MACRON A TENTAR FUGIR DA VASSALAGEM AOS EUA | Francisco Salpico

MACRON A TENTAR FUGIR DA VASSALAGEM AOS EUA … FAZ BEM … para tentar manter a China como principal parceiro comercial da Europa … vamos a ver como os restantes vassalos europeus reagem … pode ser que abandonem as políticas suicidas pelas quais perderam a Rússia como principal fornecedor de energia barata, além do mais … enfim, a Europa agora está dependente da energia cara dos EUA e tudo vai ser mais difícil …

NOTÍCIA:

— Macron, contra a intromissão da Europa no confronto entre os EUA e a China —

Publicado em de abril de 2023 16:58 GMT

O presidente francês insistiu na necessidade de se distanciar do conflito entre as duas superpotências para não acabar se tornando vassalo de Washington.

Emmanuel Macron exortou a Europa a ser mais independente dos Estados Unidos para evitar ser apanhada em crises que não são suas. Em entrevista ao Politico e dois jornalistas franceses em seu avião de volta de uma visita de Estado de três dias à China, Macron enfatizou a importância da “autonomia estratégica” para a Europa e a necessidade de reduzir a dependência dos EUA de armas e energia.

Ele também sugeriu que o continente deveria se concentrar em impulsionar suas próprias indústrias de defesa, bem como reduzir sua dependência da “extraterritorialidade do dólar americano”, dada a militarização do dólar por Washington, que muitos países europeus não gostam. “Se as tensões entre as duas superpotências aumentarem, não teremos tempo nem recursos para financiar nossa autonomia estratégica e nos tornaremos vassalos”, disse ele.

“Crises que não são nossas”

Macron alertou que “o grande risco” da Europa é “ficar preso em crises que não são nossas, o que a impede de construir a sua autonomia estratégica”, acrescentando: “O paradoxo seria que, vencidos pelo pânico, acreditamos que estamos apenas fãs dos Estados Unidos.” O presidente francês também levantou: “A pergunta que os europeus devem responder é: estamos interessados ​​em acelerar [uma crise] em Taiwan? Não. O pior seria pensar que nós, europeus, devemos nos tornar seguidores nessa questão e seguir o exemplo de a agenda dos Estados Unidos e a reação exagerada da China.”

Os comentários vêm no momento em que a China está realizando grandes exercícios militares em torno da ilha de Taiwan, território que Pequim reivindica como seu e que os Estados Unidos prometeram armar e defender . Macron e o presidente chinês Xi Jinping teriam discutido Taiwan “intensivamente” durante a reunião, com Macron adotando uma abordagem mais conciliatória do que os Estados Unidos ou mesmo a União Europeia.

Segundo o Politico, o apelo do presidente francês à autonomia estratégica europeia foi recebido pelas autoridades chinesas “com entusiasmo”. Líderes partidários e teóricos em Pequim estão convencidos de que o Ocidente está em declínio e a China está em ascensão , e que o enfraquecimento das relações transatlânticas ajudará a acelerar essa tendência. “A Europa está mais disposta a aceitar um mundo em que a China se torne uma hegemonia regional”, disse Yanmei Xie, analista geopolítico da Gavekal Dragonomics. “Alguns de seus líderes até acreditam que tal ordem mundial pode ser mais vantajosa para a Europa.”

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.