1.TÓPICOS DA IMPRENSA | 16-04-24 | VCS

Do Jornal Expresso (CURTO, de hoje)

Entretanto, desde o início de 2024 que vigoram as regras do Orçamento do Estado aprovado pelo PS, incluindo as mexidas em sede de IRS que vieram trazer o já referido alívio de 1,3 mil milhões de euros… face ao ano passado. Levantou-se a dúvida: o benefício de 1500 milhões que o Governo de Luís Montenegro aprovará no próximo Conselho de Ministros é incremental? Ou aproveitará, na sua maior parte, as alterações de IRS já em vigor desde o início do ano? “O Governo não esteve bem. Claro que não mentiu. Mas também não foi claro. Criou e alimentou a ambiguidad, comentou Luís Marques Mendes.

Não faltarão oportunidades, nos próximos dias, para a equipa de Montenegro desfazer a dita ambiguidade e esclarecer, afinal, que traços fundamentais distinguem o seu choque fiscal do que foi promovido pelo Executivo de António Costa em matéria de IRS. Um choque fiscal atrás de outro (a Iniciativa Liberal discordará: chamou-lhe um retoque fiscal, em sintonia com Ana Gomes). Uma autêntica corrida de carrinhos de choques, empurrando para o meio da pista medidas que se mimetizam, versões que num dia alimentam promessas e no outro acusações. E na mudança de cor política, mais uma ficha, mais uma volta.

E o colorido dos compromissos eleitorais traz-me à memória a história do homem que ficava de olho aberto na aldeia onde quem mandava prometia construir um hospital, uma escola, habitação e “uma capela maior que uma catedral”. A personagem é Casimiro, na voz de Sérgio Godinho desde 1979. Mas mudemos de assunto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.