25 de Novembro de 1975: historiadores recusam “golpe do PCP” e criticam “ignorância” do PS, in Jornal Público

3 de Maio de 2024 | 25 de Novembro: historiadores recusam “golpe do PCP” e criticam “ignorância” do PS | Irene Pimentel considera “absurdo” o Governo criar uma comissão para os 50 anos do 25 de Novembro e Pacheco Pereira acusa os dirigentes do PS de “ignorância” sobre a data. Ana Bacelar Begonha, in Público.

25 de Novembro: historiadores recusam “golpe do PCP” e criticam “ignorância” do PS
A data continua envolta num “grande mistério”, mas parece ser consensual que o 25 de Novembro de 1975 não foi um “golpe” por parte do PCP e que os comunistas não tiveram uma “movimentação significativa” nesse processo.

Continuar a ler

A extinção da Inquisição em Portugal, in RTP

https://ensina.rtp.pt

O tribunal do Santo Ofício, conhecido como tribunal da Inquisição, funcionou em portugal durante quase 300 anos até ser extinto por ordem das cortes em 1821. A última pessoa executada num auto-de-fé foi um padre jesuíta, Gabriel Malagrida, ainda no século XVIII.

Continuar a ler

Em Todos Os Jardins Hei-de Florir | Poema de Sophia De Mello Breyner, com Narração

Em Todos Os Jardins Hei-de Florir | Poema de Sophia De Mello Breyner, com Narração. Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passou a infância. Em 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses. Aqui vos deixamos um dos seus poemas mais marcantes de uma autora que tinha com o mar uma relação muito especial. O poema tem narração em português.

Retrato de uma Mulher de Bartolomeo Veneto, tradicionalmente considerada Lucrécia Borgia

Nascida em 18 de abril de 1480, Lucrécia Borgia

 Filha ilegítima do Papa Alexandre VI, esta mulher da Renascença italiana personificou o conceito de “Viúva Negra”.  Supostamente, ela o levaria para a cama, mas você poderia acabar morto por causa da dedaleira, um veneno de digitálicos em pó. No entanto, sua reputação como a mulher mais malvada que já existiu pode ser propaganda imerecida.

Embora mais famosa pelo alegado incesto com seu irmão César, ou pelos inimigos envenenados com pólvora de um anel em seu dedo, ou pela conspiração do Vaticano em nome de seu pai, o Papa Alexandre VI, alguns afirmam que Lucrécia Borgia era uma piedosa amante das artes, parcialmente responsável pelo florescimento cultural da Itália, que baniu a idade das trevas.

Foto: Retrato de uma Mulher de Bartolomeo Veneto, tradicionalmente considerada Lucrécia Borgia.

Bartolomeo Veneto(1502 – 1531) foi um pintor italiano que trabalhou em Veneza, Veneto e Lombardia. Durante seu tempo em Veneza, ele estudou com Gentile Bellini. A pouca informação disponível sobre a vida de Bartolomeo foi derivada de suas assinaturas, datas e inscrições.

Retirado do Facebook | Mural de Vania Macedo

L’Occident perdu dans le désordre mondial ? – Alain Juillet dans Le Samedi Politique

13/04/2024 | Avec la guerre en Ukraine et l’explosion des tensions sur la planète, l’ordre mondial est en constante transformation depuis plusieurs années… Le monde bipolaire du XXème siècle vole en éclat pour donner lieu à de nouvelles convergences et divergences. L’Occident, rangé derrière les Etats-Unis pour le meilleur et surtout le pire, semble assister impuissant aux transformations des équilibres et des centres de gravité. Campé sur ses références et son moralisme à géométrie variable, le Nord s’épuise. Alors que Washington poursuit son chemin pour défendre ses intérêts en s’astreignant à affaiblir ses alliés, les pays des BRICS s’organisent et tissent des partenariats sans asservissement. Dans ce monde en train de basculer, le dollar s’affaiblit, entraînant d’abord ceux qu’il a soumis à son diktat. Alain Juillet, ancien patron du renseignement à la DGSE et père de l’intelligence économique en France, nous livre ses clés de compréhension face à ce monde qui perd le Nord.

TÓPICOS DA IMPRENSA | 03-05-24 | VCS

In Jornal Expresso

1 – De quem é a culpa?

Sempre que um Governo entra em funções, arranja queixas e aponta armas ao anterior. O Executivo de Luís Montenegro não escapa à regra: a cerca de um mês das europeias, entrou em modo dramatização em várias frentes, tentando passar a ideia que é um Governo bloqueado pela oposição no Parlamento e pelo anterior Governo no legado das contas públicas. Pelo caminho, argumenta que a margem orçamental para fazer o que prometeu é menor do que o esperado, refreando expectativas das várias classes profissionais.

2 – Os perigos da utilização excessiva de telemóveis, tablets e videojogos

3 – Portugueses são dos mais burlados por call centers