CRESCENTE APROXIMAÇÃO RÚSSIA-TURQUIA DISPARA ALARMES NAS CAPITAIS OCIDENTAIS

As capitais ocidentais estão cada vez mais alarmadas com o aprofundamento da cooperação económica entre o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e Vladimir Putin, alertando para o risco crescente de que o Estado membro da NATO possa ser atingido por retaliação punitiva se ajudar a Rússia a evitar sanções.

Seis funcionários ocidentais disseram ao Financial Times que estavam preocupados com a promessa feita na sexta-feira pelos líderes turcos e russos de expandir sua cooperação em comércio e energia após uma reunião de quatro horas em Sochi.

Um funcionário da UE disse que o bloco de 27 membros está monitorando a cooperação turco-russa “cada vez mais de perto”, expressando preocupação de que a Turquia esteja “cada vez mais” se tornando uma plataforma para o comércio com a Rússia.

Outro descreveu o comportamento da Turquia em relação à Rússia como “muito oportunista”, acrescentando: “Estamos tentando fazer com que os turcos prestem atenção às nossas preocupações”.

Washington alertou repetidamente que atingirá países que ajudam a Rússia a evitar sanções com “sanções secundárias” que visam violações além da jurisdição legal dos EUA, no entanto, a UE tem sido mais reticente em fazer isso.

O vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, reuniu-se com autoridades turcas e banqueiros de Istambul em junho para avisá-los a não se tornarem um canal para dinheiro russo ilícito.

Um alto funcionário ocidental sugeriu que os países poderiam pedir a suas empresas e bancos que saíssem da Turquia se Erdoğan cumprir os compromissos que ele estabeleceu na sexta-feira – uma ameaça altamente incomum contra um Estado-membro da NATO que poderia prejudicar a economia de US$ 800 bilhões do país. se as empresas estrangeiras concordassem em cumprir.

A autoridade disse que as nações que impuseram sanções à Rússia poderiam agir contra Ancara “conclamando as empresas ocidentais a abandonar os relacionamentos na Turquia ou a diminuir seus relacionamentos com a Turquia, à luz do risco que seria criado pela Turquia expandindo suas relações com a Turquia”.

No entanto, essa sugestão foi rejeitada por vários outros funcionários ocidentais, que questionaram como funcionaria em termos práticos e legais e se seria uma boa ideia.

A Turquia está profundamente integrada ao sistema financeiro ocidental e marcas como Coca-Cola e Ford, Bosch e BP têm operações de longa data e muitas vezes altamente lucrativas no país.

“Existem interesses económicos muito significativos que provavelmente lutariam arduamente contra essas ações negativas”, disse uma autoridade europeia.

Mas o funcionário acrescentou que “não descartaria nenhuma ação negativa [se] a Turquia se aproximar demais da Rússia”.

Embora ele tenha admitido que uma decisão formal da UE sobre sanções contra a Turquia desafiaria as divisões dentro do bloco, ele sugeriu que alguns Estados-membros poderiam tomar medidas. “Por exemplo, eles podem pedir restrições ao financiamento comercial ou pedir às grandes empresas financeiras que reduzam o financiamento para empresas turcas”, disse ele.

Três autoridades europeias disseram que ainda não houve discussões oficiais em Bruxelas sobre possíveis repercussões para a Turquia. Vários outros alertaram que os detalhes completos e as repercussões das discussões em Sochi ainda não estavam claros.

As advertências vêm um dia depois de Putin e Erdoğan – que buscaram o que ele chama de uma abordagem “equilibrada” para Kyiv e Moscovo desde a invasão russa em larga escala da Ucrânia em fevereiro – mantiveram um longo tête-à-tête que culminou em uma reunião conjunta. prometem aumentar os volumes de comércio bilateral e aprofundar os laços económicos e energéticos.

O vice-primeiro-ministro Alexander Novak, principal autoridade de energia de Moscovo, disse a repórteres que a Turquia concordou em começar a pagar pelo gás da Rússia em rublos, segundo a Interfax. Putin e Erdoğan discutiram o desenvolvimento de laços bancários e acordos em rublos e liras, acrescentou.

Falando em seu avião de volta da Rússia, Erdoğan disse a jornalistas que também houve “desenvolvimentos muito sérios” no uso do sistema de cartão de pagamento MIR da Rússia, que permite que os russos na Turquia paguem com cartão no momento em que Visa e Mastercard suspenderam as operações em seu país de origem.

Erdoğan disse que os cartões MIR ajudariam os turistas russos a pagar compras e hotéis. Autoridades ocidentais temem que eles também possam ser usados para ajudar a contornar as sanções.

As relações diplomáticas entre a Turquia e o Ocidente já estão tensas. Washington atingiu Ancara com sanções em 2020 em retaliação à compra de um sistema de defesa aérea S-400 de Moscovo, embora as medidas visassem a indústria de defesa do país e não a economia em geral.

Erdoğan, que repetidamente ameaçou vetar a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, é visto em muitas capitais ocidentais como um aliado cada vez menos confiável. No entanto, a Turquia é um parceiro vital para a Europa no combate ao terrorismo e aos refugiados. O país abriga cerca de 3,7 milhões de sírios como parte de um acordo assinado com a UE em 2016 que ajudou a conter o fluxo de migrantes para a Europa.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia destacou a localização estrategicamente importante da Turquia, controlando o acesso aos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo.

Erdoğan também desempenhou um papel fundamental na garantia do acordo de cereais assinado pela Rússia e pela Ucrânia no mês passado, que visa evitar uma crise alimentar global.

Retirado do Facebook | Mural de Carlos Fino

https://www.ft.com/content/00badf9e-f0d9-417f-9aec-9ac1c2207835?fbclid=IwAR0vIlkOSttLdYPUhxa4a2xlzTwpQDkLIEuqZS20nhQAKLWVr0GRb41Cc1Y

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.