Leonardo da Vinci | 15 de abril de 1452 | in Conoce

Leonardo di ser Piero | Nasce em Vinci, Florença.| Mais conhecido como Leonardo da Vinci

Um dia como hoje, mas há 571 anos, nasce em Vinci, localidade de Florença, Grão-Ducado da Toscana, o grande artista, pensador e investigador que, pela sua insaciável curiosidade e genial polifacetado, representa o modelo do sábio renascentista.

Filho de um advogado florentino, que não lhe permitiu conhecer a mãe, uma modesta camponesa.

Formou-se como artista em Florença, mas grande parte da sua carreira desenvolveu-se em outras cidades como Milão, sob o patrocínio do Duque Ludovico Sforza, chamado Moro, ou Roma, onde trabalhou para Julio de Médicis.

Na peça pictórica destacou-se com muitos quadros, entre os quais se destacam:

– A Anunciação

– A Virgem das Rochas

– A Santa Ceia

– A Virgem e Santa Ana.

– A Adoração dos Magos

– O retrato de Genebra Benzi.

O mais famoso é sem dúvida La Mona Lisa ou La Gioconda, retrato que teve aparentemente como modelo Mona (abreviatura de Madonna) Lisa Gherardini, esposa de Francisco Giocondo.

De acordo com o seu critério, não deveria haver separação entre arte e ciência, como não houve nas suas pesquisas, dirigidas de forma preferencial para temas como a anatomia humana (avançando no conhecimento dos músculos, do olho ou da circulação do sangue), zoologia (com especial atenção aos mecanismos de voo de aves e insetos), geologia (com observações claras sobre a origem dos fósseis), a astronomia (terreno onde o Galileo foi antecipado ao defender que a Terra era apenas um planeta do Sistema Solar), física ou engenharia.

Neste último terreno foi onde ficou mais evidente o seu talento de precursor no julgamento das gerações posteriores, pois Leonardo concebeu uma multidão de máquinas que não deu a conhecer entre os seus contemporâneos e que a técnica acabou por transformar em realidade séculos mais tarde:

– Aparelhos de navegação

– Submarinos

– Sino de mergulho

– Salva-vidas

– Máquinas voadoras

– Pára-quedas

– Helicópteros

– Asas para fazer um homem voar.

– Máquinas de guerra

– Ponte portátil

-Carro de combate (semelhante ao do século XX)

– Trabalhos de engenharia civil

-Canalizações de água

– Casas pré-fabricadas

– Ferramentas

– Máquinas de tipo industrial

-Filadora

– Laminadora

-Querido

– Corta parafusos

-Fortificações

– E um longo etc…

No entanto, o génio de Leonardo encaminhou-o para tal número de objetivos diferentes que mal exerceu influência sobre a marcha dos diferentes campos que tocou, embora tenha tido um grande prestígio pessoal, que permaneceu até hoje.

Muitos dos projetos que empreendeu ficaram “meias” quando outros novos atraíram o seu interesse; e, no que diz respeito às invenções, limitou-se a conceber ideias úteis, mas não se esforçou para traçá-las em modelos viáveis que pudessem funcionar, pelo que a maioria das suas pesquisas foram especulações teóricas. sem consequências práticas.

Nelas se concentrou a partir de 1516 quando, com as mãos afectadas por uma paralisia, passou a viver em França sob a proteção de Francisco I Rei da França de 1 de janeiro de 1515 a 31 de março de 1547.

Em 23 de abril de 1519, Leonardo, doente há vários meses, redigiu o seu testamento perante um notário de Amboise.

Pediu um padre para se confessar e receber a extrema unção, morreu em 2 de maio de 1519 em Cloux, França aos 67 anos.

in Conoce

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.