Arte disruptiva – novos conceitos


A arte perfomativa rompe com os conceitos tradicionais do processo criativo, despertando novas consciências e rompendo tabus. A artista suiça Miló Moiré “dá à luz”, numa invulgar atuação ao vivo, uma pintura, expelindo do seu corpo ovos de tinta sobre uma tela. Posteriormente, a tela é dobrada ao meio e calcada pela artista, produzindo uma imagem simétrica do tipo das manchas de Rorschach.

 

Num outro género, igualmente ousado, a artista britância Millie Brown executa a sua arte perfomativa vomitando um arco-íris de leite colorido sobre o corpo da artista Lady Gaga durante a atuação desta cantora.

O corpo dessacralizado transformado em suporte primário da obra de arte.

Ana Borralho e João Galante, são as presenças portuguesas neste tipo de arte. As suas criações não deixam de ser recebidas com grande expetativa e alguma surpresa.

 

4 thoughts on “Arte disruptiva – novos conceitos

  1. Se ela estivesse a romper tabus, estaria a levar com ovos e tomates, além de insultos. Já ninguém liga a isso. As pessoas passam, olham, encolhem os ombros ou sorriem e vão-se embora, com uma anedota para contar passada num dia divertido. Além disso, a miúda é bonita e mulheres nuas é coisa que já não incomoda ninguém. Aliás, quanto mais “disruptiva” ou “disjuntiva” parecer a arte, mais se afigura agora despida de capacidade interventora. Paradoxo ou de tanto fazer por chocar o fazer chocar já se tornou uma banalidade e uma nota de integração no modelo actual da arte como deve ser? O período de glória da arte como forma de transformação de mentalidades terá acabado ou será que aquilo que os artistas fazem de “radical” é chover no molhado? A arte só intervirá de novo quando voltar agir em consonância com aspirações políticas de transformação radical da sociedade, porque a forma sem conteúdo relevante é apenas espectáculo vazio, como mais ou menos graça.

  2. Pingback: O espelho da origem | Das Culturas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s