A Festa do Livro em Belém é uma iniciativa do Presidente da República para promover obras e autores de língua portuguesa. A edição deste ano conta novamente com a organização da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a parceria das Bibliotecas Municipais de Lisboa. Participam 68 editoras com 122 bancas, que representam um total de 253 marcas editoriais.
ENTRADA LIVRE pelo Museu da Presidência da República ou pelo Jardim Botânico Tropical.
Marcelo Rebelo de Sousa disse que nunca alimentou a “russofobia”, referindo que é um “disparate total” aquilo a que se assistiu quanto à marginalização da história e cultura russa. A intervenção, transmitida pela RTP3, foi feita na universidade de Verão do PSD em Castelo de Vide, Portalegre.
“Independentemente daquilo que se pense sobre a guerra, é um disparate total aquilo a que se assistiu”, de não se tocar mais compositores russos, não se passar mais filmes russos, de toda a história russa ser esquecidae de toda a cultura russa ser omitida, defendeu Marcelo.
“Isso é uma coisa sem senso, e quem pensa assim, quem reage assim, perde boa parte da sua razão quando defende a causa que quer defender. É uma forma estúpida de defender uma causa, que é realmente uma ofensa à inteligência e uma ofensa àquilo que deve ser a nossa visão do mundo”.
É a primeira de duas invasões cesarianas da Grã-Bretanha. Mas César não conseguirá, apesar das vitórias, torná-la província: terá de lidar com as revoltas na Gália continental. Somente Cláudio reduzirá a Grã-Bretanha a uma província real. César, Cláudio e mais tarde os normandos de Guilherme, o Conquistador, serão os únicos invasores bem-sucedidos da Ilha Britânica. E tanto os romanos como os normandos moldarão a cultura inglesa: embora o inglês seja uma língua germânica, a contribuição do latim e do francês será decisiva.
Há algum tempo, alguns professores de inglês tentaram reconstruir a língua inglesa original removendo qualquer contribuição do latim. O resultado foi algo extremamente distorcido do inglês tal como o conhecemos, não apenas no vocabulário, mas também na gramática e na estrutura. Sem mencionar que o primeiro grande herói britânico, Arthur, foi um comandante romano (possivelmente Aurélio Ambrósio) que derrubou os saxões. No entanto, as expedições de César à Grã-Bretanha impressionaram os contemporâneos. Naquela época, era como ir à lua.
Até Catulo, que nunca foi gentil com César, o chama de Magno naquela ocasião.
A Grã-Bretanha era uma ilha remota e selvagem, se você tivesse dito a um contemporâneo de César que aquela ilha se tornaria o centro do maior império da história, ele teria rido na sua cara.
Bruma de oro, el Occidente alumbra La ventana. El asiduo manuscrito Aguarda, ya cargado de infinito. Alguien construye a Dios en la penumbra. Un hombre engendra a Dios. Es un judío De tristes ojos y de piel cetrina; Lo lleva el tiempo como lleva el río Una hoja en el agua declina. No importa. El hechicero insiste y labra A Dios con geometría delicada; Desde su enfermedad, desde su nada, Sigue erigiendo Dios con la palabra. El mas pródigo amor le fue otorgado, El amor que no espera ser amado.
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 — Genebra, 14 de junho de 1986 foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino. Nasceu a 24 Agosto 1899 (Buenos Aires, Argentina), Morreu em 14 Junho 1986 (Genebra, Suíça)
Qui était Jésus ? Peut-on distinguer le Jésus de l’histoire du Jésus de la foi ? Les textes permettent-ils de faire son portrait ? Dans quel contexte politico-religieux a-t-il vécu ? Quel a été son enseignement ? Qu’est-ce qu’un messie ? Quelle idée se fait-il de l’amour ? Qui se cache derrière l’évangile de Jean ? Pour quelles raisons a-t-il été jugé et condamné ? Qui était vraiment Ponce Pilate ? L’histoire peut-elle venir à bout de tous les mystères ? Qu’est-ce que croire ?
Pour aller plus loin : – Jean-Christian Petitfils, Jésus, Fayard, 2011 – Frédéric Lenoir, Le Christ philosophe, Plon, 2007 – Frédéric Lenoir, Comment Jésus est devenu Dieu, Fayard, 2010 – Christiane Rancé, Jésus, Gallimard, 2008 – Jean Staune, Jésus l’enquête, Plon, 2022
O QUE ANDO A LER | Pedro Lima, Adjunto de Economia do Jornal Expresso.
Assume-se como “o novo livro do desassossego” e acaba de ser lançado: “Portugal: porquê o país do salário de mil euros?”, parte de um primeiro diagnóstico, feito em 2002 e organizado por Luís Valadares Tavares, Abel Mateus e Francisco Sarsfield Cabral, com o título “Reformar Portugal. 17 estratégias de mudança”. O mesmo Luís Valadares Tavares juntou-se agora a um seu ex-aluno, o também professor universitário João César das Neves, para analisar os avanços e recuos dos últimos 20 anos, sob o mote de “seis grandes ambições”: o rendimento dos trabalhadores, a desigualdade social, o planeamento das infraestruturas, a saúde, a educação e as finanças públicas.
A ideia foi identificar “seis bloqueios ao desenvolvimento”, que passam pelo Estado, pela produtividade, pela lei laboral, pela saúde, pela educação e pelo mercado de capitais, o que fazem numa conversa em que vão alternando os papéis de entrevistador e de entrevistado. É na qualidade de entrevistado que César das Neves nos recorda, logo no início, que “Portugal é um país indiscutivelmente rico” mas apesar disso “a nossa economia ainda está assolada por graves contrastes, sendo o nível de salários um dos mais gritantes”. “Assim que chegámos ao grupo de cima, apagámos a chama, danificando fortemente as nossas ambições”. Eis o ponto de partida para esta análise à economia portuguesa.
Em Estrella, David cresceu, tornando-se um rapaz de dez anos com um talento inato para o futebol e que adora jogar à bola com os amigos. O seu pai, Simón, e Bolívar, o cão, assistem habitualmente aos jogos, enquanto a mãe, Inés, trabalha numa boutique. David continua a fazer muitas perguntas, desafiando os pais e qualquer figura de autoridade que surja na sua vida. Nas aulas de dança da Academia de Música, David dança a seu bel-prazer. Recusa-se a fazer somas e não lê livro algum a não ser o Dom Quixote. Um dia, Julio Fabricante, o diretor de um orfanato, convida David e os amigos para formarem uma equipa de futebol a sério. David decide deixar Simón e Inés para ir viver com Julio no orfanato, mas passado pouco tempo sucumbe a uma misteriosa doença.
Depois de A Infância de Jesus e Jesus na Escola, J. M. Coetzee completa a sua inquietante trilogia com uma nova obra-prima, A Morte de Jesus, onde continua a explorar o significado de um mundo destituído de memória mas transbordante de perguntas. As traduções são assinadas por J. Teixeira de Aguilar.
O acrónimo BRICS, composto a partir das iniciais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, passará a partir do início de 2024, com a fórmula BRICS +, a integrar a Argentina, o Irão, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Egipto como novos membros.
Para além disso, como é sabido, algumas dezenas de outros países pretendem vir a integrar esta plataforma informal de cooperação à escala mundial.
A importância dos BRICS não tem a ver com a natureza dos regimes políticos ou dos sistemas económicos dos países que integram o grupo e que são muito diversos. E não é a pertença aos BRICS ou a ausência dela que vai alterar esse estado de coisas. Há todo um mundo que separa o Brasil da Arábia Saudita em matéria de respeito pelos direitos das mulheres, assim como não há comparação entre a orientação política e ideológica do Partido Comunista que dirige o Estado Chinês e do partido de direita que governa a Índia. A questão não é essa e não é essa a lógica dos BRICS.
Maria Olívia Raposo e Dulce Martins Alves residem em Minde, concelho de Alcanena, e pertencem a duas das famílias homenageadas por terem acolhido crianças austríacas durante o período da 2ª Guerra Mundial. Maria Olívia Raposo ainda mantém contacto com Teresa, uma das poucas crianças refugiadas que esteve na freguesia e que ainda está viva.
O dia 14 de Agosto de 2023 marca a inauguração do Jardim Alto do Pina, em Minde, mas vai ficar na memória de todos pela emoção vivida durante a cerimónia de homenagem às famílias residentes naquela freguesia do concelho de Alcanena que acolheram crianças refugiadas austríacas da 2ª Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. O MIRANTE marcou presença na cerimónia e conversou com Maria Olívia Raposo e Dulce Alves, de 95 e 84 anos, respectivamente, filhas de dois casais que acolheram, durante mais de meio ano, duas meninas de nove anos. À época Dulce tinha 12 anos e Maria Raposo estava perto de completar 20 anos.
“Precisamos de ser lúcidos, sem sermos excessivamente pessimistas”, defendeu Macron.E perguntamos nós (eu) »»»»»» e que tal convidar a Federação Russa a fazer parte da Europa? Custa-vos assim tanto ser inteligentes e convidar o País que nos libertou do nazismo em 1945?Lembra-se do que dizia constantemente o grande Charles De Gaulle, que combateu também o nazismo com toda a coragem e firmeza? Ou já esqueceu? EUROPA DO ATLÂNTICO AOS URAIS, mais uma vez, bolas!
O Presidente francês, Emmanuel Macron, alertou hoje para o “risco de enfraquecimento” da Europa e do Ocidente no atual contexto internacional com a emergência de “novas grandes potências”.
Num discurso perante os embaixadores franceses reunidos em Paris, Macron reconheceu que o contexto internacional endureceu e “está a tornar-se mais complicado”.
O novo contexto “corre o risco de enfraquecer o Ocidente e a nossa Europa em particular”, afirmou, citado pela agência francesa AFP.
No ano 551 antes de Cristo, a 27 de agosto, nasce o filósofo chinês Confúcio, que desenhou os caminhos da ética. É o autor de um princípio partilhado na atualidade: “Não faças aos outros o que não gostas que façam a ti mesmo”.
Confúcio foi um filósofo e pensador chinês, cujo pensamento sublinhava a moralidade, procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam relevo na China, perante outras doutrinas da Dinastia Han. De acordo com os princípios de Confúcio, deveriam imperar uma lealdade familiar forte (a família deveria ser a base para um governo ideal) e a veneração e respeito para com os idosos. É da autoria de Confúcio um conhecido princípio praticado na atualidade: “Não faças aos outros o que não gostas que façam a ti mesmo”. Trata-se de uma das versões mais remotas da ética da reciprocidade.
A escola filosófica de Confúcio foi seguida pelos seus discípulos, que espalharam estes ideais pelos estudantes – mais tarde, funcionários em diversas cortes reais chinesas. O túmulo de Confúcio localiza-se em Qufu, província de Shandong, na China.
Roger Penrose e Stuart Hameroff apontam em sua complexa análise da consciência a possibilidade de que a alma permaneça além da morte de cada indivíduo. E que essa informação está, talvez, em algum lugar desconhecido, em alguma área inexplorada. Ciência, misticismo ou poesia? De tudo um pouco.
A mecânica quântica estabelece que a matéria pode estar em mais de um estado físico ao mesmo tempo – pense, por exemplo, em uma “moeda quântica”, que seria capaz de dar cara e coroa ao mesmo tempo. Esse estado “misto”, chamado de estado de superposição, é bem conhecido dos físicos, e funciona muito bem em objetos pequenos – elétrons, por exemplo. Mas sistemas físicos maiores e mais complexos – qubits, por exemplo – parecem estar em um estado físico consistente porque interagem e se “entrelaç am” com outros objetos em seu ambiente. Este entrelaçamento – há quem prefira emaranhamento – faz com que esses objetos mais complexos “decaiam” para um único estado – cara ou coroa, por exemplo. É este processo de quebra da “mágica quântica” que os físicos chamam de decoerência. A decoerência é uma espécie e ruído, ou interferência, atrapalhando as sutis inter-relações entre as partículas quânticas. Quando ela entra em cena, a partícula que estava no ponto A e no ponto B ao mesmo tempo, subitamente passa a estar no ponto A ou no ponto B.
Carmen Dell’Orefice, 92 anos de idade, é um exemplo de charme e elegância, uma verdadeira musa que inspirou os melhores artistas, fotógrafos e estilistas de todo o mundo.
Guillaume Apollinaire de Kostrowitzky nait à Rome le 26 août 1880 de père inconnu. Il est probablement le fils d’un noble officier italien dont sa jeune mère d’origine polonaise, Angelica Kostrowitzky, est la maitresse et avec qui elle aura aussi un autre enfant.
En 1887, Angelica, accro aux jeux de hasard, déménage à Monaco avec ses deux enfants. Mère négligente, elle ne s’occupe pas du tout de l’éducation de ses enfants. Guillaume, enfant à l’intelligence très vive et passionné de lecture, est placé en pension au Collège Saint Charles de Monaco. Il étudie ensuite au lycée Stanislas de Cannes et puis au lycée Masséna de Nice. C’est un élève brillant, mais pourtant il échoue au bac.
En 1900, la famille déménage à Paris. La situation économique précaire de son foyer le pousse à trouver un emploi. Il devient le précepteur d’une jeune aristocrate. Cet emploi l’amène à voyager beaucoup dans une ambiance cultivée et cosmopolite. Il commence à se consacrer à l’écriture. Il tombe amoureux de la gouvernante anglaise de la famille où il est précepteur, mais la jeune fille le rejette.
A “Ponte Arkadiko” é a ponte mais antiga da Europa que ainda está em uso hoje! Está localizado na aldeia Arkadiko do Peloponeso, Grécia! Datada da Idade do Bronze grega, construída pelos micênicos por volta de 1300 a.C., é uma das mais antigas pontes em arco ainda existentes e em uso hoje. Originalmente, foi construído para ligar a antiga cidade de Epidauros a Micenas e, portanto, fazia parte de uma rede rodoviária militar.
Seis décadas depois, o movimento pelos direitos civis continua em vigor face aos sucessos casos de brutalidade policial contra afroamericanos e às tentativas dos conservadores para minar a participação eleitoral da população negra.
A manifestação teve início com uma série ativistas e políticos nas escadas do Memorial Abraham Lincoln, o mesmo loca onde Luther King proferiu as suas aclamadas palavras em 28 de agosto de 1963, para logo passar por parte da capital norte-americana.
Presidente da República, Governo, Assembleia da República, Associação Nacional de Municípios, Ordem dos Arquitetos e Ordem dos Engenheiros.
Sugere-se uma colaboração estreita entre todas as Entidades referidas. Certamente que serão encontradas boas soluções, de execução rápida e grande eficácia. O País necessita de boas leis e regulamentos para tão magno e vital problema do País. Todas as classes sociais têm direito a habitação.É um desígnio nacional, sendo profundamente injusto e imoral não tornar acessível a habitação a todos os portugueses.
Citamos Augusto Santos Silva,Presidente da Assembleia da República; “atenção aos jovens e às políticas públicas”!
Lisboa, 27 de Agosto de 2023
Vítor Coelho da Silva, Engº Civil
Membro Sénior nº 13934 da Ordem dos Engenheiros.
FIM DA NOSSA INTERVENÇÃO | 2023/06/22 »»» 2023/08/27
À medida que se torna cada vez mais difícil negar o que está a acontecer no campo de batalha na Ucrânia – uma guerra opressiva com centenas de milhares de vítimas- os meios de comunicação social continuam a apresentar uma imagem da guerra destinada a manter o apoio do público, caso o seu entusiasmo por esta última aventura americana no exterior comece a diminuir face às longas e difíceis realidades realidades.
Em junho, o Atlantic publicou uma reportagem de capa de Anne Applebaum e Jeffery Goldberg que afirmava que “O futuro do mundo democrático será determinado pela capacidade dos militares ucranianos de romper o impasse com a Rússia e empurrar o país para trás – talvez até mesmo para fora da Crimeia.”
Em 12 de julho, o colunista de opinião do New York Times, Nicolas Kristof, informou o(s) seu(s) leitor(es) que “Os ucranianos estão se sacrificando por nós. São eles que nos fazem um favor, ao degradarem os militares russos e ao reduzirem o risco de uma guerra na Europa que custaria a vida das nossas tropas.”
Duas mulheres, de uma a mão, de outra a voz. Será que juntando-as dá uma crónica?
Nenhum corpo suporta tanta despesa. É o que qualquer um dirá de Marilyn Monroe por pouco que saiba da atribulada vida dela. Mas não, a frase disse-a eu, em 1980, se bem sei, a propósito da actriz Manuela de Freitas. Ora não é de frases que quero falar, mas sim da mão que nos ajuda quando nada nos promete pão, vinho e rosas.
Ouçam a voz de Ella Fitzgerald. Vinha lá do peito, cristalina como se no peito tivesse uma fonte, embrulhava redonda as palavras numa dicção angelina, tinha ritmo e melodia, ousando improvisos a que nem a agilidade de um Ulisses serve de analogia. E agora vejam, Ella, a cantora negra nascida na Virgínia era amiga da alabastrina Marilyn Monroe. Exagero: mesmo a amizade tem uma génese e faz a sua peregrinação. Marilyn, no filme “Os Homens Preferem as Loiras” ia ser ainda mais loira e ia cantar. O seu agente pô-la a ouvir as canções de Ella Fitzgerald e os ouvidos da actriz apaixonaram-se pela voz dessa vasta e abundante sereia negra. Um dia, em Dezembro de 1954, Ella actuou numa daquelas espeluncas onde costumava cantar, em Los Angeles, e Marilyn veio vê-la. Foi amor à primeira vista e Ella contou a Marilyn que um dos seus sonhos era cantar no Mocambo, esse clube onde vinha jantar e dançar a fina flor de Hollywood, e onde um dia uma esposa indignada espetou um garfo de sobremesa no lóbulo da orelha de Errol Flynn, como já aqui contei.
Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade.
A pergunta não é nada retórica. Há muitos especialistas em liderança, psicologia ou mesmo ciência política que o abordaram nestes termos ou em termos semelhantes. É claro que a resposta dependerá, em grande medida, do que entendemos por “idiota perfeito” e até que ponto consideramos que os narcisistas, incluindo os narcisistas matizados ou “humildes”, se enquadram na definição.
A pergunta do título do jornal El País caiu-me na sopa das reportagens e das capas de jornais em que a trepidante visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Ucrânia surge como um fait diivers entre a saga de Trump com os tribunais e prisões dos EUA, as opiniões no vácuo de várias eminências de sucesso nos meios de manipulação sobre a morte do chefe do grupo militar Wagner, a disputa entre Elon Musk e Zuckberg, agora X e Meta, o embuste da substituição dos carros de motor a combustão por baterias elétricos para melhorar o ambiente, o despacho feito pelos governos europeus de aviões F-16, os mais modernos dos aviões obsoletos, para dar lugar à compra dos F-35, o mais caro dos obsoletos (nasceu assim) modernos, a título de apoio a Zelenski, a decisão da senhora Lagarde do BCE de subir as taxas de juro para resolver a crise da habitação, ou do chanceler alemão trocar o barato gás russo pelo caro americano e estranhar a estagnação da indústria alemã, até às pequenas coisas, as novelas do treinador do Benfica com um guarda-redes e de um administrador do Atlético de Madrid, uma empresa do ramo futebolístico, com o mais caro dos seus produtos, para não referir o beijo do chefe da Federação Espanhola de futebol a uma futebolista.
Mariana Monteiro nos apresenta e passa um breve panorama de seu novo curso INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE SPINOZA.
Doutora em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio e graduada em Direito pela PUC-Rio/UniFMU-SP.
É professora do curso de aperfeiçoamento em filosofia para o vitaliciamento e promoção na carreira de juiz da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e no curso de graduação em Direito da Universidade Gama e Souza. Professora de cursos livres de filosofia da Casa do Saber.
Konstantín Rázumov (Константин Разумов) (Moscú 1974), es un pintor ruso de tendencia realista – impresionista, inicia sus estudios arte y pintura en el estudio Ilyá Glazunov en la Academia de Bellas Artes de Moscu.
Sus obras se caracterizan por la combinación de técnica del realismo y el impresionismo, en la cual presenta una diversidad de temas entre los cuales de puede apreciar desde los desnudos a los paisajes. Sus colores brillantes, la suavidad de la piel en sus desnudos, las características expresivas de sus personajes distinguen en sus pinturas. Razúmov es fiel a principios de impresionismo, sin embargo, añade algunos toques modernos, que son más evidentes en sus desnudos hermosos encantadores, suaves y sensuales.
Entre sus obras destacan: Arabian dance, The concert for my mother, Bonjour, Concert dans la salle de Piotr Ilitch Tchaïkovski, Elégante allongée en négligé, Dans la loge, Le repos, Les petits voiliers, Le ruban rouge, Children fishing, Elégante au châle rouge.
Irão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Argentina, são os países convidados a integrar o grupo de economias emergentes, cuja cimeira decorrerá no próximo ano na Rússia, segundo anunciou Putin
O grupo de economias emergentes BRICS (Brasíl, Rússia, Índia, China e África do Sul) devem convidar quinta-feira pelo menos cinco novos países para integrar o bloco no próximo ano na Rússia, avançou hoje em Joanesburgo fonte do Governo brasileiro.
A fonte governamental, que participa nas negociações na capital económica sul-africana, avançou que os líderes do bloco acordaram na cimeira que decorre até quinta-feira convidar Irão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Argentina, este último por insistência do Brasil.
É muito bela esta mulher desconhecida que me olha longamente e repetidas vezes se interessa pelo meu nome
Eu não sei mas nos curtos instantes de uma manhã ela percorreu ásperas florestas estações mais longas que as nossas a imposição temível do que desaparece e se pergunta tantas vezes o meu nome é porque no corpo que pensa aquela luta arcaica, desmedida se cravou: um esquecimento magnífico repara a ferida irreparável do doce amor.
Born in Moscow, Natalia Osipova / Наталья Осипова began formal ballet training at the age of nine. From 1996 to 2004, she studied at the Moscow State Academy of Choreography (The Bolshoi Ballet Academy). From 1995 to 2004 she trained at the Moscow State Academy of Choreography and on graduating entered the corps of the Bolshoi Ballet, where she was promoted to principal in 2010.
In 2011 she left the Bolshoi to join the Mikhailovsky Ballet as a principal. Osipova has appeared as a guest artist with companies around the world. In March 2012 she became a principal of American Ballet Theatre, where she created the title role in Alexei Ratmansky’s The Firebird.
Her awards include Golden Masks for her performances in In the Upper Room (2008) and La Sylphide (2009), Critics’ Circle National Dance Awards (Best Female Dancer, 2007, 2010 and 2014), Positano Dance Awards (Best Female Dancer, 2008 and 2011) and a Benois de la Danse Award (Best Female Dancer, 2008).
– O Presidente da República promulgou o Decreto que define os objetivos, prioridades e orientações da política criminal para o biénio de 2023-2025, em cumprimento da Lei n.º 17/2006, de 23 de maio, que aprova a Lei-Quadro da Política Criminal.
– Tendo presente a emergência da crise habitacional, que afeta, sobretudo, jovens e famílias mais vulneráveis, e começa a afetar a classe média e a necessidade do aumento da oferta de imóveis para habitação, o Presidente da República promulgou o decreto da Assembleia da República autorizando o Governo a simplificar, significativamente, os procedimentos urbanísticos e de ordenamento do território. Porém, o Presidente da República não deixará de ter presente, na futura apreciação do Decreto-Lei autorizado, a necessidade de compatibilização entre a simplificação urbanística e outros valores a preservar, como é a segurança e qualidade das edificações, a responsabilização dos intervenientes no processo de construção e o importante papel da Administração Local em matéria de habitação e de ordenamento do território. O Presidente da República espera, ainda, que o Governo, se possível, aproveite o ensejo para ponderar a reunião num único diploma de toda a legislação dispersa (imensa e, em alguns casos, contraditória), eliminando contradições e normas obsoletas e melhorando a acessibilidade da legislação do setor, num passo fundamental para a desejável simplificação urbanística. Assim, prefigurando algo que aponte para um Código da Edificação.
Diário das Beiras e Serra da Estrela, 21 Agosto, 2023
Marcelo Rebelo de Sousa vetou o diploma do Governo “Mais Habitação”, que foi aprovado pela Assembleia da República, por considerar que «confirma» os «riscos» de «irrealismo nos resultados projetados».
«O Presidente da República devolveu à Assembleia da República, sem promulgação, o Decreto que aprova medidas no âmbito da habitação», lê-se num comunicado publicado esta segunda-feira no site da Presidência. No entanto, o Chefe de Estado promulgou o decreto que autoriza o Governo a simplificar os procedimentos urbanísticos e de ordenamento do território.
Chamar hoje Velho Continente à Europa é um anacronismo. As transformações verificadas nos últimos anos originaram um admirável mundo novo, com mil encantos ainda por descobrir. Da luxuosa Riviera Basca à nova-rica Moscovo da era pós-soviética, dos históricos portos mediterrânicos da Côte D’Azur às montanhas búlgaras ou às capitais do Báltico, o viajante contemporâneo depara-se com a elegância e o charme de lugares históricos, mas descobre também novas tendências e novos mundos, onde palavras como hip, trendy ou cool são termos que caucionam a modernidade. A Casa do Mundo é um livro de apaixonadas narrativas de viagens de um escritor e repórter pasmado com o que o admirável mundo velho tem de novo .
“”Neste livro, o Tiago Salazar mostra de que matéria é feito o seu sonho de viajante. Um homem sozinho na Casa do Mundo, sem nenhuma outra profissão de fé que não a de conhecer o mundo e nele se sentir em casa.”
Qual é uma das razões porque os EUA estão a enviar tanto armamento para a Ucrânia? Seguramente não se trata de caridade cristã. O que acontece simplesmente é que três grandes multinacionais americanas compraram a Zelensky 17 milhões de hectares das férteis terras negras da Ucrânia.
Essas multinacionais são a Cargill, a Du Pont e a Monsanto (que embora formalmente seja uma empresa germano-australiana, tem capital americano). Cerca de cinco por cento das terras agrícolas da Ucrânia também foram compradas pela China.
Para se ter uma ideia aproximada de a quanto correspondem 17 milhões de hectares, basta pensar que toda a Itália tem 16,7 milhões de hectares de terras agrícolas. Ou seja, aquelas três empresas americanas compraram mais terras agrícolas aráveis na Ucrânia do que as existentes na Itália.
E quem são os acionistas dessas três empresas? Sempre os mesmos: Vanguard, Blackrock, Blackstone. Ou seja, as mesmas 3 empresas financeiras que controlam quase todos os bancos do mundo, bem como todas as grandes empresas de armamento do globo. Ou seja, têm sempre os sus lucros garantidos.
Por isso mesmo, já no período que antecedeu a eclosão da guerra na Ucrânia, houve um forte aumento dos preços das rações (Cargill e Du Pont) e dos fertilizantes (Monsanto-Bayer) – isto porque foram informadas sobre tudo o que se iria passar.
Os meios de comunicação social do ocidente divulgam e fazem a propaganda da guerra, obviamente – pois pertencem às mesmas Vanguard, Blackrock e Blackstone. E Biden quer prosseguir a guerra – porque, também obviamente, foi eleito por essa mesma poderosa tríade.
O blogue tem 37 Categorias Principais para Catalogação dos Artigos – ver coluna da esquerda no topo. Começa na ARQUITECTURA e termina na VIDEOTECA. Por sua vez, as Categorias podem ter, ou não, Sub-Categorias. Aconselhamos visitas a cada Categoria. Encontrarão milhares de artigos que foram colocados desde Dezembro de 2012.
Também na coluna da esquerda encontrarão Categorias com muitas dezenas de Endereços que merecem ser visitados. Da ARQUITECTURA | ENGENHARIA até TEATRO | CINEMA | ÓPERA | DANÇA | EXPOSIÇÕES | MÚSICA.
AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” (2019) e “Singularidades Criadoras” (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: https://www.amauriferreira.com
00:00 – Introduction – 05:29 – Le monde macroscopique – 19:00 – Plongé au cœur des atomes – 31:46 – Les particules subatomiques – 35:28 – Les quarks – 43:26 – Les leptons – 45:29 – Les bosons – 49:24 – Le modèle standard – 56:58 – Le boson de Higgs – 01:01:18 – Les mystères de la physique quantique – 01:09:44 – Théorie des cordes – 01:14:55 – La supersymétrie – 01:17:40 – Théorie quantique à boucles
A pesar de haber recibido una educación ligada a la religión judía, demostró una actitud crítica frente a estas enseñanzas y fue autodidacta en matemáticas y filosofía cartesiana, aprendiendo de las ideas y obras de Copérnico, Galileo, Kepler y Descartes.
Fue el primero en emplear lo que llamamos una visión «crítico-histórica» de la Biblia, negando que estuviera inspirada por Dios. Cuando leemos la Biblia debemos tener siempre presente la época en la fue escrita.
– A diferencia de Descartes, Spinoza no tiene una concepción dualista de la realidad. Decimos que es monista, porque reconduce toda la naturaleza y todas las circunstancias de la vida a una sola sustancia.
Baruch Spinoza, un filósofo racionalista singular | Vida La excomunión (expulsión o herem de la comunidad judía), Influencias La Filosofía de Spinoza, conceptos fundamentales
Em mais um programa sobre Grandes Pensadores, Celso Loducca recebe o Doutor em Ciências da Comunicação Clóvis de Barros Filho, que fala sobre Baruch Espinoza, filósofo do século XVII e dono de uma rica obra sobre relacionamento humano.
Filosofia e Natureza, quer investigar a nossa relação com o mundo natural. A “filosofia” do título sugere uma referência mais ampla, aludindo ao estudo de questões fundamentais sobre nossa existência. Mas o primeiro programa foca a questão do ponto de vista da filosofia stricto sensu: na visão do holandês Baruch de Espinosa e com análise do doutor e professor de filosofia Fernando Dias Andrade.
Ruth Manus é advogada e professora universitária e escreve num blogue num Jornal de S. Paulo.
E escreveu isto sobre Portugal, num texto que deve ser (é !) um orgulho lermos:
«Dentre as coisas que mais detesto, duas podem ser destacadas:
Ingratidão e pessimismo.
Sou incuravelmente grata e otimista e, comemorando quase 2 anos em Lisboa, sinto que devo a Portugal o reconhecimento de coisas incríveis que existem aqui, embora me pareça que muitos nem percebam.
Não estou dizendo que Portugal seja perfeito.
Nenhum lugar é.
Nem os portugueses são, nem os brasileiros, nem os alemães, nem ninguém.
Mas para olharmos defeitos e pontos negativos basta abrir qualquer jornal, como fazemos diariamente.
Mas acredito que Portugal tenha certas características nas quais o mundo inteiro deveria inspirar-se.
Para começo de conversa, o mundo deveria aprender a cozinhar com os portugueses.
História de Agência Lusa | CNN Portugal| 11/08/2023
António Costa salientou que “há uma grave crise nacional em termos de habitação” à qual é preciso dar resposta e defendeu que, embora haja “ene respostas possíveis”, o programa Mais Habitação “tem uma panóplia muito diversificada de intervenções dirigidas ao setor privado, cooperativo e também às autarquias e ao Estado”.
O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que o Presidente da República pode analisar o diploma sobre a habitação “com toda a serenidade” e pronunciar-se depois das férias, mas salientou que “há uma grave crise nacional” nesta área.
“Não haverá problema nenhum se [Marcelo Rebelo de Sousa] só se pronunciar sobre o diploma depois das férias. Todos nós merecemos boas férias e o senhor Presidente da República, um homem particularmente ativo, também merece descansar”, afirmou António Costa.