Monthly Archives: Novembro 2023
Muriel. Ruy Belo. dito por Luís Miguel Cintra
ANÁLISE | A difícil escolha entre regulamentar o lobbying ou deixar a democracia a turvar | Paulo Querido in “VamoLáVer”

- Na sequência da “operação influencer” os partidos regressam à regulamentação do lobbying
- Os lóbis são essenciais no Parlamento Europeu, a atividade “vale” 1.800 milhões de euros por ano
- Espanha (2022) e França (2016) já regulamentaram, Itália (50 propostas em 37 anos) está como Portugal, sem lei
- Prós
- o registo de interesses pode ser um meio para aumentar a transparência
- fortalece a informação dos cidadãos sobre os interesses
- permite “navegar” num mar de leis e instituições cujo poder é difuso
- Contras
- os verdadeiros interesses são supra registo, por definição
- a eficácia de parecer haver mais transparência desvia o escrutínio da manipulação real
Nova corrida, nova viagem
O assunto não é novo. Sempre que o Ministério Público manda divulgar as suas suspeitas de atividades ilícitas na relação do poder político (central, regional e autárquico) com os interesses privados, o que é frequente, ressurge a possibilidade (ou necessidade?) de regulamentar a prática do lobbying.
Continuar a lerTop 100 famous paintings with classical background music 🕊 🇮🇷 🕊 🇺🇦
As férias de Natal são bem mais divertidas com as CARSOférias | Concelho de Alcanena
Oh, oh, oh! Já sabes que nesta oficina do Pai Natal tens que arregaçar as mangas. Há muitas experiências científicas para fazer e teorias para comprovar: será que conseguimos afundar um barco sem o molhar? E o que sabemos sobre o ar? No laboratório provocamos um tornado e saímos daqui a rodopiar até ao exterior: serão os morcegos os únicos mamíferos que encontramos no Alviela? Nesta altura do ano os corvos marinhos e as garças andam por aqui. Para observá-los construímos uns fantásticos binóculos e com eles também conseguimos ver que os duendes estão à nossa espera na Cozinha é um Laboratório. Depressa! Trocamos a bata pelo avental, os binóculos pela colher de pau e exclamamos: minha doce ciência!
Se tens entre 6 e 11 anos, apanha já a boleia neste trenó científico porque os duendes estão à tua espera nesta grande oficina. Quem se junta à tribo?

Sidónio Muralha | Luar de Lua cheia

É luar de lua cheia
tocando as casas e a rua,
são conchas, búzios na areia,
a paz é minha e é tua.
É o povo todo unido,
no mundo, de norte a sul,
e é um balão colorido
subindo no céu azul
A paz é o oposto da guerra,
é o sol, são as madrugadas,
e todas as crianças da terra
de mãos dadas, de mãos dadas,
de mãos dadas.
Na praia da Areia Branca | Sidónio Muralha

Na praia da Areia Branca
os búzios não falam só do mar:
─ falam das pragas, dos clamores,
da fome dos pescadores
e dos lenços tristes a acenar.
Búzios da praia da Areia branca:
─ um dia,
haveis de falar
unicamente do mar.
Mao | Andy Warhol, American | 1973
In 1972 U.S. President Richard Nixon traveled to China to meet Chairman Mao Zedong, ending years of diplomatic isolation between the two nations. This historic event captured the imagination of Warhol, who, between 1972 and 1973, created 199 silkscreen paintings of Mao in five scales. An extension of his fascination with celebrity, the Mao paintings utilize Warhol’s characteristic silkscreen process to transfer to canvas one of the most recognized portraits in the world: the photograph of Mao reproduced throughout China during the Cultural Revolution (1966–76). As interpreted by Warhol, these works, with their repeated image painted in flamboyant colors and with expressionistic marks, may suggest a parallel between political propaganda and capitalist advertising.

Top 30 Picasso Paintings
TÓPICOS DA IMPRENSA | 29-11-2023 | VCS

Paris, 29 nov 2023 (Lusa) – França vai registar um novo aumento no preço do tabaco e uma extensão dos “espaços livres de fumo”, como praias, parques ou perto de escolas, de acordo com um novo plano apresentado terça-feira pelo Governo francês.
Este novo programa nacional de controlo do tabaco 2023-2027 pretende “enfrentar o desafio de ter uma geração livre do tabaco até 2032″.
O plano baseia-se principalmente no “reforço da tributação e das proibições em torno do tabaco”, explicou o ministro da Saúde francês, Aurélien Rousseau, citado pela agência France-Presse (AFP).
O objetivo é, em particular, prevenir a entrada no tabagismo, especialmente entre os jovens, e ajudar melhor os fumadores a deixarem de fumar.
Continuar a lerThe Fascination of Flaming June | Frederic Leighton | 1895

When the British artist Frederic Leighton exhibited his iconic painting Flaming June in 1895 at the Royal Academy of Arts in London, critics assessed it as one of his finest submissions, and it quickly became a popular hit. Now, almost 130 years later, it continues to draw praise and attention as the subject of recent pieces in the Washington Post, the Wall Street Journal, Airmail, and NBC New York. The current installation at The Met, on loan from the Museo de Arte de Ponce in Puerto Rico through January 2024 due to the closure of its galleries from devastating earthquakes in 2020, represents an astonishing comeback for the painting, which was eclipsed for most of the twentieth century as other artistic styles dominated. Why are we so fascinated by Flaming June? Taking a closer look at this picture and its history can help us understand the work’s magnetism.
11. 736. The War of the Worlds by H.G. Wells [Part 3] Learn English with Stories
12. 735. The War of the Worlds by H.G. Wells [Part 2] Learn English with Stories
13. 734. The War of the Worlds by H.G. Wells [Part 1] Learn English with Stories
Se pensava que o horror tem limite, por Francisco Louçã | in Expresso

A imagem mais célebre sobre o massacre de Guernica é a gigantesca tela, aqui reproduzida, que Picasso pintou nos dois meses seguintes ao bombardeamento que provocou 1660 mortos naquela cidade basca, em 1937. As imagens mais conhecidas da devastação de Mariupol ou de Alepo, no nosso tempo, são fotografias panorâmicas tiradas à distância, algumas aéreas, e testemunham o deserto humano nos prédios destroçados. São duas formas de retrato da barbárie e, delas, o grito de Picasso é a expressão mais intensa do desespero. Cada guerra tem a sua história, mas guerra é isto: choque e pavor, para lembrar o termo com que os generais norte-americanos designaram a sua estratégia para o Afeganistão e Iraque, dois conflitos que aliás perderam. É o que se está a viver em Gaza, com a particularidade sinistra de ser um enclave onde a população bombardeada está encurralada pelos muros de uma prisão.
Continuar a lerExquisite Sculpture by Benjamin Victor

ANÁLISE | Vamos com calma, Europa: o avanço da extrema-direita não é inevitável e tem mais fumo que fogo | Paulo Querido in “VamoLáVer”

Há quatro países governados pela extrema-direita que em breve serão três. 84% dos cidadãos comunitários não conhecem governos desses. Balanço da presença dos extremistas em governos e parlamentos.
Começo por uma primeira nota: o objetivo deste levantamento é proporcionar uma visão objetiva da realidade, o que numa época de temperaturas políticas elevadas será facilmente criticado como um “branqueamento” ou uma “desvalorização” do perigo que o crescimento da extrema-direita constitui tanto para os cidadãos dos países europeus como para a União Europeia e para a democracia. Mas não pretendo nada disso, pelo contrário. Trata-se de situar esse crescimento de forma a melhor lidar com ele.
Segunda nota. Deu muito mais trabalho do que supunha à partida a elaboração desta lista. Não tanto pela dificuldade de catalogação: é muito difícil concordarmos sobre que partidos ou governos são de extrema-direita, tendo eu optado pela filiação dos partidos na família europeia ID (Identity and Democracy) onde se juntam CH, Lega Nord, AfD e CH, entre outros e, na sua ausência ou na dúvida, pela informação disponível. Mas porque apesar das pesquisas exaustivas, não consegui encontrar nenhuma lista que servisse de ponto de partida.
Continuar a lerVersão da Revista Tintin comemorativa dos 60 anos l Tintin. As Jóias de Castafiori, de Hergé já nas livrarias.

ASA BD – 27 novembro 2023 | Novidade Editorial BD
Versão da Revista Tintin comemorativa dos 60 anos l Tintin. As Jóias de Castafiori, de Hergé já nas livrarias.
No início dos anos sessenta, Hergé é um homem realizado. As Aventuras de Tintin são agora distribuídas em muitos países e a notoriedade do seu autor é crescente. Nessa época, Hergé começa a distanciar-se da banda desenhada, para se interessar pela arte contemporânea. Além disso, quando mergulha na criação de uma nova aventura de Tintin, é pelo prazer de subverter os códigos que ele próprio estabelecera. É assim que, com As Joias de Castafiore, ele entrega o seu trabalho mais inesperado. Antes de projetar a edição definitiva, conhecida no mundo inteiro, o desenhador tinha elaborado uma primeira versão, publicada na revista Tintin, e cujos originais estavam adormecidos nos seus arquivos, há 60 anos. Restaurados com cuidado e minúcia, esses documentos permitem-nos hoje oferecer As Joias de Castafiore, da mesma forma que apareceu, na íntegra, na revista para jovens dos 7 aos 77 anos, entre 1961 e 1962.
Nascido a 22 de maio de 1907 em Etterbeek, Georges Remi assinou inúmeras ilustrações para revistas de escuteiros durante a sua juventude sob o nome de Hergé. Foi em 10 de janeiro de 1929 que “deu à luz” o repórter Tintim nas páginas do Petit Vingtième, suplemento juvenil de um jornal diário católico belga. O seu herói rapidamente se tornou a personagem mais emblemático da BD Francófona. Curioso por tudo o que compõe o seu século, Hergé colecionou imagens e signos míticos e históricos. Através da sua arte de desenhar e da sua ciência de contar histórias, ele deu à BD europeia o reconhecimento mundial inquestionável. Morreu em 3 de março de 1983 em Woluwe-SaintLambert.
Convite à Valsa – Columbano Bordalo Pinheiro

Maxfield Parrish. 1870 – 1966 | Moonlight night winter, 1942

TÓPICOS DA IMPRENSA | 27-11-2023 | VCS

1 – CDS toca a reunir: “Direita moderada faz muita falta” no Parlamento, diz Portas.
Nuno Melo volta a juntar Portas, Monteiro e Cristas, mas também nomes que já saíram do partido como Mesquita Nunes e Mendes da Silva para definir a estratégia para as legislativas antecipadas
Se ao congresso do PSD chegou a ser apontada a falta de ex-líderes para sinal de pouca motivação – a surpreendente aparição de Cavaco Silva fez esquecer que, sem ele, só lá estava Manuela Ferreira Leite -, no CDS o tempo é de mostrar ex-líderes e Nuno Melo, o atual presidente, volta a juntar Manuel Monteiro, Paulo Portas e Assunção Cristas nas reuniões estratégicas que promove esta semana na sede do partido, em Lisboa. Para ler este artigo na íntegra clique aqui | in EXPRESSO
2 – Crise da habitação no topo do debate para eleiçõe nos Países Baixos. | Há um défice de cerca de 400 mil habitações nos Países Baixos.
Alexandra Leitão analisa o último congresso do PSD, que “foi aproveitado para a promoção do seu líder”. “Noto a ausência de Passos Coelho no congresso”, remata. “Antes da crise política, Montenegro era um líder quase a prazo, porque as críticas dentro do partido eram mais que muitas e vinha Passos Coelho salvar o PSD”, recorda. Mas, depois, perante a falta de tempo para uma alternativa, “passou a ser o melhor do mundo”. Alexandra Leitão considera que o primeiro discurso de Montenegro foi “lamentável”, de uma “misoginia inacreditável” na referência a Mariana Mortágua como “Cinderela”. A comentadora lembra que o anterior executivo social-democrata foi muito além das exigências da troika no que respeita ao estado social. | in CNN Portugal
Frederico Lourenço | Uma lasanha com Horácio

A trindade dos poetas supremos da Antiguidade está claramente identificada numa passagem dos «Poemas Lusitanos» de António Ferreira (contemporâneo de Camões), obra publicada postumamente em 1598. Os nomes são três: Homero, Vergílio e «Horácio, a quem obedeço». É evidente que nenhum poeta consegue competir com Homero e Vergílio, que são os dois vultos inigualáveis da história da literatura. Horácio chega-lhes perto, mas fica sempre aquém – a não ser numa coisa. A poesia de Horácio dá-nos a ver e a sentir aquilo que procuraremos sempre em vão na epopeia homérica e vergiliana: a vida real, contemporânea do poeta.
Horácio é uma janela aberta sobre a Roma do tempo dele. Sobre Roma entendida em termos políticos, sem dúvida: afinal, ele conheceu pessoalmente protagonistas da história de Roma como: Bruto, assassino de Júlio César; o imperador Augusto; Mecenas, o grande patrocinador dos poetas; o futuro imperador Tibério. Foi amicíssimo de Vergílio. Mas a janela que Horácio nos abre é também sobre a Roma real, da vida real.
Continuar a lerNieta de Pavarotti
As estrelas do devorismo | Carlos Matos Gomes

As principais estrelas dos devoristas de Novembro de 75 estão reunidas num ato celebratório em Almada, no Congresso do PSD. A data escolhida é muito apropriada. Estão no tempo certo para celebrar o saque que a contrarrevolução lhes proporcionou, mas argumentam com a liberdade ameaçada e o perigo da guerra civil. Seja. Para mim é matéria dada e para eles é matéria recebida. Voltemos aos nossos bolsos, o lugar onde tradicionalmente trazemos a carteira com todos os nossos cartões, os do dinheiro e os que dizem quem somos, o do cidadãos e o do contribuinte. Para o cerimonial dos devoristas ser perfeito, em vez de um pavilhão em Almada deveriam reunir-se na antiga sede do BPN, na rua Marquês de Fronteira, a grande obra dos devoristas, que hoje são oligarcas impolutos. Mas atrás de uma grande fortuna há sempre um crime. A frase é atribuída de Balzac, e convém recordá-la, porque estes crimes não passam no Correio da Manhã.
O suplemento «Dinheiro Vivo», do Diário de Notícias de 6 de Maio de 2019 apresentava um resumo da situação que está a ser comemorada, como um passo para impor uma ideologia que promova a sua ascensão política ao centro das decisões do Estado e de, a partir dele, ao poder de saque sobre as riquezas nacionais. Os devoristas do 25 de Novembro pretendem celebrar a reconquista da banca e do poder de obrigar o Estado a pagar os riscos dos negócios especulativos, de tornar o negócio da banca sem riscos e com alta rentabilidade. A Banca, é a Banca, estúpidos que se celebra. estamos exatamente no mesmo ponto que levou o fundador da família a confessar o segredo do poder: ‘’Deixem-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis’’.
Continuar a lerLivro da Dança | Gonçalo M. Tavares

«O plano desse primeiro livro de Gonçalo M. Tavares (…) tem a ver com o que ele parece desenvolver como política de escrita: a literatura como um corpo-dançarino que oscila entre a ficção, o ensaio e a anotação e, principalmente, como um pensamento sucessivo que vem de um passado reminiscente e se lança no presente. Um método de escavação arqueológica do texto que se dá através de repetições incessantes, de ideias sobre o corpo e de resistências no mundo agora – quando a literatura também vem como um movimento arqueológico.
Data de lançamento
31/10/2018 | Relógio d’ Água Editores
Atrofia muscular espinhal tipo 1 e o medicamento mais caro do mundo. Um explicador sobre a doença das gémeas luso-brasileiras

Afeta um em cada 11 mil bebés e é uma doença devastadora, sendo a causa genética mais comum nas crianças até aos dois anos de vida. Como a bebé Matilde, também as duas gémeas luso-brasileiras que foram tratadas no Hospital de Santa Maria para a atrofia muscular espinhal tipo 1. Preparámos um explicador para entender melhor que doença é esta.
Recordar a doutrina esquecida de J.F. Kennedy | Viriato Soromenho-Marques | in DN

É conhecida a frase de Saint-Just (1767-1794), a propósito de Luís XVI, sobre a impossibilidade de reinar mantendo a inocência. Nenhuma biografia de estadista pode ser abordada como se de uma hagiografia se tratasse. Isso é claramente válido também para o 35.º presidente dos EUA, John F. Kennedy (doravante JFK), assassinado há 60 anos em Dallas. Raros políticos, contudo, podem ser recordados pela grandeza, não pela santidade. É aí que reside o sentimento de perda ainda hoje provocado pela morte brutal de JFK. Essa perda acentua-se pelo estado desastroso em que se encontra hoje a democracia americana, simbolizado na grotesca alternativa presidencial entre Biden e Trump. Ainda mais inquietante, quando é revelado num relatório de uma comissão especializada do Congresso sobre A Postura Estratégica dos EUA, existir um consenso sobre a necessidade de responder aos desafios da perda do poder americano com uma corrida aos armamentos de todos os tipos. Esse documento prova o total esquecimento da doutrina de JFK para uma política internacional de grande potência numa época de armas nucleares. Esse esquecimento atinge o auge quando se afirma ser realista o objetivo de “assegurar a vitória [dos EUA] se a dissuasão falhar”.
Continuar a lerTÓPICOS DA IMPRENSA | 26-11-2023 | VCS

1 – Luis Montenegro | PSD | Aumentar as pensões mais baixas e chegar a 2028 com nenhum pensionista a ganhar menos de 820 euros; devolver o tempo de serviço congelado aos professores; baixar a taxa de IRS até ao 8º escalão e promover políticas de imigração “dignas”. Já em campanha para as legislativas, Luís Montenegro encerrou congresso com promessas eleitorais.
Pensionistas, professores, trabalhadores que ganham o salário mínimo (e que são já quase um milhão), classe média, redução de impostos, creches gratuitas, uma política de imigração moderada e contas certas. Está revelada a estratégia eleitoral do PSD de Luís Montenegro para conquistar os eleitores do centro, os socialistas moderados, e a direita. | In CNN Portugal
2 – PS | As lutas ideológicas nos grandes partidos nunca são apenas debates pela pureza ideológica, por haver sempre outros interesses, táticos ou pessoais, a pesar nos posicionamentos e nos apoios. No mapa da disputa socialista em curso a tensão faz-se da esquerda de Pedro Nuno Santos contra o centro de José Luís Carneiro, embora, mais do que um combate entre um radical e um moderado, haja duas campanhas a empurrar o adversário para o estereótipo que mais lhe interessa: Carneiro a carimbar “a marca Pedro Nuno” com um “enclausuramento à esquerda”. E Pedro Nuno a descrever assim Carneiro: “O meu adversário tem preferido dirigir-me ataques, mais do que à direita.” | In Expresso
José Luís Carneiro responde a Luís Montenegro. Ver vídeo.
3 – As preocupantes previsões de Stephen Hawking: fim do mundo está próximo. Entre outras previsões, Hawking alertou que se a humanidade continuasse no seu curso atual, poderia levar à autodestruição da Terra, em menos de 600 anos. Hawking viu o crescimento populacional e o consequente aumento no consumo de energia como fatores críticos que poderiam transformar a Terra numa enorme bola de fogo. Numa aparição em vídeo para uma convenção em Pequim, em 2017, Hawking compartilhou sua ideia de que a humanidade poderia exterminar-se, devido à “ganância” humana e ao “atrapalhamento” dos que vivem no planeta.
Victor Hugo | Les Misérables

“Les Misérables” é um romance do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1862. Este monumental romance conta as histórias de vários personagens icónicos e explora temas como a justiça social, o amor, a redenção e a desigualdade social.
O personagem principal do romance é Jean Valjean, um ex-presidiário que tenta se redimir e encontrar redenção após ser libertado da prisão. Através da jornada de Valjean, Victor Hugo aborda as questões da pobreza, injustiça social e os efeitos da Revolução Industrial na sociedade.
Outros personagens-chave incluem Fantine, uma jovem mãe solteira, Cosette, sua filha adotiva, Marius, um estudante comprometido com ideais revolucionários, e o inspetor Javert, determinado a capturar e punir Valjean.
“Les Misérables” apresenta um quadro marcante da sociedade francesa do século 19 e expõe as desigualdades gritantes entre as classes sociais. Victor Hugo retrata a miséria das classes trabalhadoras, a dureza do sistema prisional e a luta pela sobrevivência num mundo atormentado pela injustiça social.
Continuar a lerSteve Hanks | Acquarello

LE NOZZE DI FIGARO Mozart — Opera Ballet Vlaanderen | 2h52m10s
O DEUS de ESPINOSA existe | Extasiamo-nos com esta peça de oratória de Mozart e mais convictos ficamos da sua Filosofia | DEUS sive NATURA
Antonio Canova – Musica Mozart
Bernini, Apollo and Daphne
Manuel Maria Barbosa du Bocage

Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal. Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos, disse-lhe:
Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo… mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz: Doutor, afinal levo ou deixo os patos?
TÓPICOS DA IMPRENSA | 25-11-2023 | VCS

1 – Lisboa, 25 nov 2023 (Lusa) – A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou hoje que vai ser difícil ao presidente do PSD “falar aos adultos” porque a sua imaginação “não passa das princesas de antigamente”, depois de Luís Montenegro a ter apelidado de Cinderela.
A líder bloquista reagiu através das redes sociais ao discurso do presidente do PSD, Luís Montenegro, na abertura do 41.º Congresso social-democrata, quando considerou que a geringonça foi “uma versão moderna” do ‘gonçalvismo’, que tem “o seu mais fanático defensor” em Pedro Nuno Santos, juntamente com a “Cinderela” Mariana Mortágua.
2 – Joe Biden diz que condicionar ajuda militar é “reflexão que vale a pena”.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje que condicionar a ajuda militar a Israel é uma “reflexão que vale a pena”, após membros do Partido Democrata terem levantado essa possibilidade.
“Essa é uma reflexão que vale a pena, mas não acho que teríamos chegado onde estamos hoje se tivessemos começado assim. Temos que ir por partes”, respondeu Biden ao ser questionado por um jornalista sobre o facto de políticos do seu partido defenderem que a ajuda norte-americana a Israel seja condicionada a uma mudança nas “posições militares e políticas” do Governo israelita no conflito em Gaza.
O senador Democrata Bernie Sanders foi uma das vozes que sugeriu condições ao apoio a Telavive. “Embora Israel tenha o direito de perseguir o Hamas, o governo extremista de direita de [Benjamin] Netanyahu não tem direito de conduzir uma guerra quase total contra o povo palestiniano”, disse o senador do Vermont numa declaração divulgada no último fim de semana em Washington e citada pelo jornal on-line Politico.
3 – A China anunciou hoje que os cidadãos de cinco países da União Europeia – Alemanha, Espanha, França, Itália e Países Baixos – vão passar a ter isenção de visto para estadias de até 15 dias no país asiático.
Lusa / DN
Julia LEZHNEVA – Philippe JAROUSSKY: Pergolèse, “Stabat Mater”
Bortniansky – Sacred Concerto No. 24, “Vozvedokh ochi moi v hory” I.I
A forceful bass section here from the Russian State Academic Symphony Capella under V. Polyansky down to A1. Sacred Concerto No. 24, “Vozvedokh ochi moi v hory” (I will lift up mine eyes to the mountains) I. I will lift up mine eyes unto the hills
Charlie Chaplin | O Mundo da Ternura

Charles Chaplin e Virginia Cherrill em Luzes da Cidade (1931)
Os Devoristas de Novembro | Carlos Matos Gomes

O que comemora quem comemora o 25 de Novembro de 1975 em 2023 e quem o comemora e com que finalidade?
O 25 de Novembro tem o «Documento dos Nove» como carta constitucional. Constituiu o máximo denominador comum das forças que se opunham a uma revolução, no sentido de rutura com a hierarquia de valores num dado modo de produção,, de distribuição de riqueza e de representação política . O seu objetivo declarado foi o estabelecimento da Ordem e Liberdade. Ordem é uma palavra agregadora de militantes conservadores, avessos a mudanças, a não ser as do tempo. Tal como Liberdade, quando, como era o caso, surge associada ao perigo da ditadura comunista. Os conceitos de Ordem e a Liberdade na Quinta da Marinha, nos arredores de Lisboa e na Foz do Douro, são muito diferentes dos conceitos de Ordem e Liberdade no bairro de Chelas e da Quinta do Conde, na região de Lisboa, ou nos bairros das Fontaínhas, ou do Aleixo, no Porto.
Continuar a lerFranz Kafka (1883-1924) | História em francês

À 40 ans Franz Kafka (1883-1924) qui ne s’est jamais marié et n’avait pas d’enfants, se promenait dans le parc de Berlin quand il rencontra une petite fille qui pleurait parce qu’elle avait perdu sa poupée préférée. Elle et Kafka ont cherché la poupée sans succès.
Kafka lui a dit de le rencontrer le lendemain et ils reviendraient la chercher. Le lendemain, quand ils n’avaient pas encore trouvé la poupée, Kafka donna à la petite fille une lettre “écrite” de la poupée qui disait : ” S’il te plaît ne pleure pas. J’ai fait un voyage pour voir le monde. Je vais t’écrire sur mes aventures.” C’est ainsi que commença une histoire qui se poursuit jusqu’à la fin de la vie de Kafka.
Lors de leurs rencontres, Kafka lisait les lettres de poupée soigneusement écrites avec des aventures et des conversations que l’enfant trouvait adorables. Enfin, Kafka lui ramena la poupée (en acheta une) qui était de retour à Berlin. “Elle ne ressemble pas du tout à ma poupée”, dit la petite fille.
Kafka lui a remis une autre lettre dans laquelle la poupée écrivait : “mes voyages m’ont changée.” La petite fille a embrassé la nouvelle poupée et l’a ramené toute heureuse à la maison.
Un an plus tard, Kafka est mort. Plusieurs années plus tard, la petite fille désormais adulte a trouvé une lettre dans la poupée. Dans la minuscule lettre signée par Kafka, il y avait écrit : “Tout ce que tu aimes sera probablement perdu, mais à la fin l’amour reviendra d’une autre façon.” | Lu dans Ferré Baudelaire …
Konstantin Razumov | Russian painter

As quatro guerras dos EUA | Daniel Vaz de Carvalho | 22-11-2023 | in Foicebook

James Howard Kunstler (autor e comentarista dos EUA sobre a crise energética, os subúrbios, as cidades, os efeitos de longo prazo das mudanças climáticas) escreve sobre “As 4 guerras dos EUA”:
A grande estratégia da China para dominar o cenário mundial, é atrapalhar os Estados Unidos em quatro guerras ao mesmo tempo. Como está funcionando até agora? Bem. A China quase não precisou levantar um dedo para conseguir isso. Nosso país organizou magistralmente seu colapso e queda.
Guerra nº 1: Não havia absolutamente nenhuma necessidade de começar a guerra na Ucrânia, não apenas sangrou a jovem população masculina ucraniana, mas também drenou nosso próprio exército de armas e munições. Após o colapso da União Soviética, a Ucrânia viveu como um remanso pobre na órbita da Rússia, não causando nenhum problema para ninguém além de si mesma, devido à corrupção – até que os EUA pressionaram para incluí-la na NATO. Nossos neoconservadores deixaram claro que o objetivo é bloquear e enfraquecer a Rússia. Essa política alarmou e exasperou os russos, que deixaram claro que a adesão à NATO não aconteceria.
Continuar a lerTÓPICOS DA IMPRENSA | 24-11-2023 | VCS

2 – José António Vieira da Silva, histórico militante socialista e antigo ministro, explica os motivos do seu apoio a José Luís Carneiro para a liderança do PS. Vieira da Silva aponta que a “aproximação estratégica” que Pedro Nuno Santos quererá fazer aos partidos mais esquerda, principalmente BE e PCP, constitui um “risco” para o PS e para algumas das suas características, como a “forte aposta no projeto europeu”.
3 – Álvaro Beleza apoia candidatura de Pedro Nuno Santos à liderança do PS
4 – O médico socialista Álvaro Beleza foi um dos principais críticos da geringonça em 2015. Disse esta quinta-feira que tentou que não houve divisões no partido socialista, mas a candidatura de José Luís Carneiro já estava em andamento.
5 – OVNI EM HD GRAVADO DE AVIÃO NA CHINA (PERITOS DIZEM SER REAL) https://www.youtube.com/watch?v=Grd7-XUBdyE&t=68s
6 – De que tem medo Pedro Nuno Santos?
7 – Veja aqui o “Antes Pelo Contrário” completo, com Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins. Em análise, a corrida à liderança do PS, o chumbo do OE nos Açores e a Operação Influencer.
RISCOS PARA AS NOSSAS LIBERDADES | José Pacheco Pereira | 01.05.2016
Três riscos corre hoje a nossa liberdade:

- Primeiro, o risco de perdermos o controlo democrático sobre o nosso país. O risco de que o nosso voto valha menos ou não valha nada. O risco de ter um parlamento que não pode cumprir a sua mais nobre função: decidir sobre o orçamento dos portugueses. O risco de termos também nós, como os colonos americanos no taxation without representation, e fizeram uma revolução por causa disso. O risco de sermos governados de fora, por instituições de dúbio carácter democrático, que decidem sobre matérias de governo, em função de interesses que não são os interesses nacionais, e cujos custos o povo português paga.
2. Segundo, o risco de que o estado abuse dos seus poderes, como já o faz. Não só o estado tem hoje uma panóplia vastíssima de meios para nos controlar e vigiar, como os usa sem respeito pela autonomia, liberdade, identidade dos cidadãos.
Continuar a lerPara não se esquecerem de onde vimos… Ponham lá nas paredes das sedes do PSD…

O que é que significava esta “visão social-democrata da vida económico -social“?
“a) Planificação e organização da economia com participação de todos os interessados, designadamente das classes trabalhadoras e tendo como objectivos: desenvolvimento económico acelerado; – satisfação das necessidades individuais e colectivas, com absoluta prioridade às condições de base da população (alimentação, habitação, educação, saúde e segurança social); – justa distribuição do rendimento nacional.
b) Predomínio do interesse público sobre os interesses privados, assegurando o controlo da vida económica pelo poder político (…).
c) Todo o sector público da economia deve ser democraticamente administrado (…) .
d) A liberdade de trabalho e de empresa e a propriedade privada serão sempre garantidas até onde constituírem instrumento da realização pessoal dos cidadãos e do desenvolvimento cultural e económico da sociedade, devendo ser objecto de uma justa programação e disciplina por parte dos órgãos representativos da comunidade política. (…)
f) Adopção de medidas de justiça social (salário mínimo nacional, frequente actualização deste salário e das pensões de reforma e sobrevivência, de acordo com as alterações sofridas pelos índices de custo de vida, reformulação do sistema de previdência e segurança social, sistema de imposto incidindo sobre a fortuna pessoal preferentemente ao rendimento de trabalho com vista à correcção das desigualdades).”
Tina Modotti | Italiana, fotógrafa, modelo, actriz e activista política revolucionária

RACHEL NEVILLE PHOTOGRAPHY | VCS

NAVIO REAL NO MUSEU MARÍTIMO DE LISBOA
O bergantim real foi construído em 1780 por ordem da rainha D. Maria I, distingue-se pelos ricos trabalhos em talha dourada que adornam todo o seu casco, mas com requinte mais visível na popa. O precioso Galeão foi definitivamente transferido para o Museu Naval em 1963, onde foi restaurado.O Museu Marítimo de Lisboa na sua área é um dos mais importantes de toda a Europa e reúne o esplendor da longa e notável tradição marítima de Portugal.

TÓPICOS DA IMPRENSA | 23-11-2023 | VCS

- “Mais que o secretário-geral, estamos a antever quem é o melhor primeiro-ministro para Portugal”
- A eleição do secretário-geral do PS é, para Luís Capoulas Santos, uma antevisão de quem tem capacidade para governar. O deputado socialista faz parte da equipa que lidera a moção de estratégia para a candidatura de José Luís Carneiro.
- “Incerteza política é nova fonte de risco para a estabilidade financeira”, avisa o Banco de Portugal
- Esta quarta-feira o Banco de Portugal deixou um conjunto de alertas, nomeadamente para o aumento do risco de incumprimento do crédito.
- CTI apresenta novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa a 5 de Dezembro
- A Comissão Técnica Independente (CTI) vai apresentar novo relatório de “análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” no próximo dia 5 de Dezembro.
- Solução aeroportuária – nota-se uma inflexão nos termos – já não se diz “novo aeroporto” de Lisboa. Achamos bem esta prudência, pois é mais que evidente que o Aeroporto da Portela se manterá. (Vítor Coelho da Silva, 23-11-2023).
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu atenção a seus ministros, durante a presidência brasileira no G20 em 2024, para que não esqueçam que a prioridade do governo é a gestão do próprio país. Para Lula, coordenar o grupo das 20 maiores economias do mundo, possivelmente, é a maior responsabilidade internacional do Brasil.
Montanha das sete cores. Cuzco. Peru.

Edvard Munch | The Scream (1893)
Frases | Bento de Espinosa

1 – O máximo de liberdade que o ser humano pode aspirar é escolher a prisão no qual quer viver!
A liberdade é uma abstração!
Diga-me qual é a sua tribo e eu direi qual é a sua clausura!
Só há liberdade se sua vida for produzida por você mesmo. | Baruch Spinoza
2 – Se o conhecimento estivesse ao alcance da mão e pudesse ser encontrado sem qualquer dificuldade, seria certamente negligenciado. Tudo que é nobre é tão difícil quanto raro. | Baruch Spinoza
3 – A mente humana é parte do intelecto infinito de Deus. | Baruch Spinoza
Patricia JANEČKOVÁ: “Les oiseaux dans la charmille” (Jacques Offenbach – Les contes d’ Hoffmann)
Um “milagre económico”: a descrição da economia portuguesa pelo Nobel da Economia Paul Krugman. | in Jornal Expresso

“Portugal é uma espécie de milagre económico”, diz ao “Jornal de Negócios” Paul Krugman, economista norte-americano que venceu o Nobel em 2008. E como chegámos a este milagre? É “misterioso”
Portugal tem-se mantido forte a nível económico nestes últimos anos, estando melhor que a maioria dos países europeus, mas isso não significa que os problemas tenham acabado ou que esteja livre de riscos. Ainda assim, Paul Krugman, economista norte-americano e prémio Nobel da Economia em 2008, disse que “Portugal é uma espécie de milagre económico”, em entrevista ao “Jornal de Negócios”, publicada esta terça-feira.
Já na comparação com 2013 – ano em que disse que Portugal era um país pobre e com problemas estruturais -, Krugman indica que são “muito menos” os problemas hoje em dia.
Continuar a lerSondagens: Quem está à frente nas eleições do PS e nas legislativas? | in SIC Notícias

Pedro Nuno Santos é o melhor candidato para vencer as eleições legislativas, segundo uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios (JN) e Correio da Manhã (CM), publicada esta terça-feira. A sondagem tem por base uma investigação que decorreu de 14 a 17 de novembro, já depois de António Costa se ter demitido e de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado que o país iria para eleições antecipadas.
Eleições internas do PS
Segundo o barómetro da Intercampus, Pedro Nuno Santos deverá vencer José Luís Carneiro nas eleições diretas para a sucessão de António Costa para a liderança dos socialistas, marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, tornando-se assim o próximo líder do Partido Socialista (PS).
Pedro Nuno Santos regista 30% dos votos, enquanto que o seu opositor direto não chegaria à liderança do PS por ter menos quatro pontos percentuais, ou seja, 26% dos votos.
Continuar a lerUm romance sobre a fragilidade do amor | Marta Barbosa Stephens | por Adelto Gonçalves

Com “As viúvas passam bem”, Marta Barbosa Stephens se reafirma como uma das principais romancistas do Brasil de hoje.
Depois de fazer sua estreia como romancista com Desamores da portuguesa (Rio de Janeiro, Imã Editorial, 2018), obra que conta a história de vida de uma rapariga lusitana, de 41 anos, sem nome, que vive um triplo autoexílio do país, da língua e do passado, Marta Barbosa Stephens volta a exercitar o gênero com As viúvas passam bem (São Paulo, Folhas de Relva Edições/São Paulo Review Produções, 2023), livro finalista do Prêmio Leya de 2021, de Portugal, em que torna a exibir um texto fluente, sóbrio, em vários momentos poético e com passagens bem-humoradas.
A obra traz também algumas “cenas muy calientes de êxtase amoroso, em linguagem direta, sem metáforas”, como bem salienta o jornalista e escritor Hugo Almeida no texto de apresentação. Enfim, trata-se de um romance sobre a fragilidade de um amor que, aparentemente, mostra-se perfeito e que, de repente, em razão dos inesperados movimentos da vida, perde-se, embora seja sempre possível um recomeço, ainda que com outro(a) parceiro(a).
Autumn Landscape with Boats, 1908 by Wassily Kandinsky

Polarização política precisa de ser contrariada através da “cooperação e diálogo entre partidos” | in CNN Portugal

José Luís Carneiro marcou presença na CNN Internacional Summit focando-se no tema novas fronteiras. O ministro da Administração Interna e candidato à liderança do PS defende a necessidade de uma voz firme e ponderada na União Europeia e, em especial, de uma cooperação dos Estados-membros. Relativamente à política interna, José Luís Carneiro considera o orçamento de estado bom e ainda faz uma análise ao PRR.
TÓPICOS DA IMPRENSA | 21-11-2023 | VCS

- Lagarde vai posicionar-se sobre convite de Costa a Centeno
- “Estamos a viver uma das crises políticas mais graves dos últimos anos e estão todos contra todos”. Adalberto Campos Fernandes, comentador da CNN Portugal, afirma que existe “muita tensão” entre os diferentes órgãos de soberania e alerta que este contexto vai ser aproveitado por forças que não são democráticas.
- Costa lembra dever de confidencialidade no Conselho de Estado.
- O primeiro-ministro não confirma se foi ele que pediu para a Procuradora Geral da República ser recebida em Belém no dia em que apresentou a demissão.
- Costa indisponível para cargo na UE “enquanto não estiver esclarecido” inquérito.
- “Eu vivo como escravo”: Cuba, Alentejo, “aqui há traficante humano”
- PJ efetuou esta terça-feira no Alentejo uma operação de combate ao crime de tráfico de seres humanos. O repórter da CNN Portugal Amílcar Matos falou com um imigrante marroquino que está ilegalmente em Cuba, no Alentejo, e que descreve a sua situação
“A ‘fonte de Belém’, para além de porta-voz do Presidente, passou a ser porta-voz da PGR, do primeiro-ministro e de um conselheiro de Estado”

O comentador da CNN Portugal Luís Paixão Martins analisou a mais recente tensão entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa a propósito dos contornos da Operação Influencer, e destaca a figura oculta da “fonte de Belém”, que diz ter estado “muito ativa” nas últimas 48 horas.
Mysterious glance | Pino Dangelico

ANÁLISE | José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos ou Daniel Adrião: terceira vez neste século que sucessão no PS é incerta | Paulo Querido | in VamoLáVer! | 20-11-2023

O PS tem um “combate de chefes” em perspetiva. Não será tão épico quanto o de 2004, em que João Soares, Manuel Alegre e José Sócrates eram cabeças de correntes internas muito diferentes, é mais próximo da disputa de 2011 entre António José Seguro e Francisco Assis. Em nenhumas das outras onze eleições internas isto sucedeu.
Nos próximos dias 15 e 16 de dezembro José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião (por ordem da apresentação de candidaturas) disputam umas eleições de fim de ciclo: um líder sai numa situação de descontinuidade de projeto, deixando em aberto a hipótese de um novo rumo, de uma variação ideológica dentro de um dos dois partidos portugueses com maior democracia interna. Este género de disputa de novos rumos pelas fações internas ainda não tinha ocorrido este século num partido no Governo.
Continuar a lerMarc Chagall, The Blue Bird

Wagner | Der Ring Ohne Worte / The Ring Without Words (Century’s recording: Otto Klemperer)
Otto Klemperer is undoubtedly one of the legendary conductors of the 20th century. Between 1959-1973: Otto Klemperer was appointed Music Director for life and then Principal Conductor of the Philharmonia Orchestra. In spite of the imposing size of this symphony orchestra, Klemperer has always succeeded in combining power and musical intimacy. He delivers the most charming “Siegfried-Idyll” of the entire discography. We have the impression that we are listening to a chamber orchestra with an intimate and shimmering sound. The new mastering allows us to appreciate all the orchestral colors of the Philharmonia as well as the superb acoustics of London’s Kingsway Hall and the warmth of the EMI recordings. Here is a Wagner laid bare, intimate, deep and powerful: the music, and only the music.
Irmão de Marcelo responde a António Costa e diz que “falta de bom senso” é manter no Governo pessoas “quando já estão descredibilizadas”

Como militante do PS, António Rebelo de Sousa, assumiu por fim que apoiava José Luís Carneiro que “representa a terceira via entre o neoliberalismo conservador e o radicalismo de esquerda”.
António Rebelo de Sousa é irmão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também é militante socialista. Em declarações à rádio TSF, sábado à noite, no mesmo dia em que esteve reunida a comissão política do PS, António respondeu ao próprio secretário-geral do seu partido que acusou Marcelo de falta de “bom senso”.
“O que eu acho que é falta de bom senso é às vezes manterem-se certas pessoas no Governo quando elas já estão, de alguma forma, descredibilizadas junto da opinião pública e há um sentimento geral de que elas não devem continuar”, afirmou António Rebelo de Sousa, sem referir qualquer nome. No entanto, fica clara a sua discordância da conclusão do primeiro-ministro demissionário, António Costa. Disse ainda à TSF que isso é que era “falta de bom senso, sobretudo quando depois acaba por estar na origem de tudo aquilo que pode haver de pior em termos de evolução dos cenários políticos na vida política portuguesa”.
Continuar a lerVem aí a primeira FLESF | Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário de Salvador

FLESF – Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário de Salvador promete agitar bairros periféricos com literatura, arte e cultura.
Entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, as escolas públicas de Alto de Coutos, na região suburbana de Salvador, serão palco da primeira FLESF – Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário. O evento, organizado pelo Sarau do Agdá e pela Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio, conta com o apoio do Coletivo Água da Fonte, da UBESC – União Baiana de Escritores e da Revista Òmnira.
A FLESF tem como objetivo trazer alegria e promover o acesso à literatura, à arte e à cultura nas comunidades periféricas, dando destaque à diversidade e à riqueza cultural existentes nesses locais.
Continuar a lerPCP pede que se perca menos tempo “em tricas” e mais a responder aos problemas | in LUSA

Lisboa, 19 nov 2023 (Lusa) – O secretário-geral do PCP pediu hoje que se perca menos tempo “em tricas” institucionais e mais na resposta aos problemas da população, considerando “uma falácia” a ideia de que um Governo em gestão não pode agir.
Numa conferência de imprensa de apresentação das conclusões da reunião deste sábado do Comité Central do PCP, em Lisboa, Paulo Raimundo foi questionado sobre as palavras do primeiro-ministro, António Costa, que considerou que o Presidente da República teve falta de “bom senso” ao decidir dissolver o parlamento, considerando que foi uma opção “totalmente despropositada e desnecessária”.
Na resposta, o secretário-geral do PCP referiu que, apesar de o país estar numa crise política, a vida “das pessoas está em crise há muitos meses” e destacou que a decisão do Presidente da República está tomada e não suscita “nenhuma dúvida”.
“Talvez o melhor seja aproveitar este tempo que temos – ainda temos algum tempo – não para perder tempo em tricas, mas sim para perder tempo na resolução dos problemas das pessoas”, defendeu.
Continuar a lerJosé Luís Carneiro elogia “contas certas” de Fernando Medina

O candidato à liderança do PS José Luís Carneiro elogiou hoje o ministro das Finanças, Fernando Medina, pelas “contas certas” do país, salientando que as dívidas são para pagar.
José Luís Carneiro falava aos jornalistas à entrada para a Comissão Nacional do PS, no Parque das Nações, em Lisboa, ocasião em que destacou Fernando Medina, seu apoiante na corrida à liderança dos socialistas, depois de a agência de notação financeira Moody’s, na sexta-feira, ter subido o ‘rating’ de Portugal de ‘Baa2’ para ‘A3‘, com a perspetiva de positiva para estável.
“Quero felicitar o ministro das Finanças, porque a notação financeira do país é muito positiva e representa um sinal de confiança dos investidores no país.
Continuar a ler
António Costa desmente Marcelo e deixa dois recados a Belém

Dois dias depois de o Presidente da República ter dito que António Costa lhe pediu para que se encontrasse com a Procuradora-geral da República, o primeiro-ministro demissionário veio agora desmentir Marcelo Rebelo de Sousa. E aproveitou para lançar uma farpa para Belém: “Em oito anos, nunca transmiti publicamente ou comentei publicamente aquilo que são as minhas conversas com o Presidente da República”. Aos jornalistas, durante a Comissão Nacional do PS, António Costa criticou ainda a escolha de Marcelo Rebelo de Sousa em marcar eleições legislativas, acusando o Presidente da República de falta de “bom senso”.
“O Chega não existe para governar, o Chega existe para contestar, para perturbar” (António Costa)
DOIS HOMENS, DOIS GÉNIOS

Quando Albert Einstein conheceu Charlie Chaplin, disse-lhe:
“O que admiro em si é a sua capacidade de fazer toda a gente rir sem dizer uma só palavra!”
Charlie Chaplin respondeu:
“Sim é verdade, mas no seu caso, todos o admiram, mesmo sem entender nada do que você diz!”
TROPEÇAR NA PRÓPRIA ESPADA | Viriato Soromenho Marques | in DN 18-11-23

Se no futuro alguém escrever a História de 2023, é provável que os atuais acontecimentos portugueses nem mereçam uma nota miudinha de rodapé. Pelo contrário, merece toda a atenção o apuro em que se encontram os EUA, o aliado central de Portugal e maior superpotência militar mundial.
Como sempre acontece com todas as grandes potências em declínio, ocorrem dois fenómenos simultâneos: a) existe uma crença e aposta na força militar, como se este instrumento fosse também um fim em si próprio; b) a incompreensão da supremacia da política sobre a coação das armas, acaba por desperdiçar os próprios sucessos militares, levando ao fracasso dos objetivos estratégicos visados.
Um exemplo contemporâneo da ilusão sobre as virtualidades do poderio militar, concebido como separado de uma política prudente e realista, foi a conduta alemã na II Guerra Mundial. Quanto mais sucessos as forças armadas germânicas obtinham (consideradas as tecnicamente mais competentes da II GM), mais Hitler delas exigia.
Continuar a lerROMEL DE LA TORRE | mulher deitada

Eles não têm perdão! | por Carlos Matos Gomes

O eles são os israelitas. Como já foram os nazis. Os israelitas, os seus chefes, tropas e indivíduos não têm perdão pelo genocídio que estão a cometer. Não é uma questão de julgamento moral, é uma conclusão racional. E não é minha, é de uma filósofa judia: Hanna Arendt.
Em «A condição humana» Arendt tece várias considerações na caraterização do perdão. Ela sustenta que o perdão, assim como a promessa, só possui realidade num contexto de pluralidade, uma vez que se baseiam em experiências que ninguém pode ter consigo mesmo e necessitam de outros. Ninguém se pode perdoar a si mesmo. Para Arendt, a descoberta do papel do perdão tal como o entendemos nas sociedades ocidentais deve-se a Jesus de Nazaré, e ela atribui mais importância ao facto dessa descoberta ter sido feita no âmbito da vida em comum das comunidades do que ao contexto religioso. A relevância atribuída por Jesus Cristo radicaria, segundo Arendt, na experiência política da vida comunitária e resultaria da necessidade e não da moral. Perdoar está associado ao facto de que na vida em comum a ofensa, ao contrário do crime e do mal voluntário, é uma ocorrência quotidiana, e para a vida social ser possível, para que a vida possa continuar e para se restabelecer a teia de relações, é necessário o perdão, desobrigando os homens daquilo que fizeram, desde que com a disposição para mudar de comportamento e recomeçar com uma nova atitude.
Continuar a ler” MORNING BREEZE ” | Pino Dangelico

Les Misérables (2012) | Epilogue Scene (10/10)
Epilogue: Fantine’s (Anne Hathaway) spirit leads Jean Valjean (Hugh Jackman) to paradise
EDITORIAL | Verdad y justicia en Portugal | El País

18-11-2023 | La acusación de la fiscalía que hizo dimitir a António Costa y cuya gravedad rebajó el juez debe aclararse cuanto antes.
El 7 de noviembre una operación judicial contra la corrupción provocó la caída del Gobierno socialista portugués, sustentado por una mayoría absoluta elegida hace menos de dos años. La Fiscalía —que en Portugal tiene una autonomía y unas competencias mayores que en España— ordenó 42 registros, detuvo a cinco personas e informó de que el Tribunal Supremo investigaría al primer ministro, António Costa, para esclarecer su papel en la aprobación de dos explotaciones de litio y un gigantesco centro de datos en Sines, la mayor zona portuaria del país, promovido por una empresa que había contratado como consultor a uno de sus mejores amigos. El primer ministro dimitió de inmediato y, días después, pidió perdón por haber nombrado jefe de gabinete a Vítor Escária, uno de los detenidos, que guardaba 75.800 euros en sobres en su despacho. El presidente de la República decidió convocar elecciones anticipadas el 10 de marzo.
La estabilidad política asociada desde 2015 a la figura de António Costa se hizo añicos.
Continuar a lerJack Vettriano, 1951 | Romantic Figurative painter

Evening Black, Art Painting by Jack Vettriano

The Best Song Of Richard Wagner | Richard Wagner Top Hit Collection
Someone To Watch Over Me (study), Art Painting by Jack Vettriano

Os moderados | os bagageiros e os vendedores de banha de cobra dos neoliberais
O moderado é o neoliberal que serve de bagageiro ao radical fascista e lhe vende a banha de cobra sem assustar a clientela.

Nos próximos tempos vamos ouvir falar muitas vezes de moderados e de radicais extremistas. Convém falarmos acerca das propriedades e dos êxitos dos moderados. Do contributo que deram à humanidade e que pretendem continuar a dar.
Vários livros ao longo dos tempos têm referido a “hora dos lobos” — Um, de Harald Jahner: A Alemanha depois da guerra. Um país em dissolução. Pessoas dispersas, desalojados, ocupantes, culpados. Pilha-se, rouba-se, inventam-se novas identidades. Outro, Alcateia, de Carlos de Oliveira.
Moderado é um título valioso nesta hora de lobos. O moderado é um género de canivete suíço da política ou um daqueles bonés americanos de basebol: one size fits all. Serve a todas as cabeças. Qual é a razão do sucesso dos moderados? O êxito dos moderados é que eles contribuem para a redução do ser humano à condição de animal doméstico, afável, obediente, crente no que lhe é fornecido como alimento espiritual pelos grandes meios de manipulação ao serviço dos poderes de facto, as grandes corporações e os seus clubes. É um ser acrítico e banal.
Continuar a lerFernando Medina apoia José Luís Carneiro à liderança do PS
O ministro das Finanças, que falava aos jornalistas à margem da conferência anual da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), disse ainda que apoia Carneiro por considerar que é o candidato que representa a moderna social-democracia e os valores europeístas.

O ministro das Finanças e militante socialista Fernando Medina disse esta sexta-feira que apoia José Luís Carneiro a secretário-geral do PS, considerando que “dá boas garantias da continuidade da política” do Governo de “contas certas” e estabilidade.
“José Luís Carneiro é o candidato que se apresenta com uma visão mais próxima da continuidade do atual executivo, com uma política de contas certas, de redução da dívida, que consistentemente tem partilhado desse objetivo e desígnio que considero da maior importância para país, sobretudo na fase de forte instabilidade internacional e política, ainda com taxas de juro muito elevadas e em que Portugal não pode vacilar na consistência relativamente à sua política financeira”, disse Medina.
O ministro das Finanças, que falava aos jornalistas à margem da conferência anual da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), disse ainda que apoia Carneiro por considerar que é o candidato que representa a moderna social-democracia e os valores europeístas.
Continuar a lerKillers of the Flower Moon – Press conference – EV – Cannes 2023
Press Conference of KILLERS OF THE FLOWERS MOON of Martin Scorsese, starring Leonardo Dicaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Cara Jade Myers, Janae Collins, Jillian Dion, Tantoo Cardinal
Killers of the Flower Moon — Official Trailer
O realizador e o filme que Steven Spielberg considera ser “O mestre do cinema e a sua obra-prima”
Líder do Partido Socialista Europeu iliba António Costa e repreende a Justiça portuguesa | in ECO

António Costa era há muito apontado para um cargo europeu, mas essa hipótese parecia ter caído por terra quando se demitiu depois de ser visado numa investigação judicial, na sequência de um caso que envolve o seu “melhor amigo” e o chefe de gabinete. Porém, a hipótese continua em cima da mesa, pelo menos para os socialistas europeus. O secretário-geral do Partido Socialista Europeu (PSE) assegura que a reputação de Costa “permanece intacta”.
Giacomo Filibeck, secretário-geral do PSE, refere ao jornal Politico que o primeiro-ministro português tem “a reputação de um político honesto que coloca sempre acima de si a integridade das instituições”.
Continuar a lerGrande Entrevista | Augusto Santos Silva |15 nov. 2023

Augusto Santos Silva: “O Ministério Público pode determinar o tempo dos mandatos políticos”.
O presidente do Parlamento classifica ainda de “cinismo” os argumentos do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e pediu desculpa ao autarca de Sines, por ter estado detido seis noites, acabando por sair em liberdade, sem sequer ser suspeito de corrupção.
Veja ou reveja aqui, na íntegra, a Grande Entrevista com Augusto Santos Silva.
Fim do apoio ocidental pode dar à Rússia oportunidade para vencer guerra – Análise | in LUSA

O Institute for the Study of War (ISW), um centro de análise com sede nos Estados Unidos, explicou que a atual “guerra posicional” na Ucrânia “não se baseia numa paridade permanente na capacidade militar entre a Rússia e a Ucrânia, que continuará indefinidamente, independentemente do apoio ocidental a Kiev”.
“Resulta, pelo contrário, de limitações autoimpostas às tecnologias que o Ocidente tem estado disposto a fornecer à Ucrânia e de restrições à base industrial de defesa russa resultantes, em grande parte, da relutância do Presidente russo, Vladimir Putin, até agora, em comprometer totalmente a Rússia nesta guerra”, explicou este instituto na sua análise enviada em comunicado.
Continuar a lerOperação influencer: STJ deve esclarecer situação penal de Costa depressa e antes das eleições, diz Santos Silva | in LUSA

Lisboa, 15 nov 2023 (Lusa) – O presidente da Assembleia da República considerou hoje que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tem de esclarecer depressa, antes das eleições, a situação penal do primeiro-ministro, frisando que o caso abriu uma crise política.
“É um caso muitíssimo grave e é muito importante que se esclareça o mais depressa possível. Creio que temos o direito de pedir ao STJ que seja lesto na realização do inquérito”, declarou Augusto Santos Silva.
Esta posição foi defendida pelo ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiro em entrevista à RTP3, depois de questionado sobre o processo judicial que conduziu à demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro.
Continuar a lerGalamba e os princípios de Goebbels | por Carlos Matos Gomes

Luís Paixão Martins, um dos grandes especialistas portugueses em Comunicação política e empresarial, certamente um dos de maior sucesso, que recentemente publicou um livro sobre o que são as sondagens, desmontou uma frase feita, um soundbyte destinado a criar efeito planeado, que serve de muleta em todos os meios de comunicação: “João Galamba é um ativo tóxico do PS”. Pode ser lido no seu FB e compara o que a comunicação — televisões e centros de propaganda dos partidos — fizeram com a figura de Sócrates. Segue-se a minha prosa:
O facto da frase que considera João Galamba um ativo tóxico do PS ser repetida até à exaustão em todos os grandes meios de manipulação e pelos funcionários que neles propagam as mensagens dos seus patrões prova que estamos perante uma campanha orquestrada. As televisões são hoje igrejas universais do reino dos deuses e os seus funcionários — apresentadores e comentadores — são os pregadores, os missionários. Se entendermos a missão, o objeto do negócio dos meios de comunicação (o core business — para utilizar a linguagem da moda) como o de empresas de propaganda é muito fácil decifrar as suas mensagens e campanhas.
Continuar a lerTapeçaria do Mapa-Mundo, Botanical Tapestry | Aeroporto de Heathrow | Vanessa Barragão

Vanessa Barragão é uma Artista de Tapeçarias que apelam à consciência ecológica do mundo. Exemplo da sua internacionalização é a gigantesca tapeçaria do mapa-mundo, Botanical Tapestry, exposta no aeroporto de Heathrow, Londres. Retirado do Facebook | Mural de Maria Helena Manaia.
Les Misérables (2012) | I Dreamed A Dream Scene (1/10) | Anne Hathaway
Les Misérables – I Dreamed A Dream: Fantine (Anne Hathaway) sings of her past and the horror of her current desperation.
Bento de Espinosa | DEUS sive NATURA

Pintura em 3D do artista Português Odeith

A Filosofia de Bento de Espinosa | Deus ou seja a natureza | Spinoza e os novos paradigmas da Física | Roberto Leon Ponczek
Ficheiro PDF completo (352 páginas) no final do artigo

Segundo Goethe:
Esse homem que me modificou tão maravilhosamente e que estava destinado
a afetar de forma tão profunda o meu modo inteiro de pensar, era Espinosa
(…) Depois de procurar em vão por todo o mundo um meio para desenvolver
a minha natureza, deparei-me com a Ética desse filósofo (…) Na Ética encontrei apaziguamento para minhas paixões; pareceu-me que se abria ante meus olhos uma visão ampla e livre sobre o mundo físico e moral. A imagem deste mundo é transitória; desejaria ocupar-me somente das coisas duradouras e conseguir a eternidade para meu espírito, de acordo com a doutrina de Spinoza.
.
Ponczek_Deus ou seja a natureza.pmd 24/8/2009
DEUS OU SEJA A NATUREZA
O filósofo existencialista Karl Jaspers, a menos de um “quase”, também
deixa poucas dúvidas quanto a sua admiração por Spinoza:
Em Spinoza a visão intelectual do universo apresenta-se, de um só golpe,
quase perfeita.
José de Almada Negreiros | A sesta
Quando procuro o que há de fundamental em mim, é o gosto da felicidade que eu encontro. Albert Camus

RAIVA E FALTA DE SENSO | Fernando Couto e Santos

Num dos livros mais interessantes da rentrée literária francesa intitulado Croix de cendre (Cruz de cinza) publicado pelas edições Grasset, o escritor Antoine Sénanque relembra através da voz de uma das suas personagens – uma das muitas que povoam o livro, entre as quais o conhecido Mestre Eckhart- um episódio elucidativo ocorrido em 1347 durante a batalha e o cerco de Kaffa (actual Teodósia na Crimeia) – batalha que, de acordo com alguns historiadores, pode ter estado indirectamente na origem da propagação da Peste Negra na Europa – que diz muito ainda hoje da perspectiva que alguns têm do sentido de justiça (ou falta dele) que deve presidir à vida humana.
Ao cair da noite, um grupo de mulheres iludiu a vigilância e terá bloqueado uma das carroças repletas de corpos de soldados tártaros, falecidos, que foram deitados na rua. As mulheres terão mutilado o sexo dos soldados, colocando em seguida esses pedaços de carne amontoados na rua para assim serem queimados. Por que razão terão tido estas mulheres tão selvática atitude? Eram cristãs e acreditavam na eternidade, mas não estavam certas de que a eternidade respeitasse a sua vingança. Para exercerem qualquer castigo, não tinham confiança em ninguém, nem sequer em Deus. Quando os inquisidores desenterravam os ossos dos hereges para os queimarem em fogueiras públicas, faziam-no para prolongar a punição porque receavam, como as mulheres de Kaffa, que, podendo Deus ser bondoso, a simples morte entravasse o que consideravam erradamente ser a justiça. A personagem do romance acrescenta: «o mundo é povoado por implacáveis. São eles os hereges».
Continuar a lerJosé Luís Carneiro sugere que deixará passar governo minoritário do PSD: “Não será por mim que o Chega chega ao poder” | in Expresso

O candidato à liderança do PS que está já no terreno, José Luís Carneiro, atacou este domingo o seu opositor, Pedro Nuno Santos, amarrando-o aos partidos da esquerda anti-NATO, e às opções do Governo, de que Pedro Nuno se quer afastar
José Luís Carneiro começou a posicionar-se na sua candidatura à liderança do PS no polo oposto ao do seu adversário, Pedro Nuno Santos. Numa curta entrevista à TVI, quis amarrar Pedro Nuno Santos não só ao Governo de que fez parte como também ao Orçamento do Estado, que votou enquanto deputado no Parlamento.
“Pressuponho que o meu camarada Pedro Nuno Santos representará uma parte dessa herança (do Governo). Ele próprio fez parte do Governo e ele próprio aprovou o Orçamento do Estado. E, portanto, pressuponho que não tenha questões de ruptura com o que está na proposta de Orçamento do Estado”, disse.
Continuar a ler