NATAL

Retirado do Facebook | Mural de José Gabriel

Quando eu era garoto, não se falava no Pai Natal nem outras figuras da mitologia comercial do Natal – sim, eu sei da lenda do bondoso e generoso Nicolau de Mira, ou S. Nicolau, curiosamente padroeiro da Rússia, mas essa figura e seus méritos foi apagada da História pelo gorducho vestido pela Coca-Cola. Tudo andava em volta do Menino Jesus, da sua mitologia popular e do presépio que, lá em casa, era levado muito a sério, como obra de arte e engenharia, com uma estrutura de base em cortiça virgem, todos os competentes figurantes e mais alguns que a nossa imaginação criasse. A cena ia muito para lá da gruta de Belém e das figuras sagradas. Havia personagens – humanos e animais – de toda a espécie, eram representadas profissões, actividades mais próximas da nossa realidade popular que dos lugares longínquos onde teriam ocorrido os eventos essenciais do Natal. 

Continuar a ler

‘O Mundo, Uma História da Humanidade’, Simon Sebag Montefiore. Por João Cândido da Silva, Coordenador do Expresso Online, 19-12-2024

O QUE EU ANDO A LER

O Mundo, Uma História da Humanidade’, Simon Sebag Montefiore. O carimbo mais utilizado para classificar este livro terá sido ‘monumental’. Faz sentido, não pelo facto de se tratar de um calhamaço com perto de 1.300 páginas na edição portuguesa, incluindo as referências bibliográficas e o índice remissivo, mas porque a quantidade de informação é torrencial e exige uma leitura pausada e concentrada, escassamente adequada ao passo apressado, curto e superficial, que caracteriza os tempos actuais.

Continuar a ler