O Tempo Histórico d’ O Ano da Morte de Ricardo Reis | Professor Carlos Reis

ricardo-reisPodemos dizer que o tempo histórico d’O Ano da Morte de Ricardo Reis corresponde ao período de entre duas guerras mundiais, a de 1914-18 e a de 1939-45. Nesse tempo histórico o Estado Novo salazarista impõe-se como regime político com evidentes semelhanças com o fascismo italiano e mesmo com o nazismo alemão; ao mesmo tempo, a política do salazarismo apoia, ainda que de maneira discreta, os revoltosos que iniciaram a guerra civil espanhola.
Fala-se de tudo isto n’O Ano da Morte de Ricardo Reis. Através da ficção e de uma sua personagem atenta ao que se passa no mundo, José Saramago confirma que a literatura e o romance podem antecipar aquilo que, mais tarde, é já a história de um tempo ainda próximo de nós. Sendo Ricardo Reis quem é, a sua posição é a de alguém que observa, lê e ouve, parecendo manter-se passivo perante o tempo histórico, como se este o não afetasse. Ganham, assim, sentido duas das epígrafes do romance:
• Uma dela diz: “Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo”, primeiro verso de uma ode do próprio Ricardo Reis .
• A segunda epígrafe é um prolongamento desta: “Escolher modos de não agir foi sempre a atenção e o escrúpulo da minha vida”, palavras de Bernardo Soares, no Livro do Desassossego.


Em ambos os casos, o que se propõe é a tal passividade, sem emoção nem entusiasmo expressos. Como forma de contrariar a atitude da personagem relativamente ao seu tempo histórico, José Saramago atribui ao narrador a responsabilidade de assumir uma posição crítica, muitas vezes recorrendo a comentários irónicos. Os diálogos de Ricardo Reis com Fernando Pessoa e as perguntas que este faz reforçam aquela posição crítica.
Trata-se, então, de chamar a atenção de quem lê para a gravidade de mudanças históricas que atingem Portugal e a Europa. E assim, muitas vezes a partir de notícias dos jornais, o narrador diz-nos que o tempo histórico de Ricardo Reis se desdobra em dois planos:
• O plano nacional, que é aquele em que se assiste ao reforço do salazarismo e da figura de Salazar. É isso que é indicado por acontecimentos políticos de que o romance nos fala, num tempo português que quer dar a aparência de ser pacífico e harmonioso.
• O plano internacional, que é o dos princípios da guerra civil de Espanha e sobretudo da segunda guerra mundial. É neste plano que se destacam as figuras de Hitler e de Mussolini.
Importa, entretanto, notar o seguinte: aquela indiferença de Ricardo Reis perante o “espetáculo do mundo” tem a ver não só com a sua maneira de ser, mas também com a posição histórica da personagem, que vive num tempo que não é o nosso. Por isso insistimos na diferença entre dois tempos históricos:
• O tempo histórico da personagem, que é o de quem está a viver os acontecimentos e a tomar conhecimento do que dizem e fazem os protagonistas políticos de então (Salazar, Hitler, Mussolini, etc.).
• O tempo histórico do narrador (e de José Saramago), que é também o nosso, ou seja, o de quem sabe como a história evoluiu, depois de 1936, o tal ano da morte de Ricardo Reis.
São frequentes e quase sempre com marcação irónica os trechos do romance em que se aponta o contraste entre aqueles dois planos, o nacional e o internacional, como se Portugal estivesse isolado da realidade histórica do mundo. É a partir do tempo histórico do narrador, já conhecedor da famosa frase de Salazar, segundo a qual os portugueses estavam “orgulhosamente sós”, que se denuncia aquele isolamento, vivido no tempo histórico da personagem.
(extrato de C. Reis, O Ano da Morte de Ricardo Reis. José Saramago; col. Educação Literária. Leituras Orientadas. Porto: Porto Editora; a publicar

Professor Carlos Reis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s