MAIS DOCUMENTOS SECRETOS REVELADOS | VAZAMENTO REAL OU CAMPANHA DE DESINFORMAÇÃO? | Fonte – Expresso e NYTimes

Novo ‘leak’. Divulgados mais documentos secretos norte-americanos sobre guerra na Ucrânia (mas também sobre terrorismo). Desinformação?

Fonte – Expresso e NYTimes

Depois de o New York Times ter noticiado que documentos classificados com os planos dos EUA e da NATO para fortalecer as forças ucranianas terem sido divulgados online (aparentemente desde março), o mesmo jornal dá agora conta de que um novo lote de documentos classificados, que parecem detalhar os planos de segurança nacional dos EUA em relação à Ucrânia, mas também ao Médio Oriente e à China (e em relação a ameaças terroristas), também foi publicado esta sexta-feira em redes sociais como o Twitter.

A revelação está a causar preocupação junto do Pentágono e está a pôr a administração Biden em alerta depois de as primeiras revelações do “leak” terem apanhado a Casa Branca desprevenida. Segundo o New York Times, o ‘leak’ pode ser bem maior do que se estimava, com analistas a falarem já em mais de uma centena de documentos divulgados, que podem pôr em risco os serviços de inteligência dos chamados “Cinco Olhos” que partilham serviços de informação e inteligência: os EUA, o Reino Unido, a Austrália, a Nova Zelândia e o Canadá.

Os novos documentos surgem apenas um dia depois de uma primeira leva de documentos classificados ter sido encontrada online, incluindo um documento sobre os alegados problemas de defesa aérea das forças ucranianas. Segundo o mesmo jornal, um desses documentos estava mesmo classificado não só como “secreto” mas também com “NoForn”, o que significa que não deveria ser partilhado com países estrangeiros.

Além dos planos de guerra ucranianos, os documentos classificados que estão a ser publicados online incluem também documentos sensíveis relacionados com terrorismo, o Médio Oriente e a China.

Em causa pode estar uma estratégia de desinformação, mas ninguém ter certezas, para já, da origem dos ‘leaks’. Na sexta-feira, blogs russos foram sugerindo que se tratava de mera estratégia de desinformação do outro lado para influenciar a ofensiva ucraniana que está a tentar recuperar terreno no leste e sul do país, mas o mesmo vale para o outro lado, que acredita poder tratar-se de uma manobra russa para desacreditar essa mesma contra-ofensiva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.