Para Onde Vai Portugal? – Raquel Varela

Para onde vai portugalDa autora de História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75 e A Segurança Social é Sustentável.

Qual será o rumo do País nos próximos anos? Para onde vai Portugal? O regime democrático-parlamentar sobreviverá às mudanças sociais? Que aconteceu à educação, à saúde, ao trabalho, à vida pessoal, familiar e afetiva dos portugueses para lá dos títulos dos grandes jornais depois da crise de 2008?

Raquel Varela, historiadora, traz-nos um ensaio com propostas económicas e sociais inéditas sobre a crise iniciada em 2007/8 e o rumo do País para os próximos anos, pondo em cima da mesa as várias possibilidades de progresso e decadência histórica. Uma voz surpreendente pela combinação de uma escrita escorreita e rigorosa, que com humor e ironia se propõe pensar o futuro do País.

Crítica de O Labirinto da Saudade, de Eduardo Lourenço, ou do “medo de existir” de José Gil, contrapõe-se ainda à tese dominante de um povo de brandos costumes e argumenta que a situação social e económica nunca foi tão favorável historicamente como hoje no que diz respeito às possibilidades dos setores médios e populares de mudarem o País, impulsionando o progresso social e humano e que a democracia deixe de ser meramente formal e integre todos na vida política. Ao mesmo tempo analisa as razões da incapacidade dos sindicatos de reagirem à degradação das condições de trabalho e faz uma crítica desapiedada das alternativas que os partidos atuais oferecem. Um ensaio de grande coragem intelectual.

Raquel Varela é historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, e do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projeto internacional «In the Same Boat? Ship building and ship repair workers around the World» (1950-2010). É coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Publicou na Bertrand História do PCP na Revolução dos Cravos (2011), Revolução ou Transição (2012), Quem Paga o Estado Social em Portugal? (2012), A Segurança Social é Sustentável (2013), e História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75 (2014).

mais em Raquel Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.