As Criadas – de Jean Genet por ArteViva

AS Criadas AV

AS CRIADAS, de Jean Genet.
Encenação de Carina Silva. Em Cena de Novembro 2014 a Janeiro 2015

Duas criadas, uma Senhora. Duas Senhoras, uma criada. Uma Senhora que é criada, uma criada que é Senhora, ou serão duas? Uma Senhora prestes a ser assassinada pelas criadas mascaradas de Senhora. Duas criadas oprimidas, pobres, invejosas. Querem os vestidos, querem a riqueza. A vontade é alimentada pelo desespero. Duas aspirantes a Senhora.
Uma Senhora que não sabe… não saberá? Entre o “silencioso arroto do lava-loiça” e a Senhora e “a sua estola, as suas pérolas, as suas lágrimas, os seus suspiros, a sua doçura”, há máscaras, mentiras, segredos e angústias.

 

 

Sobre o autor

Jean Genet (1910-1986) nasceu em Paris, filho de uma prostituta e de pai desconhecido. Após abandonar a família adoptiva de Borgonha, passou a juventude em reformatórios e prisões, onde afirmou a sua homossexualidade.
Enquanto compunha romances e peças consagradas, criou uma mitologia pessoal marcada por escândalos, roubos e rixas. Colecionou uma sucessão de amantes, que o acompanharam pelo submundo parisiense e conquistou assim a nata intelectual europeia. Os seus primeiros trabalhos chamaram a atenção de Jean Cocteau, mas foi Jean-Paul Sartre que o tornou célebre, publicando as suas obras.
Conviveu de perto com importantes personalidades do seu tempo, entre as quais se destacam Derrida, Foucault, Moravia, Stravinski, o director de teatro Roger Blin e os líderes políticos George Pompidou e François Mitterrand.
A partir dos anos 70 até à sua morte, envolveu-se na defesa dos trabalhadores imigrantes na França, assumiu a causa dos Palestinos e envolveu-se com os líderes dos movimentos norte-americanos Black Panthers e Beatnicks.
Publicou as suas memórias no livro Diário de um Ladrão.
ArteViva_logoFicha Técnica

Autor: Jean Genet | Encenação: Carina Silva.

Interpretação: Manuela Ramos Félix, Patrocínia Cristóvão e Vanda Robalo.

Cenografia: João Pimenta | Construção e Montagem– Ricardo Nunes, João Henrique Oliveira e João Pimenta | Adereços – Manuela Ramos Félix | Figurinos – Femmes Créatives | Confecção – O Dedal-atelier de costura | Desenho de Luz – João Henrique Oliveira | Operação Técnica e Apoio Geral– Igor Angélico, Joana Matos e Marisa Conceição (Estagiários da Escola Secundária D.Pedro V) | Fotografia – Cláudio Ferreira | Design Gráfico – João Pimenta | Produção Executiva – Rita Conduto

Agradecimentos a: João Henrique Oliveira, João Oliveira Júnior, Manuela Ramos Félix, Rui Félix e a toda esta equipa fantástica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.