A última batalha pela paz de George F. Kennan, por Viriato Soromenho-Marques, em 30-11-2024

Estamos a viver no perigoso tempo, antecipado como alerta pela inteligência de Kennan. Que poderemos fazer?

A escalada para o abismo em que nos encontramos foi antecipada e combatida por George F. Kennan (1904-2005) há 30 anos. Ele foi o príncipe da diplomacia dos EUA. Culto e poliglota – dominava o alemão, o russo e o português, entre muitas outras línguas -, distinguiu-se por ter lançado as bases da política de Washington face à URSS, no pós-guerra.

Continuar a ler

HISTÓRIA | Para marcar os 90 anos de Goiânia, por Adelto Gonçalves

Com 16 textos extremamente ricos em pesquisas, obra traça o percurso histórico da capital de Goiás                         

                                                           I

                Uma profunda reflexão sobre a história de Goiânia é o que o leitor vai encontrar em Goiânia, 90 Anos (Coleção Goiás +300, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás – IHGG), obra lançada em 2024 dentro do programa de comemoração dos 90 anos de existência da cidade e que reúne 16 textos apresentados durante simpósio realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023, nas dependências do IHGG, por historiadores, professores universitários, ativistas culturais e técnicos em planejamento. A primeira parte do livro aborda aspectos históricos, enquanto a segunda apresenta artigos que tratam de temas relacionados ao urbanismo e à arquitetura, ficando a terceira seção reservada à discussão de elementos culturais e estéticos.

Continuar a ler

António Costa e a relação com os EUA: “Num momento de guerra militar, abrir uma guerra comercial é deitar gasolina sobre o fogo”, 29-11-2024, in Jornal Expresso

No dia em que recebe das mãos de Charles Michel o testemunho da presidência do Conselho Europeu (domingo é a data oficial do início de funções), António Costa concede uma entrevista ao “Público” em que aborda os principais desafios da União Europeia, com destaque para a situação na Ucrânia e a relação com o futuro Presidente norte-americano, Donald Trump, que é preciso “ouvir”.

“Num momento de guerra militar, abrir uma guerra comercial é, seguramente, deitar gasolina sobre o fogo”, afirma, referindo-se à intenção de Trump de aumentar as tarifas alfandegárias para os produtos europeus, de forma a reduzir o défice comercial americano face aos 27.

Centeno fala de um período de incerteza na economia portuguesa, 26-11-2024

O governador do Banco de Portugal diz que a Europa está estagnada e esse é o preço a pagar para combater a inflação.

Numa conferência, em Lisboa, onde se discutiu o setor bancário, Mário Centeno falou de um período de incerteza na economia portuguesa face aos sucessivos períodos de desaceleração, este ano.

Jeffrey Sachs Interviews – Geopolitics in Crisis, 24/11/2024

Jeffrey Sachs is a well-known American economist, academic, and public policy analyst who has made significant contributions to the fields of sustainable development and economic development. He has held various prestigious positions throughout his career, including serving as the director of The Earth Institute at Columbia University and as a special advisor to the United Nations Secretary-General on the Millennium Development Goals. Sachs has authored numerous books and articles on topics related to economics, poverty reduction, and sustainable development.

Algeria Shocks the World, Humiliates USA At UNSC ! | “LIVING IN PEACE MUST BE A WORLDWIDE DESIGN.” (vcs)

21/11/2024 | The United States has exercised its veto power at the United Nations Security Council (UNSC) to block a resolution calling for an “immediate, unconditional, and permanent” ceasefire in the Gaza Strip, amidst Israel’s ongoing bombardment of the Palestinian territory.

Terminar com todas as guerras deveria ser a principal preocupação, objectivo e empenhamento de todos os Países daTerra. Erradicar a crueldade entre os humanos tem de ser um IMPERATIVO MUNDIAL. Sob o patrocínio da ONU, impondo mesmo essa decisão aos 5 Membros Permanentes do Conselho de Segurança desta Organização Mundial. VIVER EM PAZ DEVE SER UM DESÍGNIO MUNDIAL.

Ending all wars should be the main concern, objective and commitment of all Countries on Earth. Eradicating cruelty among humans has to be a WORLDWIDE IMPERATIVE. Under the sponsorship of the UN, including imposing this decision on the 5 Permanent Members of the Security Council of this World Organization. LIVING IN PEACE MUST BE A WORLDWIDE DESIGN.

António José Seguro, a primeira grande entrevista na CNN Portugal: a candidatura à Presidência, a mágoa que não tem de Costa e a vida política que não passa pelo PS | História de CNN Portugal, 22-11-2024

Bem-vindo de volta. E bem-vindos também a esta universidade. Vamos começar exatamente por aí, a pergunta é essencial. Estamos num local onde dedicou muito tempo nestes últimos dez anos, desde que abandonou a vida política, mas dez anos depois aqui está, de volta, para quebrar um longo silêncio. Porque é que regressa e porque é que regressa agora?

Bem, como se recordam, há dez anos eu cumpri a minha palavra, afastei-me da vida política e fui à minha vida. Regressei à universidade para dar aulas, conclui o meu mestrado, estou na fase final do meu doutoramento e também, simultaneamente, lancei-me, enfim, não direi na vida empresarial, mas criando microempresas na área da alimentação, na área do turismo e também na agricultura. Vejam lá as voltas que a vida dá, portanto, produzindo hoje vinho e azeite. E depois também há uma segunda razão. Eu considero que o meu sucessor na liderança do Partido Socialista devia ter todas as condições e todo o espaço para afirmar a sua alternativa, o seu projeto político, sem constrangimentos e, portanto, esse foi também o meu contributo para a união e a unidade do Partido Socialista.

Continuar a ler

Beethoven: Symphony No. 9 | Daniel Barenboim & the West-Eastern Divan Orchestra (complete symphony)

31/12/2020 | The West-Eastern Divan Orchestra conducted by Daniel Barenboim performs Beethoven’s Ninth Symphony at the Berlin Philharmonic. It’s supported by singers Angela Denoke, Waltraud Meier, Burkhard Fritz and René Pape. The West-Eastern Divan Orchestra is a very special ensemble: It is made up of young Israeli and Arab musicians and is campaigning for a peaceful solution to the Middle East conflict.

Why Nietzsche Was Right About Everything

16/10/2024 | Get ready for an exhilarating ride! In this video, we’re diving deep into Friedrich Nietzsche’s groundbreaking philosophy of the Overman (Übermensch) and exploring the thrilling concept of self-overcoming. Discover the secrets to becoming your true self and conquering life’s obstacles. We’ll also tackle Nietzsche’s thoughts on Nihilism, uncovering meaning, and striving for greatness beyond societal rules (Beyond Good and Evil). Whether you’re after inspiration or motivation, this adventure will guide you to mastering yourself and achieving the extraordinary. So, gear up to explore the path to the Übermensch and unlock your potential!💡👊

Rússia responsabiliza a NATO por qualquer ataque ucraniano com mísseis dos EUA, CNN Portugal, 18-11-2024

Se a Ucrânia atacar solo russo com mísseis de longo alcance dos Estados Unidos ou de outros aliados ocidentais, o Kremlin diz que não vai responsabilizar a Ucrânia por isso mas sim os países em que essas armas foram desenvolvidas.

Continuar a ler

A Índia e a China à margem da conferência dos BRICS, por Carlos Matos Gomes

Um artigo do jornalista António Caeiro, correspondente da Lusa durante longos anos em Pequim, «China — Índia, a hora do degelo», refere o “pormenor” de, pela primeira vez em cinco anos, os líderes da China e da Índia se terem encontrado e que esse encontro ocorreu em Kazan, na Rússia, enterrando o machado de guerra que ensombrava as relações entre os dois países mais populosos do planeta.

Continuar a ler

Novembro, in Mural de “Francisco Seixas da Costa”/Facebook, 16 Novembro 2024

Rodrigo de Sousa e Castro, subscritor do Documento dos Nove, foi um dos “vencedores” do 25 de novembro, tal como Vasco Lourenço, presidente da “Associação 25 de Abril”, organização que não vai estar presente na cerimónia que a Assembleia da República vai fazer no próximo dia 25.

Com a indiscutível autoridade que a sua posição em 1975 lhe concede, escreveu no Twitter esta síntese brilhante, que vale a pena ler :

“O VI governo, que vigorou antes (desde setembro de 1975) e após o 25 de novembro até ao I governo constitucional (julho de 1976), tinha elementos do PS, PPD/PSD e PCP e ainda militares e independentes. 

A Constituinte manteve-se exactamente na mesma, antes e depois do 25N. 

Continuar a ler

11. Frases Matinais – Citando Charles Bukowski

(Photo by Ulf Andersen/Getty Images)

“A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer às ordens.” |   Charles Bukowski

“O Inferno são as pessoas.” |  Charles Bukowski

Fonte: https://citacoes.in/autores/charles-bukowski/

O livro de poemas ALUCILÂMNAS que referencia Sylvia Plath, de Silas Corrêa Leite, premiado na UBE-União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro

“Temo somente uma coisa, não ser digno do meu tormento.” Fiódor Dostoiévski/Eu pertenço a momentos rápidos e fúteis de sentimentos intensos. Sim, pertenço a momentos. Não para as pessoas. Virgínia Woolf./Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo. Michel Foucault./

A sede da UBE-RJ a cada dois anos escolhe livros de qualidade técnico-editorial de renome para serem premiados, em confraternização que acontece na cidade maravilhosa. Entre os escolhidos para o biênio 2023/2024 está o livro ALUCILMNAS de Silas Correa Leite, que evoca, homenageia, referencia e reverbera e em tese continua a singular e portentosa obra da poeta norte-americana Sylvia Plath.

Continuar a ler

Temas e Debates | À boleia de Michael Wood pela China, seguindo o trilho da vida e da obra do poeta Du Fu

«A vida de Du Fu, no auge da sua criatividade, foi passada como um refugiado na estrada, deslocando-se de um lugar para outro», escreve Michael Wood na introdução do livro e conta que foi no outono de 2019 que partiu em viagem seguindo os passos que o poeta deu. O autor passou por vários locais e confessa que descobriu não só a história deste, como uma China antiga.

A carreira de Du Fu (712-770), o maior poeta da China, coincidiu com períodos de fome, guerra e migração interna, mas a sua visão filosófica secular, aliada à sua empatia com as pessoas comuns, transformou-o na voz do povo chinês. A amizade, a família, a beleza da natureza, o amor e o sofrimento humano são alguns dos temas da sua obra e que se caracterizam pela abrangência e intemporalidade, tocam todas as pessoas e todas as épocas, tanto agora como há quase 1300 anos. No livro é possível ler algumas passagens da sua poesia.

«Há Shakespeare, há Dante e há Du Fu: estes são poetas que criaram os próprios valores pelos quais a poesia é julgada; eles definiram o vocabulário emocional da sua cultura», constatou Stephen Owen, o tradutor americano do poeta. Para a edição nacional a tradução foi feita por Magda Barbeita, docente do Instituto Camões na Universidade de Comunicação da China e responsável pelo Centro de Língua Portuguesa de Pequim desde 2019.

Este livro acompanha o filme da BBC Du Fu: China’s Greatest Poet, criado por Michael Wood e com Sir Ian McKellen na leitura de poemas de Du Fu.  | A obra chega às livrarias a 14 de novembro

Germany’s Scholz urges Putin to end Ukraine war during first call in 2 years, in “politico.eu”

November 15, 2024 3:54 pm CET | By Nette Nöstlinger and Veronika Melkozerova

Volodymyr Zelenskyy had warned the German chancellor that engaging with Russia’s president could be counterproductive, an official in Kyiv told POLITICO.

BERLIN — German Chancellor Olaf Scholz urged Russian President Vladimir Putin in a conversation Friday to “end” his war on Ukraine and to “withdraw troops.”

The conversation, which took place over the phone, lasted for about an hour and constituted the first direct exchange between the two leaders in nearly two years, according to German media reports.

Continuar a ler

Associação 25 de Abril recusa convite para sessão solene do 25 de Novembro, por José Pedro Santos, in LUSA, 15-11-2024

Lisboa, 15 nov 2024 (Lusa) – A Associação 25 de Abril recusou o convite do presidente da Assembleia da República para assistir à sessão comemorativa do 25 de Novembro no parlamento por considerar que representa uma “clara deturpação dos acontecimentos vividos” na caminhada do MFA.

“A História não pode ser deturpada. Nós, os principais responsáveis pela consumação do 25 de Abril, com a aprovação da Constituição da República, não o permitiremos!”, salienta-se numa nota da Associação 25 de Abril, com data de quinta-feira, assinada pelo seu presidente, Vasco Lourenço.

Para a associação, a decisão dos deputados de comemorar apenas o 25 de Novembro, além da Revolução dos Cravos, “provoca uma enorme e clara deturpação dos acontecimentos vividos na caminhada para o cumprimento do Programa do MFA”.

Continuar a ler

Morreu Celeste Caeiro, a mulher que deu cor de cravo ao 25 de Abril, por Anabela Sousa Dantas, in Notícias ao Minuto, 15-11-2024

Celeste Caeiro foi a mulher que, a dia 25 de Abril de 1974, distribuiu cravos pelos militares que davam o passo derradeiro da Revolução. Morreu hoje aos 91 anos de idade.

Morreu esta sexta-feira, aos 91 anos de idade, Celeste Caeiro, a mulher que se eternizou no dia 25 de Abril de 1974 ao distribuir cravos pelos militares – um ato que acabou por se tornar símbolo da Revolução.

Continuar a ler

Polónia critica Zelensky por querer envolver outros países na guerra, por Paulo Alves Nogueira, in Lusa, 15-11-2024

O ministro da Defesa Kosiniak-Kamysz disse que, enquanto ministro da Defesa, o limite do apoio à Ucrânia “é a segurança da Polónia”.

Varsóvia, 15 nov 2024 (Lusa) – O ministro da Defesa polaco, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, criticou hoje o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por querer envolver diretamente outros países na guerra com a Rússia.

“Não se pode dizer que a Polónia não esteja a fazer tudo o que pode, a Polónia fez e continua a fazer tudo o que pode”, disse o ministro, em entrevista à TVN24.

Continuar a ler

“Estamos destruindo o planeta em benefício só de uma minoria”, afirma Ladislau Dowbor

30/04/2020 | “O sistema neoliberal durou 40 anos e não funciona”, afirma o economista Ladislau Dowbor. Questionado sobre se existe saída para essa crise dentro do capitalismo, Dowbor diz que “o que a gente está criando não é mais capitalismo. É um novo modo de produção, uma coisa realmente nova”. Em entrevista concedida ao Brasil de Fato antes do início da pandemia de coronavírus, o professor da PUC-SP fala sobre concentração de renda, financeirização e a paralisação da economia pela falta de investimentos, já que os mais ricos preferem comprar papéis do que investir em produção. Confira!

Entre a mentira e o logro, por Carlos Matos Gomes

Uma eleição livre e justa é possível num regime de mentira e de canalhas, de pós-verdade?

Nós, a multidão, passámos estes últimos anos a ser bombardeados com um novo léxico político: “desinformação”, “fakenews”, “nova normalidade”, “intrusão”.

A relação dos seres gregários funda-se na confiança. É assim num formigueiro, numa colmeia, numa alcateia, numa tribo, numa formação militar, num gangue. Na constituição de equipas para operações especiais uma das perguntas aos candidatos era: quem escolhias para te acompanhar na travessia de um rio perigoso? Isto é, em quem confias.

Continuar a ler

“De quel isolement parlez-vous ?”, Les Frères Karamazov de Fiódor Dostoievski, (Nascido a 11 de Novembro de 1821, Moscovo)

Retirado do Facebook | Mural de Maria Teresa Carrapato

– De quel isolement parlez-vous ?

– De l’isolement dans lequel vivent les hommes, en notre siècle tout particulièrement, et qui se manifeste dans tous les domaines. Ce règne-là n’a pas encore pris fin et il n’a même pas atteint son apogée.

A l’heure actuelle, chacun s’efforce de goûter la plénitude de la vie en s’éloignant de ses semblables et en recherchant son bonheur individuel. Mais ces efforts, loin d’aboutir à une plénitude de vie, ne mènent qu’à l’anéantissement total de l’âme, à une sorte de suicide moral par un isolement étouffant. A notre époque, la société s’est décomposée en individus, qui vivent chacun dans leur tanière comme des bêtes, se fuient les uns les autres et ne songent qu’à se cacher mutuellement leurs richesses.

Continuar a ler

EDITORIAL – A EUROPA, DO ATLÂNTICO AOS URAIS | CHARLES DE GAULLE, in “A Viagem dos Argonautas”, 26 de Dezembro de 2013

O general De Gaule não era propriamente um progressista, pelo menos na acepção que habitualmente se costuma atribuir à palavra. Contudo, tem de se reconhecer que ele tinha uma visão bastante clara do mundo, e ideias para o futuro.

No que habitualmente se designa por temas sociais, naquelas questões que hoje se designam por fraturantes, provavelmente optaria muitas vezes por posições próximas das assumidas pelos conservadores, mas o facto é que ele, em alturas chave, tomou posições importantes. Basta recordar a sua posição durante a Segunda Guerra Mundial, diametralmente oposta à de Pétain, ou em relação à guerra da Argélia, que condenou sem rebuço. Em relação à Europa, promoveu a reconciliação entre a França e a Alemanha, e preconizou indubitavelmente a aproximação à Rússia, que na altura encabeçava a URSS.

Continuar a ler

Zelensky’s Nightmare: Trump’s Plan Allows Russia to Keep Ukrainian Territory? | Times Now World, 09-11-2024

09/11/2024 US President Elections 2024 | With Donald Trump back in the White House, Ukrainian President Volodymyr Zelensky faces a new reality as U.S. foreign policy shifts dramatically. Trump’s proposed peace plan calls for an 800-mile demilitarized zone between Russia and Ukraine, patrolled solely by European forces, while allowing Russia to keep its territorial gains.

The plan also includes a 20-year freeze on Ukraine’s NATO ambitions, leaving Europe to bear the financial and military responsibility for the buffer zone. Russian officials have praised the shift, suggesting it’s time for the West to negotiate, while Zelensky warns that concessions to Moscow would be “suicidal for Europe.” As Trump’s “America First” approach pressures Europe to take the lead, Ukraine’s allies now face tough decisions that could reshape the future of Eastern European security.

Do ‘Relatório Draghi’, por António Rebelo de Sousa, 09-11-2024, in DN

Relatório Draghi constitui um documento de reflexão sobre a Europa de hoje e o futuro que se pretende para a Europa de amanhã.

Começa por um bom diagnóstico da situação de partida, concentrando-se, de seguida, no objectivo de redução do gap na inovação e no crescimento em relação aos EUA e à China, num Plano Conjunto para a Descarbonização e para a Competitividade, na indispensabilidade de se aumentar a segurança e reduzir dependências, na questão crucial do financiamento do investimento na Europa e no reforço da Governança Europeia.

Continuar a ler

A lição de Eça sobre a América, por Viriato Soromenho-Marques, 09-11-2024, in DN

Em 1866 fundeava no Tejo o couraçado de duas torres blindadas USS Miantonomah, comandado pelo almirante John Colt Beaumont. A sua missão era a de levar uma mensagem de saudações do presidente Andrew Johnson ao czar Alexandre II. No ano seguinte, os EUA comprariam à Rússia o vasto território do Alasca pela módica quantia de 7,2 milhões de dólares.

Este acontecimento inspirou ao jovem Eça de Queiroz a escrita de um breve artigo, tendo o nome do navio como título, publicado na Gazeta de Portugal, em 2 de dezembro desse ano. São de Eça algumas das mais profundas meditações sobre a América efetuadas em língua portuguesa. Elas foram, para mim, uma espécie de boia salva-vidas na corrente impetuosa de disparates que submergiram os canais televisivos na noite eleitoral da esmagadora vitória de Trump nas eleições norte-americanas.

Continuar a ler

Principais declarações do discurso do Presidente Vladimir Putin, 08-11-2024

Retirado do Facebook | Mural de Tita Alvarez

🇷🇺

▪️ Putin anunciou uma era de mudanças radicais e revolucionárias

▪️ Putin espera que os próximos 20 anos sejam mais difíceis

▪️ O mundo vive não apenas uma luta pelo poder, mas um choque dos próprios princípios das relações entre países e nações

▪️ Putin declarou a ameaça de a humanidade mergulhar num abismo de anarquia agressiva e na perda dos valores tradicionais

Continuar a ler

L’ALLEGORIE DE LA CAVERNE DE PLATON, écrit entre 384 et 377 avant J.C. 

Découvrez l’allégorie qui défie notre perception du monde.

Dans le livre VII de “La République”, Platon présente l’une des allégories les plus célèbres et les plus profondes de la philosophie occidentale : le mythe de la grotte. 

Ce récit n’est pas seulement un récit fascinant, mais aussi un outil puissant pour comprendre la théorie de la connaissance et la perception de la réalité, concepts centraux dans la pensée platonique.

Continuar a ler

Frases de Simone de Beauvoir

“Viver é envelhecer, nada mais.”

“Querer ser livre é também querer livres os outros.”

“O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.”

“Nada, portanto, nos limitava, nada nos definia, nada nos sujeitava, nossa ligação com o mundo, nós é que as criávamos, a liberdade era nossa própria substância.”

“Era-me mais fácil imaginar um mundo sem criador do que um criador carregado com todas as contradições do mundo.”

A humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele: ela não é considerada um ser autônomo.”

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”

“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.”

Je suis un “déterministe” | Albert Einstein

Je suis un déterministe. En tant que tel, je ne crois pas au libre arbitre. Les Juifs croient au libre arbitre. Ils croient que l’homme façonne sa propre vie. Je rejette philosophiquement cette doctrine. À cet égard, je ne suis pas juif… Je crois avec Schopenhauer : nous pouvons faire ce que nous voulons, mais nous ne pouvons que souhaiter ce que nous devons. 

Continuar a ler

CRESCENTE FÉRTIL, A TERRA DE MUITOS DEUSES, por Rogério de Paula in “Facebook”

As cosmogonias na Antiguidade refletem profundamente as identidades culturais de cada civilização, com cada povo construindo suas próprias narrativas de criação baseadas em seu contexto cultural, social e religioso. A maneira como o mundo era compreendido e explicado por cada civilização servia não só para dar sentido à existência, mas também para afirmar o papel e a identidade únicos de cada cultura no mundo.

Continuar a ler

Jeffrey Sachs: The Untold History of the Cold War, CIA Coups Around the World, and COVID’s Origin

• Estreou a 28/05/2024 • The Tucker Carlson Show Professor Jeffrey Sachs is the President of the UN Sustainable Development Solutions Network and Director of the Center for Sustainable Development at Columbia University. He is the author of many best selling books, including The End of Poverty and The Ages of Globalization. Here he is with probably the smartest and most accurate assessment of the Ukraine war, and American foreign policy more broadly, ever caught on tape.

Grandes citations de Spinoza sur le déterminisme, l’amour, l’esprit, la nature humaine (Ethique) | 04/06/2022

L’Éthique est une œuvre philosophique de Spinoza rédigée en latin entre 1661 et 1675, publiée à sa mort en 1677 et interdite l’année suivante. Il s’agit sans doute de son ouvrage le plus connu et le plus important : son influence, entre autres sur les penseurs français, va grandissant depuis les années 1930.

EM TODOS OS JARDINS | Sophia de Mello Breyner Andresen, (Nascida a 6 de Novembro de 1919)

Retirado do Facebook | Mural de Maria Teresa Carrapato

Em todos os jardins hei-de florir,

Em todos beberei a lua cheia,

Quando enfim no meu fim eu possuir

Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,

A tudo quanto existe me hei-de unir,

E o meu sangue arrasta em cada veia

Esse abraço que um dia se há-de abrir.

Então receberei no meu desejo

Todo o fogo que habita na floresta

Conhecido por mim como num beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,

A secreta abundância dessa festa

Que eu via prometida nas imagens.

Trump não é Kane, mas Trump… | Mural de Miguel Castelo Branco in Facebook, 06-11-2024

Ao acordarmos com a vitória de Trump e ao inteirar-nos da extensão daquela vitória – maioria no voto popular com mais de sete milhões de votos que Kamala, maioria no Senado e maioria na Câmara dos Representantes, maioria na eleição de governadores, maioria em praticamente todos os segmentos da sociedade americana, até entre os muçulmanos, os latinos e os jovens – só nos apetece rever e corrigir o fim de Citizen Kane que terminava com o epitáfio que o jornalista que investigara a ascensão e queda de Kane deixava à laia de epílogo moralista: «foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo».

Ao contrário de Kane, Trump regressou triunfante e superou tudo o que se lhe opunha, pelo que ultrapassa o roteiro das fitas mais fantasistas. Em política não se aplica a lógica formal. Em política há muitas lógicas e materiais aparentemente irreconciliáveis e incompatíveis, até divergentes e conflitantes que num dado instante convergem e conjugam, pelo que esta espantosa reviravolta verdadeiramente histórica transporta uma mudança profunda que marca o fim de uma era e anuncia o começo de uma nova.

Em política, ao contrário das escrituras, não há ressurreições. Contudo, até nesse aspecto a vitória e o regresso de Trump rompem com as previsões.

Miguel Castelo Branco

Quando Picasso foi informado de que suas pinturas não refletiam a realidade …

Quando Picasso foi informado de que suas pinturas não refletiam a realidade, ele respondeu:

“Enfim, nada do que vemos é como realmente é…

Os fotógrafos gritam … “Sorria!” antes de apertar o botão do obturador. eles dizem.

Sorria e encobre suas experiências.”

Um homem diz a Picasso:

  • Parece-me que você não tem nenhuma habilidade de pintura além de misturar cores e fazer linhas entrelaçadas…

Picasso pega o pincel e desenha um grão de trigo no chão.

Torna-se tão realista que uma galinha começa a bicar em busca de comida.

O homem, surpreso com o que viu, disse a Picasso:

  • Por que você insiste em fazer essas fotos estranhas quando pode fazer fotos tão perfeitas?

Picasso cola a resposta:

  • Porque eu não pinto meus quadros para galinhas…

O PS é herdeiro de Leon Blum e Olof Palme e não de Trótski e Lenine | Manuel Alegre | 28.01.2022 | O que é a Social-Democracia

CLICAR EM BAIXO

A convergência em alternativa ao ódio, por João Oliveira, in DN, 03-11-2024

O discurso que procura virar portugueses contra imigrantes, incitando ao ódio e ao conflito social entre quem partilha, no dia a dia, dificuldades semelhantes, não é um discurso inocente. É o discurso de quem procura impedir a convergência que pode ser construída a partir de soluções comuns para problemas também eles comuns.

Vias seguras e legais para as migrações. Rejeição das discriminações e combate à instrumentalização das migrações pelos grandes interesses económicos. Investimento em condições adequadas de integração social. Respeito pelos direitos sociais e laborais como direitos universais.

Continuar a ler