CHINA e a inteligência artificial, 20 Julho 2025

O presidente da China, Xi Jinping, criticou de forma directa os governos locais por apostarem repetidamente em sectores como a inteligência artificial, veículos eléctricos e poder computacional. A declaração foi feita durante a Central Urban Work Conference, onde Xi questionou: “Será que todas as províncias do país têm de desenvolver indústrias nestas áreas?” — estão a copiar-se uns aos outros.

A crítica surge num contexto de preocupações com o excesso de capacidade produtiva, risco de deflação e tensões comerciais com o Ocidente. Segundo Xi, os novos projectos apresentados pelas autoridades locais têm sido sempre os mesmos, sem inovação nem diversificação.

Pequim teme que esta repetição leve à criação de bolhas industriais e a uma concorrência desordenada. No mesmo sentido, o primeiro-ministro Li Qiang prometeu travar a chamada “concorrência irracional” no mercado dos veículos eléctricos, um sector marcado por guerras de preços e lucros cada vez mais apertados.

Num tom mais simbólico, Xi Jinping usou uma expressão popular para criticar alguns dirigentes locais, a quem chamou “quadros das três palmadas”: os que batem na cabeça para parecer competentes, no peito para mostrar confiança, e depois limpam as calças e desaparecem, deixando os problemas por resolver.

Texto: Soque Soque 

Foto: DR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.