O Zalberto Catarino faz anos | hoje, 08 de Dezembro | Relembrando uma crónica em jeito de “Parabéns a Você” | Autor: Rudolfo Miguez Garcia

Em 27/10/2012 travou-se em Abrantes uma dura batalha contra uns lautos tachos de favas. Um dos valentes guerreiros foi o nosso amigo Zalberto Catarino, que hoje celebra o seu aniversário. Aqui fica a recordação com os desejos de muitos tachos na futura longa vida.

la-salle01-545

Nova crónica não anunciada de um almoço anunciado. “Ataque ao Tacho”

27/10/2012 – Parque de São Lourenço – Abantes, por Rudolph Miguezz

“Estamos no ano da desgraça 02, depois de PPC. Toda a Lusitânia foi há muito tempo ocupada pelo invasor oportunista e bárbaro, cujo único desiderato é possuir um tacho.

Um grupo de irredutíveis Lusitanos, oriundos da Aldeia Gaulesa de La Salle, parte para a luta. Deixam o conforto e segurança das suas paliçadas e reúnem-se na região interior da Lusitânia, em AbraAntes. A palavra de ordem é resistir ao invasor, decidida e bravamente convencidos que o modo mais radical de acabar com os tachos, é comê-los e …obrá-los!

Formados em círculo ou quadrado, táctica estratégica anti tartaruga, inventada por Mineirius Arius, a primeira grande batalha desta epopeia, deu-se por altura da primavera, e a vítima foi um tacho de favas, que depois de grande luta flatulenta, foi obrado, nas aprazíveis latrinas da Lusitânia.

A vida não é nada fácil para Astérix Vytix, Obélix Alex e amigos que apenas contam com a ajuda de uma poção mágica, vinda da quinta do Pouchão.

Trazida pelo Governador Parreirix e preparada pelo Druida Zealbertix Kat Panoramix, a poção de cor tinto forte, dá uma força sobre-humana. Elixir e aditivo ideal ajuda a rapar definitivamente os tachos. Viria a dar origem também ao Deter Gente, quando confeccionada com ervas daninhas! Todos têm direito à sua dose, “da pura”, a excepção é Obélix Alex, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção, no refeitório, quando ainda era um interno em La Salle, e daí adquiriu permanentemente a superforça.

Desde o Verão em preparação, esta batalha do Outono contra os tachos, elimina, desta vez, dois deles e algumas frigideiras menores, num combate reconhecidamente desigual, mas ao qual ao bravos Lusitanos entregam a sua alma, estomago e tripas. Ambos os tachos estão guarnecidos de bom feijão Katarino, para que a luta flatulenta seja justa e todos tenham oportunidade de asfixiar o inimigo.

A vida não será de futuro nada fácil para as guarnições de tachos dos Bárbaros, Suevos, Alanos, Muçulmanos, Gregos, Vikings, Egípcios, Castelhanos, Romanos e outros indigentes acampados com mordomias nos campos fortificados de Assembleium, Presidencium, Governum, etceteum, etceteum, etceteum, etceteum, etceteum, etceteum, etceteum.”

Desta vez formados em círculo e quadrado são heróis e protagonistas:
-Asterix Vytix, o herói minderico e o grande amigo de Obelix Alex. O seu nome é suportado pelo alvo bigode e foi baptizado na sequência da 1ª batalha das Favas! Ficou célebre a sua frase dirigida aos tachos, no auge da batalha: “Vão à fava”. Sempre em Tertúlias promove a LusitaniaNet e invade o espectro universal com bytes, megabytes e gigabytes, na sua luta incessante contra os tachos estabelecidos e na procura do melhor relacionamento entre Lusitanos.

-Obélix Alex, distribuidor de prosa e menires, “incontornável” amigo de Asterix Vytix.“ Adquiriu força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção mágica. Adora Castelos de Vide, javalis e bater em romanos e tachos. Embora o seu imponente físico não estivesse presente, esteve em espirito.

-Zealbertix Kat Panoramix, o sábio druida que aconselha Asterix Vytix, e Obelix Alex, é o único a saber preparar a poção mágica. O seu nome provém também do gaulês panoramique, e anda permanentemente a ver o panorama do Património da Humanidade e a colher “ervas” para a poção. Inventou o feijão Katarino. Nenhum lusitano conhece o mundo como ele! Séculos mais tarde só o Marius Só Ares o igualaria.

-Mineirius Arius, é o chefe da engenharia da aldeia. Lusitano de gema adoptou um nome Romano e infiltrou-se no Imperio para aprender e dominar a arte e engenho Romanos no domínio da construção de tuneis e afins. Viria a construir na Metropolis Lusitana um labirinto de tuneis chamado Metro. É o grande chefe da Ordem.

-Felicius, Gilis Man, e Conde Eço, brilhantes Físicos e Matemáticos oriundos da província Lusitana da Trama Gália, mestres na fundição e fabrico do melhor aço para os garfos, colheres e facas, destinados à luta contra os tachos.

-Idéiafix, o cão – mascote da aldeia. O seu nome provém do francês ideé fixe (idéia fixa). Foi visto a farejar no lado de fora da paliçada. Neutraliza Caius Detritus Brutus, espião enviado por Juliu Sesar Tacho para semear a discórdia entre os presentes. Quase não demos por ele! (Não houve discórdia!)

-Parreirix, Governador da Santa Casa da Miséria Corda. Fornecedor da poção mágica produzida nas parreiras das suas vinhas da ira. Viria a lançar na Lusitânia o Luso Milhões, percussor do Euro Tostões, que é o que um pobre Lusitano ganha depois de pagar Im Postos e de se cansar de jogar.

-Paulus de Souza, Senrras Loppes, Far Inha, Castrus Francus, Mi Guel Bap Tista, Jonh De Tavar, e Jonh De Agria, são Lusitanos do mais puro. Descendentes de Viriato herdaram o mais profundo da alma Lusitana, e lutam para tornar definitivamente os tachos em espécie em vias de extinção e a viver em cativeiro, em zonas protegidas e de alta segurança! (A Prisão!?)

A prosa vai longa e confesso que o meu herói de banda desenhada é mesmo Asterix. Algumas das frases parecem plagiadas e são, tal é a minha admiração! Tal como Asterix apenas receio que um dia o céu me caia em cima!
O vosso modesto cronista Rudolph Miguezz apela a novas batalhas contra os tachos. Unamo-nos em círculo ou quadrado e partamos para nova comezaina.

AbraAntes 27 de Outubro do ano 02 DPPC

Rudolph Miguezz em 1º plano…

Retirado do Facebook | Mural de Rodolfo Miguez Garcia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s