Nunca Mais Amarei … | Poema de Sophia de Mello Breyner com narração de Mundo Dos Poemas

20/11/2023 | Poesia e poema de autor  português.  Nome Original  do poema ” Meditação do Duque de Gandía sobre a morte de Isabel de Portugal”.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passou a infância. Em 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa.

Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses. Em termos cívicos, a escritora caracterizou-se por uma atitude interventiva, tendo denunciado ativamente o regime salazarista e os seus seguidores.

Apoiou a candidatura do general Humberto Delgado e fez parte dos movimentos católicos contra o antigo regime, tendo sido um dos subscritores da “Carta dos 101 Católicos” contra a guerra colonial e o apoio da Igreja Católica à política de Salazar. Foi ainda fundadora e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto, numa lista do Partido Socialista. Foi também público o seu apoio à independência de Timor-Leste, consagrada em 2002.

A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias.

Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional. Na data em que se celebrou o seu centenário, 6 de novembro de 2019, é-lhe concedido o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

O milagre chinês deveu-se ao planeamento estratégico | REPÚBLICA DOS PIJAMAS, Maio 20

A ideia de uma nova Guerra Fria entre Estados Unidos da América e China tem-se popularizado nos últimos anos. Por detrás desta ideia está o crescimento do poder político, económico e militar da China, que veio substituir a União Soviética, três décadas depois da sua dissolução.

Tanto a queda do poderio sovietico como o crescimento chinês têm origem na década de 1980. Ambos os países passaram por um período de transformações políticas e económicas, com métodos e resultados opostos. Por um lado, a Rússia, inicialmente liderando a União Soviética, implementou uma liberalização agressiva da sua economia, legitimada pelas reformas políticas e eleições abertas, que levou a um colapso social. Este processo foi apelidado por Naomi Klein de terapia de choque. Por outro lado, a China optou por reformar o seu modelo económico, de forma gradual, sempre com o objetivo de preservar  o seu sistema político.

Continuar a ler

Einstein’s dive zone: Black hole predictions confirmed by NASA, in Daily Wrap, by Karol Kołtowski

As early as 1915, Albert Einstein predicted the behaviour of matter as it approached a black hole. Scientists have observed a phenomenon for the first time that confirms the assumptions of the famous physicist from over a century ago.

Albert Einstein was right about black holes. As reported by Interesting Engineering, scientists have observed a specific area around black holes known as the “dive zone.” Albert Einstein predicted its existence in his general theory of relativity.

Continuar a ler