O que pensa a Rússia | Viriato Soromenho-Marques, in Diário de Notícias, 29-06-2024

Estamos cada vez mais próximos de uma guerra frontal entre a NATO e a Rússia. E que fazem os nossos governos? Exercícios de pensamento mágico e de reescrita da história! Em vez de falarem com a Rússia para evitar a hecatombe, encenam uma sinistra “celebração” do dia D, transformando a Rússia, que foi o país chave na derrota do nazismo, num ausente saco de boxe. Depois simulam uma “cimeira da paz”, em que a intervenção decisiva foi o presidente polaco, Andrzej Duda, ao revelar o verdadeiro objetivo do conclave: “descolonizar” a Rússia, parti-la em pequenos Estados independentes, como ocorreu na URSS…

Há 10 anos antecipei no DN o que está a acontecer: “Em 1985 publiquei um livro sobre o risco de guerra nuclear limitada na Europa (Europa: o Risco do Futuro). (….) Todos os especialistas que consultei me confessavam, em privado, ser inevitável, mais tarde ou mais cedo, uma guerra central com armas nucleares (…)

Continuar a ler

Francisco Simões | São mulheres, sobretudo mulheres, in Arte Portuguesa/Facebook

São mulheres, sobretudo mulheres. “A mulher é a coisa mais bonita do universo”, afirma o escultor Francisco Simões. 

“Não há pássaro, não há Sol, não há mar, não há nada que se lhe compare. O corpo da mulher é redondo, não tem arestas, tem uma policromia harmoniosa, cheira bem.” 

https://de.wikipedia.org/wiki/Francisco_Sim%C3%B5es

Konstantin Razumov | El sueño de la mujer en las pinturas del artista es encantador, refinado y femenino.

Konstantin Razumov (nacido en 1974) crea pinturas en varios géneros, desde Nu hasta paisajes, pero está especialmente refinado con la escritura de retratos de mujeres. Dibujando señoritas encantadoras, la artista no las representa como mujeres modernas, más a menudo la mujer en sus pinturas es una mujer de ensueño que vino de un tiempo diferente, del siglo pasado. El sueño de la mujer en las pinturas del artista es encantador, refinado y femenino.