Aniversário de Vasco Lourenço | por Carlos Matos Gomes

O Vasco faz hoje 80 anos. Além dos parabéns já dados, umas palavras pessoais e transmissíveis. Tive a primeira conversa com o Vasco sobre o fim do regime em Outubro de 1973, na casa que habitava no Estoril, depois de ter saído de uma reunião, também conspirativa, em casa do então tenente-coronel João de Almeida Bruno, na companhia do também tenente-coronel Dias de Lima. Todos havíamos cumprido comissões na Guiné. Eu ainda lá me encontrava. A partir daí percorremos um caminho que nos levou ao 25 de Abril de 1974 e até aos dias de hoje.

Sei, conheço, o papel decisivo do Vasco em todo o processo de conspiração e de revolução. Sempre a mesma inesgotável energia, a mesma tenacidade. Sim, tenacidade, ele é o mais tenaz de todos os capitães de Abril, é o dínamo que nos faz mover (pelo menos a mim e só falo por mim, entenda-se), o que carrega as nossas baterias.

Portugal seria muito diferente sem o Vasco, sem o Otelo, sem os seus e os nossos conflitos, mas também sem os seus e os nossos sentimentos de camaradagem, de amizade, de respeito, de confiança.

O Vasco é o nosso traço de união. Não será o único, mas é um dos mais fortes. E nunca deixou que se quebrasse o fio que nos uniu. Se alguns seguiram outros caminhos foi por decisão sua, e não por falta de solidariedade do Vasco.

Outra nota muito pessoal, ele fala grosso, parece agressivo, rude, mas é um beirão que refinou séculos de bom senso, de sabedoria. É um português de que eu, como muitos, se orgulham de ter como compatriota, como camarada, como amigo.

Parabéns Vasco e conta comigo para te acompanhar até poder.

Carlos Matos Gomes | 19/06/2022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.