AVIÃO SUECO DE VIGILÂNCIA NA UCRÂNIA SIGNIFICARÁ ENTRADA ABERTA DA NATO NO CONFLITO | Carlos Fino citando TIM MARTIN

A Suécia fornecerá aeronaves de vigilância ASC 890 à Ucrânia e lançará o maior pacote de ajuda.

O Ministério da Defesa sueco disse que a aeronave de vigilância oferecerá à Ucrânia “uma capacidade inteiramente nova de reconhecimento de radar aerotransportado e controle de combate contra alvos no ar e no mar”.

Por TIM MARTIN, em 29 de maio de 2024

A Suécia deve fornecer à Ucrânia duas aeronaves aerotransportadas de alerta e controle antecipado ASC 890 (Foto: Ministério da Defesa sueco)

Continuar a ler

SPINOZA E NÓS | Gilles Deleuze, por Marcos Bazmandegan

Spinoza e nós é a questão que mais importa, isto é, a atualidade do pensamento de Spinoza para o nosso tempo, para pensar os nossos problemas contemporâneos. O spinozismo como força e instrumento de problematização do contemporâneo.

Por isso, Deleuze, no seu livro Spinoza: Filosofia Prática, dedica o último capítulo a este tema.

Mas este é o tema que sempre se renova e nunca cessa. É a questão aglutinadora de todo o Spinozismo contemporâneo, na política, na religião, nas artes, na psicologia, etc.

Nós também como contemporâneos de problemas de Spinoza, que ainda se colocam, que apesar das diferenças continuam os mesmos. Como passar da servidão à liberdade? Como construir uma vida feliz? Como pensar a religião na sociedade? Como organizar o coletivo em ordem à segurança e estabilidade? Como equacionar as liberdades individuais com a sustentabilidade do coletivo? Quais são os sistemas de servidão que nos ameaçam hoje?

Estas são algumas das questões desta grande temática que é o Spinoza e nós. A elas se dedicaram pensadores como Deleuze, Guattari, Foucault, Negri e tantos outros que sabem que o Spinozismo está vivo.

ESCALADA PERIGOSA | in Jornal Expresso

Permissão de uso de armas dos EUA contra a Rússia é perigosa: “Estão a fazer escalar imprudentemente a guerra, rumo à conflagração global”

Deverá tratar-se de uma medida contida, mas pode levar Moscovo a retaliar: face à possibilidade de grande avanço russo na Ucrânia neste verão, Joe Biden acedeu a que a Ucrânia use mísseis americanos contra alvos em território russo. Os analistas temem que não só seja difícil vigiar os ataques que Kiev fará como controlar os danos que causem. Uma escalada nuclear é o que se segue, defendem vários investigadores

Até agora Joe Biden recusava-se a permitir que a Ucrânia utilizasse armas produzidas nos Estados Unidos fora das fronteiras ucranianas, independentemente de qual fosse a “provocação”. Alegava que qualquer ataque ao território russo violaria o seu objetivo de “evitar a III Guerra Mundial”. 

Continuar a ler

Iconic photograph | Astronaut Bruce McCandless

This iconic photograph is still considered one of the most-terrifying space photographs to date. Astronaut Bruce McCandless II became the first human being to do a spacewalk without a safety tether linked to a spacecraft. In 1984, he floated completely untethered in space with nothing but his Manned Maneuvering Unit keeping him alive.

O sonho que inspirou ‘Let It Be’: A origem celestial de um dos maiores sucessos dos Beatles

Paul McCartney, um dos pilares criativos dos Beatles, encontrou a inspiração para “Let It Be” em um momento de tranquilidade onírica que iluminou sua mente em um período de turbulência

Naquele sonho, McCartney viu sua falecida mãe, Mary, que havia morrido quando ele tinha apenas 14 anos. Ela apareceu a ele em uma visão serena, irradiando uma calma celestial que penetrou em seu coração inquieto. Com um sorriso gentil e olhos cheios de sabedoria, Mary disse-lhe: “It will be all right, just let it be.” Essas palavras simples, mas profundamente reconfortantes, tocaram uma corda em McCartney, oferecendo-lhe uma sensação de alívio e clareza em meio ao caos.

Continuar a ler

QUERO APENAS CINCO COISAS by Pablo Neruda

Primeiro é o amor sem fim

A segunda é ver o outono

A terceira é o grave inverno

Em quarto lugar o verão

A quinta coisa são teus olhos

Não quero dormir sem teus olhos

Não quero ser… sem que me olhes

Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Pablo Neruda | Escultura: “Paul and Virginia” por Alessandro Puttinati 1844.