A CAMARADA GRETA GARBO, por Manuel S. Fonseca, in Jornal de Negócios e Facebook

Gosto de quem muda de opinião. E muito mais se quem muda de opinião é a sueca Greta Garbo. Ainda mais quando muda de um sorumbática tristeza para um riso esfuziante.

A CAMARADA GRETA GARBO

De que matéria é que se fazem os sonhos? De letras, diria eu. Ora vamos e vejamos, os sonhos dos filmes, antes de serem sonhos, antes de serem aventuras, antes de serem gargalhadas, são palavras escritas. Há, para cada filme, um argumentista, a senhora ou senhor que escreve os textos, que hão de guiar o realizador e ser frases na boca aos actores. Há tempos, os argumentistas mais reputados em actividade elegeram o melhor de sempre na profissão.

Continuar a ler

Charles Baudelaire, 1860, Foto de Felix Nadar

É impossível passar os olhos por qualquer jornal, de qualquer dia, mês ou ano, sem descobrir em todas as linhas os traços mais pavorosos da perversidade humana […] Qualquer jornal, da primeira à última linha, nada mais é do que um tecido de horrores. Guerras, crimes, roubos, linchamentos, torturas, as façanhas malignas dos príncipes, das nações, de indivíduos particulares; uma orgia de atrocidade universal.

E é com este aperitivo abominável que o homem civilizado rega o seu repasto matinal. 

Retirado do Facebook | Mural de Maria Teresa Carrapato

IMMANUEL KANT: O HOMEM E DEUS, por Anselmo Borges, Diário de Notícias, 29/06/2024

“Neste tempo dominado por maquinarias de estupidificação, quando o que mais falta é, por isso mesmo, pensar criticamente, não podia deixar passar o terceiro centenário do seu nascimento sem uma brevíssima referência. Refiro-me a Immanuel Kant, que nasceu no dia 22 de Abril de 1724 em Königsberg, antiga Prússia, actualmente Kaliningrado, um enclave russo entre a Polónia e a Lituânia, e que morreu nessa mesma cidade no dia 12 de Fevereiro de 1804. É lá, na catedral de Kaliningrado, que se encontra uma lápide com a sua frase célebre: “Duas coisas enchem a mente de uma admiração e um respeito sempre novos e crescentes quanto mais frequentemente e com maior persistência delas se ocupa a reflexão: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim”.

Continuar a ler

Mulher ao espelho | Cecília Meireles, Foto de Christian Coigny

Hoje, que seja esta ou aquela,

pouco me importa.

Quero apenas parecer bela,

pois, seja qual for, estou morta.

Já fui loura, já fui morena,

já fui Margarida e Beatriz.

Já fui Maria e Madalena.

Só não pude ser como quis.

Que mal faz, esta cor fingida

do meu cabelo, e do meu rosto,

se tudo é tinta: o mundo, a vida,

o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira

a moda, que me vai matando.

Que me levem pele e caveira

ao nada, não me importa quando.

Mas quem viu, tão dilacerados,

olhos, braços e sonhos seus

e morreu pelos seus pecados,

falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,

do alto penteado ao rubro artelho.

Porque uns expiram sobre cruzes,

outros buscando-se no espelho.

Retirado do Facebook | Mural de Maria Helena Manaia

O que pensa a Rússia | Viriato Soromenho-Marques, in Diário de Notícias, 29-06-2024

Estamos cada vez mais próximos de uma guerra frontal entre a NATO e a Rússia. E que fazem os nossos governos? Exercícios de pensamento mágico e de reescrita da história! Em vez de falarem com a Rússia para evitar a hecatombe, encenam uma sinistra “celebração” do dia D, transformando a Rússia, que foi o país chave na derrota do nazismo, num ausente saco de boxe. Depois simulam uma “cimeira da paz”, em que a intervenção decisiva foi o presidente polaco, Andrzej Duda, ao revelar o verdadeiro objetivo do conclave: “descolonizar” a Rússia, parti-la em pequenos Estados independentes, como ocorreu na URSS…

Há 10 anos antecipei no DN o que está a acontecer: “Em 1985 publiquei um livro sobre o risco de guerra nuclear limitada na Europa (Europa: o Risco do Futuro). (….) Todos os especialistas que consultei me confessavam, em privado, ser inevitável, mais tarde ou mais cedo, uma guerra central com armas nucleares (…)

Continuar a ler

Francisco Simões | São mulheres, sobretudo mulheres, in Arte Portuguesa/Facebook

São mulheres, sobretudo mulheres. “A mulher é a coisa mais bonita do universo”, afirma o escultor Francisco Simões. 

“Não há pássaro, não há Sol, não há mar, não há nada que se lhe compare. O corpo da mulher é redondo, não tem arestas, tem uma policromia harmoniosa, cheira bem.” 

https://de.wikipedia.org/wiki/Francisco_Sim%C3%B5es

Konstantin Razumov | El sueño de la mujer en las pinturas del artista es encantador, refinado y femenino.

Konstantin Razumov (nacido en 1974) crea pinturas en varios géneros, desde Nu hasta paisajes, pero está especialmente refinado con la escritura de retratos de mujeres. Dibujando señoritas encantadoras, la artista no las representa como mujeres modernas, más a menudo la mujer en sus pinturas es una mujer de ensueño que vino de un tiempo diferente, del siglo pasado. El sueño de la mujer en las pinturas del artista es encantador, refinado y femenino.

Xi Jinping | “a cada minuto que o poder da China cresce, aumenta a esperança na paz mundial”, in TVI

 “O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que, “a cada minuto que o poder da China cresce, aumenta a esperança na paz mundial”, reafirmando o compromisso do seu país com o “desenvolvimento pacífico”.

O líder chinês afirmou que a China “não seguirá o velho caminho da pilhagem colonial ou o caminho tortuoso da hegemonia quando o país é forte”, mas “seguirá o caminho correto do desenvolvimento pacífico”.

Continuar a ler

Como vivi o 25 de Abril, Manuela Ramalho Eanes, in Diário de Notícias, 28-06-2024

O meu 25 de Abril começou muito antes do próprio 25 de Abril. Começou quando o meu marido e outros jovens militares sonhavam com um País livre, democrático, sem prisões por razões ideológicas, com políticos com integridade e ética, com pessoas sem fome, com escolas onde todos pudessem aprender a ser mulheres e homens participativos sem medo de falar, com uma justiça que não fosse manipulada pelos servos do regime, com cidadãos prontos a combater por um ideal de Pátria onde a liberdade, a justiça e a paz fossem uma verdade vivida por todos, sem medos. 

Continuar a ler

“POLÍTICA | CENTRO POLÍTICO “TEM ENORME DIFICULDADE EM COMUNICAR” COM OS JOVENS: “HÁ UMA REVOLTA QUE É ESTRANHA”, Entrevista a Artur Santos Silva, in Expresso

“Engano-me várias vezes e tenho sempre muitas dúvidas”, diz o ex-presidente do Parlamento, Augusto Santos Silva, que confessa a sua angústia com a incapacidade de os partidos do centro político chegarem aos jovens. Em entrevista ao podcast A Beleza das Pequenas Coisas, diz que há condições para um acordo de esquerda em Lisboa e volta a manifestar o seu descontentamento com o sistema judicial

Bernardo Mendonça, Jornalista | Matilde Fieschi, Fotojornalista

Continuar a ler

Trump v Biden in the first 2024 presidential debate: our panelists’ verdict | The Guardian

Story by Moustafa Bayoumi, Jill Filipovic, Lloyd Green, Arwa Mahdawi and Osita Nwanevu

Moustafa Bayoumi: ‘The Democrats must select someone other than Biden as their candidate’

What a catastrophe. From the moment the debate started, Joe Biden was meandering, confused and charmless. It never improved. Donald Trump, however, was relatively restrained, at least for Trump. Of course, he resorted to lies, insults and exaggerations throughout the 90 minutes. By citing things called “Black jobs” and “Hispanic jobs” and by calling Biden a “bad Palestinian”, Trump managed to hit all his usual racist notes.

Continuar a ler

Braga Horta: a infância revivida em versos, por Adelto Gonçalves

ZR

  I                    
            Nascido em Carangola, o poeta Anderson Braga Horta, filho de poetas, ainda criança, acompanhando a família, trocou o interior de Minas Gerais pelo interior de Goiás, mais especificamente pela tradicional Vila Boa de Goiás, ou Goiás Velho, onde fez o curso primário em duas “escolinhas domésticas”. Depois, transferiu-se para Goiânia, jovem capital àquela época, onde fez o curso de admissão ao ginásio para ingressar no Ateneu Salesiano Dom Bosco. Mas, aos 12 anos, retornou para Minas, onde ficou na casa dos avós, em Manhumirim, e concluiu o ginásio. Depois, foi para Leopoldina, ainda em Mina s Gerais, e fez o curso clássico.
            Tempos depois seguiu para o Rio de Janeiro, onde, em 1959, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Advogado, mudou-se para Brasília, onde desempenhou o cargo de diretor legislativo da Câmara dos Deputados. Ao mesmo tempo, cumpriu uma vitoriosa carreira nas letras, publicando extensa obra que inclui títulos de poesia, crítica literária e ensaística.

Continuar a ler

Jantar debate: Que habitação para Portugal? 25 de junho 2024 | Restaurante da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

O Jantar-debate correu bem. Intervenção do Sr. Ministro das Infraestruturas. Belíssima exposição do Sr. Engº Fernando Santo sobre o problema “habitação”. A nossa conclusão: Portugal aproxima-se rapidamente de um verdadeiro e gravíssimo “desastre habitacional”, onde já nos encontramos, aliás. As Ordens dos Arquitetos e Engenheiros são, em nosso entender, as Entidades que deveriam liderar e encontrar e sugerir soluções eficazes a muito curto prazo. São absolutamente necessárias medidas de intervenção radicais de alteração/adaptação da legislação, que venham ao encontro da urgência que o problema demanda (VCS).

Pentagon chief speaks with Russia’s defense minister via phone for first time, in France 24

Initiative of the American side

“As he stated, he will not comment on “internal discussions that may be taking place,” and President Biden does not intend to change his decision not to send American troops to Ukraine.”

Russian Minister of Defence Andrei Belousov and his US counterpart Lloyd Austin spoke by phone on Tuesday to discuss the ongoing conflict in Ukraine, Moscow’s defence ministry said.

“The Ministers exchanged views on the situation around Ukraine,” the ministry said in a statement, noting the conversation took place “at the initiative of the American side”.

Continuar a ler

Gilles Deleuze é o maior e o mais ousado dos spinozistas, por Marcos Bazmandegan.

Gilles Deleuze é, no meu entender, o maior e o mais ousado dos spinozistas. O seu comentário à obra de Spinoza excede qualquer comentário, porque vai além do texto, dos limites do texto, para encontrar o espírito de Spinoza em cada temática, trazendo-o para o presente.

A sua leitura de Spinoza foi criticada e contestada por alguns. Por sair do texto, por reaproveitar o texto, por dizer-se através do texto. Críticas de um rigor letal, museológico, sem vida. Requiescant in pace.

Ler ou ouvir as suas aulas sobre Spinoza é qualquer coisa de extraordinário, um modo tão diferente de se fazer filosofia, que até nos surpreendemos quando descobrimos que a Filosofia faz-se assim.

Quem não leu as suas obras sobre Spinoza ou as suas aulas, tem de Spinoza uma imagem mais pobre. É certo. Por isso é preciso ler, tempo para ler, disponibilidade para ler. Ficar.

Spinoza e nós, entre nós, connosco. A potência de um pensamento que, a cada momento, permite-nos uma leitura diferente do mundo.

Nana Mouskouri at the BBC 1963 1986

Este vídeo, em que Nana canta várias canções em dueto, é uma obra-prima do bom-gosto. Uma hora de encantamento. Ora oiçam.

Vejam aos 30 minutos Nana Mouskouri com Demis Roussos

Iōánna Moúschouri Embaixador(a) da boa vontade da UNICEF (em grego: Ιωάννα Μούσχουρη; ChaniaIlha de Creta13 de outubro de 1934), mundialmente conhecida como Nana Mouskouri (Nάνα Μούσχουρη), é uma cantoraativista política e pacifista grega. Foi deputada da Grécia no Parlamento Europeu, de 1994 a 1999, através do Nova Democracia, o principal partido político de centro-direita de seu país. Desde a infância é chamada pela alcunha de “Nána” pelos seus familiares e amigos.

Portugal é o país da UE onde a falta de acesso à habitação mais se agrava | Preços das casas na zona euro caem pela primeira vez desde 2013. Portugal contraria com uma das maiores subidas

In Jornal Público, 25-06-2023

Portugal é o país da UE onde a falta de acesso à habitação mais se agrava
Desde 2015, o esforço das famílias portuguesas para adquirir um imóvel, tendo em conta os seus rendimentos, aumentou mais de 50%, o maior agravamento entre os países da União Europeia.

Pela primeira vez em dez anos, os preços das casas caíram na União Europeia e na zona euro. Portugal fugiu a este movimento e registou a terceira maior subida de preços entre os países da moeda única.

https://www.publico.pt/2024/04/04/economia/noticia/precos-casas-zona-euro-caem-primeira-desde-2013-portugal-contraria-maiores-subidas-2085870

Finalmente | “Julian Assange chega a acordo com EUA e sai da prisão, in Expresso”

O acordo entre os Estados Unidos e o fundador do Wikileaks ainda não foi formalmente finalizado, mas Julian Assange deverá comparecer no tribunal das Ilhas Marianas, onde se irá declarar culpado de crime de conspiração para obter e divulgar ilegalmente informações confidenciais da defesa nacional dos Estados Unidos

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, aceitou declarar-se culpado de conspiração para obter e divulgar ilegalmente informações confidenciais, num acordo com a justiça dos EUA, e já saiu da prisão, disse esta terça-feira o portal.

Continuar a ler

La social-démocratie (XIXe – XXIe siècles), Jean-Michel Dufays, https://www.youtube.com/watch?v=fIcDa-pourU

Vídeo indisponível

A reprodução em outros sites foi desativada pelo proprietário do vídeo.

Assistir no YouTube no URL indicado no título

England and Portugal – The Treaty of Windsor, the oldest diplomatic alliance in the world, May 9, 1386 | Inglaterra e Portugal – O Tratado de Windsor, a mais antiga aliança diplomática do mundo, 9 de maio de 1386

A 9 de maio de 1386, os representantes do rei de Portugal, João I, e do rei de Inglaterra, Ricardo II, deram por terminadas as negociações entre as duas coroas e assinaram um tratado de amizade perpétua e mútua assistência entre os dois reinos.

Nas suas 13 cláusulas constavam obrigações de socorro mútuo, em caso de ataque inimigo, auxílio militar e apoio diplomático e, também, uma declaração de livre circulação de pessoas e bens entre os territórios das duas coroas.

O sucesso das negociações e a assinatura formal do tratado permitiu desencadear os preparativos para o ato destinado a selar o acordo, e que foi o casamento do rei de Portugal com D. Filipa, filha do Duque de Lencastre, o que veio a ocorrer a 11 de fevereiro de 1387.

Continuar a ler

17 LINKS com 273 URLs | Coluna à esquerda

Estão de novo colocados 273 ( duzentos e setenta e três ) links, em grupos numerados de 1 a 17. É um número um pouco menor do inicial, dado que vários foram extintos pelos seus proprietários. Aceitam-se sugestões para a colocação de outros links. Boas leituras. | Vítor Coelho da Silva.

NOTA PESSOAL : em 20 de Dezembro de 2024, o Blog Das Culturas comemorá 12 anos de existência.

Veja os primeiros artigos do mês de Dezembro de 2012, clicando neste URL

https://dasculturas.com/2012/12/

Das Culturas | Categoria, HPA – Habitação de Preços Acessíveis | clicar no URL

Jantar debate: Que habitação para Portugal? | 25 de junho | Restaurante da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

clicar

https://dasculturas.com/category/hpa-habitacao-de-precos-acessiveis/

ANEDOTA CURIOSA SOBRE O NARIZ DA ESCULTURA “DAVID” DE MIGUEL ÂNGELO

“David” é uma escultura de mármore branco feita por Miguel Ângelo Buonarroti.

Em 1504, o famoso escultor acaba de terminar uma das suas esculturas mais famosas: “David”. Para a inauguração compareceram as mais altas autoridades da República Florentina, que tinham ido observar a grande estátua com mais de quatro metros de altura.

Entre os dignitários presentes que felicitaram o escultor pela beleza da sua obra-prima, estava também Pier Soderini, que foi um destacado patrono das artes.

Continuar a ler

Nova Iorque vai restringir ‘viciante’ algoritmo de redes sociais a menores. Decisão pioneira, DN/Lusa

Nova Iorque vai passar a restringir o ‘viciante’ algoritmo das redes sociais para menores, tornando-se o primeiro Estado norte-americano a desafiar as plataformas dos gigantes tecnológicos com este tipo de medidas.

A governadora do Estado, Kathy Hochul, assinou na quinta-feira um projeto de lei para restringir o algoritmo, tendo comparado o vício das redes sociais ao tabaco e ao álcool.

Neste caso, os prejuízos para os utilizadores são “depressão, ansiedade e até suicídio”, frisou Hochul, em conferência de imprensa realizada antes da assinatura do documento.

Continuar a ler

Áudio Livro: Ética – Baruch Espinoza – SOMENTE VOZ – Português PTBR

SUGESTÃO: o livro/vídeo tem 10 horas (600 minutos). Considere ouvir por partes, de 30 minutos cada. Ou seja, deverá ouvir as 20 partes, podendo repetir, de forma faseada e calma. Verá que vale a pena. É uma obra extraordinária. Uma visão da Vida, de Deus e da Natureza única. Que nos deixa pensativos, reflexivos , e com uma tranquilidade de espírito extraordinária. Faça o seu plano, e “leia” e aprenda a filosofia de Espinoza.

‘Malditos sejam’ revela o cotidiano dos excluídos. Novo livro de Marcos Barrero explora os dramas dos invisíveis da sociedade. Por Adelto Gonçalves    

   I
            Os personagens de Malditos sejam, livro de microcontos de Marcos Barrero, são pessoas anônimas e esquecidas pela sociedade de consumo. Ou seja, os excluídos, que vão de vendedores de doces a malabaristas de semáforos e chapeiros de padaria. Em sua maioria, nordestinos, bolivianos, venezuelanos e nigerianos. Enfim, homens e mulheres invisíveis, que tentam sobreviver a qualquer custo na grande metrópole.
            Frequentam clubes sociais de bairros paulistanos ricos apenas para fazer entrega de comida ou encomenda.  Avistam baladas, restaurantes e outros recintos finos das janelas dos ônibus, que passam longe e lotados. Vivem atormentados pela sobra de salário no fim do mês. Acumulam carnês, contas de água e luz.  Manter o aluguel em dia é uma epopeia – afinal, o despejo de um quarto de muquifo e a volta para as ruas constituem uma tragédia banalizada e cotidiana.

Continuar a ler

O Mito de Pigmalião e Galateia : a idealização do  ser amado | in Alta Cultura, Facebook

Pigmalion e Galatea (s.d.) “Óleo sobre tela, 259,1 x 133,4 cm” [Coleção privada] — Robert Cutler Hinckley (americano; 1853 – 1941). Detalhe.

Pigmalião era escultor, o maior de toda a Grécia. Suas estátuas davam a impressão de que estavam vivas e poderiam andar pelo mundo a qualquer instante. O sacerdotes do templo de Pafos, na ilha de Chipre, encomendaram a Pigmalião uma estátua da deusa Afrodite…

Pigmalião utilizou dos melhores recursos imagináveis da época para criar um estátua digna de um templo perfeita , bela e que retratasse o mais fielmente possível a deusa do amor e da beleza… 

Continuar a ler

Estados Unidos da América e Federação Russa. Será que estão a endurecer posições propositadamente, para forçarem um acordo a curto prazo? Será a estratégia de assustar o Mundo a via para tal desiderato?

Russia Threatens to Seize Assets from US and Allies over G7 Agreement of Loaning Ukraine $50 Billion from Frozen Properties.

Rússia ameaça confiscar ativos dos EUA e aliados devido ao acordo do G7 de empréstimo de US$ 50 bilhões à Ucrânia de propriedades congeladas.

Story by Samyarup Chowdhury in Knewz


 

UK and US at loggerheads over Ukraine joining Nato | Reino Unido e EUA em desacordo sobre adesão da Ucrânia à Nato, The Telegraph

O Reino Unido e os EUA estão em desacordo sobre a relação da Ucrânia com a OTAN, depois de autoridades americanas terem dito que o seu caminho para a adesão não deveria ser descrito como “irreversível”, foi relatado.

Washington está alegadamente preocupado com os planos para dar a Volodymyr Zelensky novas garantias sobre a adesão à NATO numa cimeira no próximo mês.

Continuar a ler

Esta magnífica música russa é surpreendente Maravilhosa orquestra sinfônica jovem em Hi-Res

Pretender derrotar e extinguir um País que, além de ter o maior número de ogivas nucleares do Mundo, produz cultura como aqui se pode ver e ouvir, só de cowboys idiotas !!! A solução para este conflito está na Paz e no compromisso. E, também, numa ordem mundial que respeite os interesses de todos. Diálogo é a via a seguir, sob a égide da ONU.

EMÍLIO RUI VILAR | Memórias de dois regimes

RUI VILAR | Comprei esta tarde, e acabei há pouco de ler, as “Memórias de dois regimes”, uma entrevista de mais de 400 páginas, através da qual Rui Vilar nos descreve o seu trajeto pessoal e político.

Com questões colocadas por António Araújo, Pedro Magalhães e Maria Inácia Rezola, que se nota terem feito um rigoroso “trabalho de casa”, o livro constitui um interessante fresco do tempo de transição de um Estado Novo já em evidente declínio para dentro de um período revolucionário no qual Rui Vilar, com pouco mais de 30 anos, acabou por ser cooptado, quiçá inesperadamente, para lugares governativos de forte responsabilidade política e institucional.

Para quem, como eu, acompanhou de perto esses tempos, se bem que situado em quadrantes à época nem sempre coincidentes com os do entrevistado, é muito curioso poder ser hoje “voyeur” retrospetivo das tensões existentes dentro do conselho de ministros, das peculiaridades do caótico processo decisório da época, anotando de caminho a perspetiva de Rui Vilar, enquanto destacado observador-participante, sobre a dialética político-militar naquela volátil conjuntura. Para além disso, o livro traz-nos apontamentos curiosos sobre o nosso panorama bancário e económico-financeiro no período pré e pós – 25 de Abril, sobre a génese e natureza da Sedes, bem como comentários interrogativos em torno da atitude de algumas conhecidas personalidades, na diacronia dos dias convulsos da Revolução.

O saldo deste exercício é o retrato de um social- democrata sereno, sem angústias ideológicas, de um tecnocrata com preocupações sociais, sempre teimosamente moderado no exercício de um obsessivo bom senso, que visivelmente não se deixou empolgar pelo sentido festivo da Revolução, no seio de um Estado em acelerada reconstrução, que acabou por servir com forte sentido cívico e democrático, marcado por alguma disfarçada mas legítima ambição. Deixo ao Rui e aos três condutores deste exercício de História oral um abraço de felicitações por este valioso contributo, bem oportuno neste ano de lembrar Abril.

Retirado do Facebook | Mural de Francisco Seixas da Costa 

Escritores brasileiros em Cuba e Colômbia, por Valdeck Almeida de Jesus

Caminhos de Palavras: poetas do Brasil em caravana por Colômbia e Cuba

Dez artistas da palavra do Recôncavo baiano em uma experiência internacional de aquilombamento, compartilhando com artistas do caribe colombiano e cubano o intuito de envolver e desenvolver intercâmbios lítero culturais emancipatórios e sustentáveis.

O Quilombo Amefricano de Literaturas acontecerá em três edições, três cidades portos; três dias em cada uma delas: a primeira edição em La Havana (Cuba), a segunda em Cartagena de Índias (Colômbia) e a terceira em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia.

Continuar a ler

14.º aniversário da morte de José Saramago, por Carlos Esperança

Há catorze anos faleceu o Nobel do nosso contentamento, em Tias, nas Ilhas Canárias, onde o levou o azedume a Cavaco Silva, dando relevo a quem não o merecia, e aos 87 anos o aguardou a morte, com o desvelo de Pilar del Rio, o seu último e intenso amor.

Foi o início da viagem às origens, o regresso a Azinhaga, onde o esperavam os avós que sempre estremeceu e a oliveira onde lhe depositaram as cinzas. 2010 foi o Ano da Morte de José Saramago, o escritor que deu à língua Portuguesa o Nobel da Literatura e deixou   obra ímpar e multifacetada.

De Camões e Gil Vicente, passando por Vieira e Aquilino, Saramago destacou-se na plêiade de escritores portugueses e mostrou que a liberdade conquistada com o 25 de Abril trouxe consigo o espírito criativo e a genialidade que conservou até à morte.

Continuar a ler

Centro Ciência Viva do Alviela | CARSOférias, Ciência Fresquinha | Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, Alcanena

As CARSOférias estão a chegar!
Dias de calor pedem Ciência Fresquinha! E vamos refrescar com três programas diferentes que nos levam numa grande aventura. Se não, vejamos: temos espaço, tecnologia e inovação e, neste programa, colocamos o capacete e viajamos pelo sistema solar, aterramos em Marte e há experiências para descobrirmos porque é que lhe chamam o “planeta vermelho”. “Alô Terra! Alô!”: treinamos a comunicação com divertidos jogos e exploramos os satélites. Não saímos daqui sem brincarmos com a realidade virtual. 

Em cima da mesa estão sempre os temas da energia e sustentabilidade e por isso teremos uma semana altamente energética: será que todos os materiais são bons condutores? Construímos circuitos elétricos e a luz acende, apaga, a campainha toca… que maravilha! Será que nas brincadeiras há transferência de energia? Somos ambiciosos: há corrida de carrinhos e construções surpresa. Mas temos que nos despachar! O gelo está a derreter e temos pinguins para salvar!Temos mais um programa que nos traz a evolução das espécies. E a semana começa com uma visita a Vale de Meios.

O que procuramos? Vestígios da passagem de dinossauros por aqui. Será que conseguimos saber se eram carnívoros ou herbívoros? Que diversidade de espécies encontramos ao longo do rio Alviela? Estarão todas adaptadas a sobreviver em qualquer habitat? O que permite a continuidade das espécies? Nada como construir um ADN docinho para nos pôr a discutir o assunto. E já agora: será que a fruta também tem ADN?Nas CARSOférias mergulhamos na ciência e tecnologia e, claro está, no rio Alviela. Ao final da tarde há sempre banhos refrescantes! As inscrições estão abertas (atividades para crianças dos 6 aos 11 anos).
INFO

Jeffrey Sachs: “Em tempo de guerra a Europa não é nada” | 16-06-2024, in Jornal Público

Apologista do desenvolvimento sustentável, o economista rockstar Jeffrey Sachs elegeu a paz como o desafio central, tornando-se uma das vozes mais críticas do papel dos EUA na guerra na Ucrânia.

Aline Flor (texto) e Daniel Rocha (fotografia), 16 de Junho de 2024, 6:30

——

No fundo, o imperialismo americano é apenas uma herança dos britânicos?
Os americanos aprenderam tudo o que sabem sobre o império com os britânicos.

——
Ganhou notoriedade nos anos 1980 como o jovem economista que liderou “terapias de choque” em países como a Bolívia ou a Polónia. Na senda dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, entrou no século XXI acompanhado de celebridades como Angelina Jolie e Bono Vox em viagens a África e escreveu best-sellers como O Fim da Pobreza (2005). Em 2014, Bill Gates escreveu sobre ele um artigo de opinião intitulado: “Porque é que Jeffrey Sachs é importante.”
Nos últimos anos, o norte-americano Jeffrey D. Sachs, grande evangelista dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, elegeu a paz como o pilar central para a concretização deste desafio global, tornando-se uma das vozes mais críticas do papel dos EUA nos conflitos globais, em particular na guerra na Ucrânia.

https://www.publico.pt/2024/06/16/azul/entrevista/jeffrey-sachs-tempo-guerra-europa-nao-nada-2094092

A CAUSA DE SI E DE TODAS AS COISAS | Fernando Dias Andrade

Quem é o Deus de Baruch Espinoza? Segundo o próprio filósofo holandês, é a causa de si e de todas as coisas. Hoje, o professor de história e filosofia da Unifesp, Fernando Dias Andrade, explica para nós, aqui na Casa do Saber, todos os conceitos por trás desse pensamento antiteólogo do pensador.

Amauri Ferreira: Spinoza – Imaginação, razão e intuição, 06/07/22

AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” (2019) e “Singularidades Criadoras” (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: https://www.amauriferreira.com

O cómico e o riso no Vaticano, por Anselmo Borges, 15-06-2024 in DN

1. Este texto foi escrito antes da realização de um acontecimento que julgo muito significativo e que teria lugar no Vaticano no dia de ontem: o encontro do Papa Francisco com mais de 100 humoristas de todo o mundo, entre eles Joana Marques, Maria Rueff e Ricardo Araújo Pereira.

Um encontro organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pelo Dicastério da Comunicação. O seu objectivo: “estabelecer um diálogo entre a Igreja Católica e os humoristas”. “Francisco reconhece o grande impacto que a arte da comédia tem no mundo da cultura contemporânea. Através do talento humorístico e do valor unificador do riso nos dias de hoje, são oferecidas reflexões únicas sobre a condição humana e a situação histórica. Além disso, a arte da comédia pode contribuir para um mundo mais empático e solidário”, referia o comunicado do Vaticano, acrescentando que “o encontro entre Francisco e os actores cómicos do mundo pretende celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade, e promete ser um momento significativo de diálogo intercultural de partilha de alegria e esperança.”

Continuar a ler

A Física Quântica, de um jeito que você vai entender!

Há uma aura de mistério envolvendo a mecânica quântica. Sua natureza probabilística e contra intuitiva a torna difícil de compreender e abre a possibilidade de interpretações bastante “inspiradas”, digamos assim. Mas há uma maneira de entendermos como seus princípios mais básicos funcionam e, assim, compreender também como NÓS MESMOS funcionamos. Vem comigo!

O novo outono alemão, por Viriato Soromenho-Marques, 15-06-2024 in DN

As eleições europeias, em especial em França e na Alemanha, provaram aquilo que venho defendendo desde 2014. A doença europeia, que se tornou visível na crise do euro, não terminou nem é conjuntural. É uma crise estrutural de identidade, cada vez mais existencial.  Agora, que estes dois países, a chamada “locomotiva europeia”, estão paralisados na linha de um destino incerto, importa parar para pensar. Comecemos, hoje, pela Alemanha.

A participação maciça dos alemães nas eleições para o Parlamento Europeu (64,78%, que compara com a escassa participação portuguesa de 36, 54%) permite uma leitura inequivocamente nacional dos seus resultados. Tendo em conta que, nas eleições federais, só os partidos com mais de 5% de votos têm representação no Bundestag, apenas seis forças partidárias estão hoje em condições de formar grupos parlamentares federais.

Continuar a ler

Francisco Seixas da Costa – @seixasdacosta – hoje, 15-06-2024, no Tweeter

Retirado do Facebook | Mural de Carlos Esperança

«Em 2010, nas eleições presidenciais na Ucrânia, o vencedor foi Yanukovoch, candidato pró-russo, derrubado em 2014 no golpe de Estado da Maiden. Comparar as zonas em que então teve maioria com aquelas que as tropas russas ocupam hoje na Ucrânia ajuda a explicar muita coisa.»

»»» Em vez de emoções exige-se reflexão. É o que procuro fazer.

Anda a sentir falhas acentuadas de memória? António Damásio explica porquê.

O neurobiologista esteve na Fundação José Neves para explicar a importância dos sentimentos na nossa vida e na saúde mental. E dizer-nos como a consciência é o princípio para a regulação e equilíbrio do nosso corpo

Se depois deste confinamento pandémico começou a ter falta de memória, não é de admirar. Este pode ser um quadro generalizado ao ser humano depois da crise pandémica. Esquecemo-nos dos nomes (até dos colegas), dos sítios, do que deveríamos fazer… A que se deve? Ao “retiro do treino individual”, na opinião do neurobiologista António Damásio, que esteve à conversa com José Neves no evento anual da Fundação.

“A falta de treino acarreta falta de memória”, porque o nosso cérebro “precisa de uma reativação constante para que se mantenha no nosso mundo”, explica o neurobiologista atualmente a viver em Los Angeles, Estados Unidos. “Há coisas que as pessoas só agora se vão aperceber”, avisa, alegando ainda que “há toda uma série de fenómenos que terão de ser estudados” decorrentes desta disrupção causada no mundo pela pandemia. “E que podem abrir novos caminhos no campo da Ciência”, projetou o cientista, mostrando-se esperançoso e otimista.

Continuar a ler

The Penrose Triangle

The Penrose Triangle, an IMPOSSIBLE figure created by Swedish artist Oscar Reutersvärd in 1934 and rediscovered in the 1950s by physicist Roger Penrose, is known as “impossibility in its purest form.” 

Popularized by Penrose and highlighted in the works of M.C. Escher, this triangle appears to be a solid object composed of three straight sections of square sections joined together at straight angles.

A Castidade com que Abria as Coxas, by Carlos Drummond de Andrade (relembrando)

A castidade com que abria as coxas
e reluzia a sua flora brava.
Na mansuetude das ovelhas mochas,
e tão estrita, como se alargava

Ah, coito, coito, morte de tão vida,
sepultura na grama, sem dizeres.
Em minha ardente substância esvaída,
eu não era ninguém e era mil seres

em mim ressuscitados. Era Adão,
primeiro gesto nu ante a primeira
negritude de corpo feminino.

Roupa e tempo jaziam pelo chão.
E nem restava mais o mundo, à beira
dessa moita orvalhada, nem destino.

Carlos Drummond de Andrade, in “O Amor Natural”

O Álvaro Cunhal que poucos conhecem, em entrevista ao NOTÍCIAS MAGAZINE, Texto de Catarina Pires, 12-11-2013

Não queria biografias, abominava endeusamentos, recusava o culto da personalidade. Sempre foi mal interpretada a sua vontade de manter privada a parte da vida que o era. Não o fazia para adensar mistérios, criar auras ou espalhar charme, mas por uma ética que lhe era intrínseca. Via-se como um homem simples, igual a todos os outros, cuja vida pessoal não deveria interessar a ninguém a não ser a si próprio e aos que lhe eram íntimos. Com estes não tinha reservas. Falava sobre tudo. Queria saber tudo.

Continuar a ler

PABLO NERUDA | poème

Incliné sur les soirs je jette un filet triste
sur tes yeux d’océan.

Là, brûle écartelée sur le plus haut bûcher,
ma solitude aux bras battants comme un noyé.

Tes yeux absents, j’y fais des marques rouges
et ils ondoient comme la mer au pied d’un phare.

Ma femelle distante, agrippée aux ténèbres,
de ton regard surgit la côte de l’effroi.

Incliné sur les soirs je jette un filet triste
sur la mer qui secoue tes grands yeux d’océan.

Les oiseaux de la nuit picorent les étoiles
qui scintillent comme mon âme quand je t’aime.

Et la nuit galopant sur sa sombre jument
éparpille au hasard l’épi bleu sur les champs

Já ouviram falar em sensibilidade filosófica? Marcos Bazmandegan

Deleuze, nas suas aulas sobre Spinoza, apresenta-nos esta teoria que ele gostaria de desenvolver mais tarde e que considera fulcral no filosofar: do mesmo modo que há uma sensibilidade artística ou musical, através da qual alguém sente uma afinidade com um determinado artista ou músico, assim também algo semelhante acontece na filosofia.

Há filósofos que nos fazem vibrar, que nos fazem encontrar qualquer coisa de nós mesmos nos seus pensamentos, fazem-nos sentir em casa quando os lemos. Outros não nos dizem nada, não nos entusiasmam, não estabelecem nenhuma comunicação interior connosco.

Continuar a ler

Européennes 2024 : Allemagne, Italie, Espagne, Autriche… Les résultats du scrutin hors de France, article de J.G. avec AFP | in 20 Minutes

TOUR D’EUROPE – En Allemagne, le chancelier Olaf Scholz a bu la tasse dimanche soir lors des élections européennes tandis que Giorgia Meloni a remporté son pari en Italie

Au lendemain des élections européennes, on retient bien sûr en France l’écrasante victoire du Rassemblement national et la déroute du parti présidentiel. Et surtout l’annonce surprise de la dissolution de l’Assemblée nationale qui va obliger les Français à retourner aux urnes les 30 juin et 7 juillet.

Mais ailleurs en Europe, la soirée électorale a aussi été animée avec le pari réussi de la cheffe du gouvernement italien Giorgia Meloni et le revers subi par le chancelier allemand Olaf Scholz. Tour d’horizon des résultats dans les principaux pays européens.

Continuar a ler