão austera no laboratório, torna-se súbita ternura quando lembramos que também nos apaixonamos por partículas da mesma estrela, reencontradas, por acaso, num olhar ou num gesto.

O corpo é a partitura, o cabelo o fio ténue onde ressoam memórias cósmicas. Cada átomo da queratina, forjado em sóis desaparecidos, traz consigo um passado mais vasto que o tempo humano.

E, ainda assim, é no encontro íntimo que essa herança ganha cor: quando duas pessoas se tocam, não são apenas corpos, mas fragmentos de galáxias que, finalmente, se reconhecem.

«les étoiles se cachent dans nos silences»,

Continuar a ler

AO ENCONTRO DE ESPINOSA, por António Damásio, 6ª edição. Um livro fabuloso sobre as Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir ao encontro do maior filósofo de todos os tempos, o português Bento de Espinosa (século XVIII).

DEUS SIVE NATURA

«A minha [anterior] invocação de Descartes foi puramente emblemática de uma perspetiva sobre um problema científico e filosófico e pouco tinha a ver com o personagem histórico. A minha relação com Espinosa, porém, é inteiramente diferente. Espinosa é uma pessoa impar e as suas ideias e maneira de ser fundem-se com os problemas psicológicos que aborda e com a correspondente neurociência.»

António Damásio, com este novo livro e com as suas perspectivas “espinosistas”, vem dar a conhecer e entender ao publico em geral as novas descobertas da ciência do cérebro. Um livro que vale a pena para descobrir um pouco mais de nós próprios.