História da Criança em Portugal, de Maria João Martins

Hist_Criança_Portugal_MJM

DESDE D. AFONSO HENRIQUES ATÉ AOS NOSSOS DIAS, UM OLHAR INÉDITO SOBRE A INFÂNCIA

O que tiveram em comum as infâncias de D. Afonso Henriques, Luís de Camões e dos nossos próprios avós? Na verdade, quase nada, à parte as dores associadas ao aparecimento dos primeiros dentes e as dificuldades de adaptação ao mundo. Ser criança é um estado condicionado pela sociedade e pela cultura, que variou ao longo dos séculos, ao sabor da própria História.

História da Criança em Portugal é uma viagem fascinante pela história do nosso país, desde o nascer da nacionalidade até aos nossos dias: surpreendemos as crianças nos seus jogos e brincadeiras, no quarto de vestir ou na escola, mas também na oficina, na eira, no orfanato ou no hospital.

Neste livro ficamos a saber como eram educados os reis com vista à futura governação do país, como apareceu a moda infantil, qual o papel da escola após a implantação da República ou a conhecer o lugar da criança na sociedade de consumo contemporânea.

Obra didática e rigorosa, surpreendente e divertida, História da Criança em Portugal é um trabalho inédito na historiografia nacional que não deixará nenhum leitor indiferente.

 

A AUTORA MARIA JOÃO MARTINS

Nascida em Vila Franca de Xira em 1967, tornou-se jornalista aos vinte anos, no extinto Diário de Lisboa. Durante duas décadas, foi redactora do Jornal de Letras, Artes e Ideias. Actualmente, colabora com as revistas Vogue,Máxima e UP e com o jornal brasileiro O Estado de S. Paulo. Licenciada em História e mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora universitária durante cinco anos e assinou um programa de História na RDP-Antena 2 durante dois anos. É autora de vários estudos de História, nomeadamente Divas, Santas e Demónios – Mulheres Portuguesas, O Paraíso Triste – O Quotidiano em Lisboa Durante a II Guerra Mundial e Luanda – Invenção de uma Capital. É ainda autora das novelas Escola de Validos e Como o Ar que Respiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.