Simone de Beauvoir | as mulheres e o feminismo

Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade.

A conspiração dos imbecis: é preciso ser um idiota perfeito para ter sucesso na vida? | por Carlo Matos Gomes

A pergunta não é nada retórica. Há muitos especialistas em liderança, psicologia ou mesmo ciência política que o abordaram nestes termos ou em termos semelhantes. É claro que a resposta dependerá, em grande medida, do que entendemos por “idiota perfeito” e até que ponto consideramos que os narcisistas, incluindo os narcisistas matizados ou “humildes”, se enquadram na definição.

A pergunta do título do jornal El País caiu-me na sopa das reportagens e das capas de jornais em que a trepidante visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Ucrânia surge como um fait diivers entre a saga de Trump com os tribunais e prisões dos EUA, as opiniões no vácuo de várias eminências de sucesso nos meios de manipulação sobre a morte do chefe do grupo militar Wagner, a disputa entre Elon Musk e Zuckberg, agora X e Meta, o embuste da substituição dos carros de motor a combustão por baterias elétricos para melhorar o ambiente, o despacho feito pelos governos europeus de aviões F-16, os mais modernos dos aviões obsoletos, para dar lugar à compra dos F-35, o mais caro dos obsoletos (nasceu assim) modernos, a título de apoio a Zelenski, a decisão da senhora Lagarde do BCE de subir as taxas de juro para resolver a crise da habitação, ou do chanceler alemão trocar o barato gás russo pelo caro americano e estranhar a estagnação da indústria alemã, até às pequenas coisas, as novelas do treinador do Benfica com um guarda-redes e de um administrador do Atlético de Madrid, uma empresa do ramo futebolístico, com o mais caro dos seus produtos, para não referir o beijo do chefe da Federação Espanhola de futebol a uma futebolista.

Continuar a ler

AULA ABERTA | Introdução ao Pensamento de Spinoza

Mariana Monteiro nos apresenta e passa um breve panorama de seu novo curso INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE SPINOZA.

Doutora em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio e graduada em Direito pela PUC-Rio/UniFMU-SP.

É professora do curso de aperfeiçoamento em filosofia para o vitaliciamento e promoção na carreira de juiz da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e no curso de graduação em Direito da Universidade Gama e Souza. Professora de cursos livres de filosofia da Casa do Saber.

Konstantin Razumov | realista – impresionista

Konstantín Rázumov (Константин Разумов) (Moscú 1974), es un pintor ruso de tendencia realista – impresionista, inicia sus estudios arte y pintura en el estudio Ilyá Glazunov en la Academia de Bellas Artes de Moscu.

Sus obras se caracterizan por la combinación de técnica del realismo y el impresionismo, en la cual presenta una diversidad de temas entre los cuales de puede apreciar desde los desnudos a los paisajes. Sus colores brillantes, la suavidad de la piel en sus desnudos, las características expresivas de sus personajes distinguen en sus pinturas. Razúmov es fiel a principios de impresionismo, sin embargo, añade algunos toques modernos, que son más evidentes en sus desnudos hermosos encantadores, suaves y sensuales.

Entre sus obras destacan: Arabian dance, The concert for my mother, Bonjour, Concert dans la salle de Piotr Ilitch Tchaïkovski, Elégante allongée en négligé, Dans la loge, Le repos, Les petits voiliers, Le ruban rouge, Children fishing, Elégante au châle rouge.