Quando fores mãe, vais ver

Quando fores maeNo primeiro domingo de maio celebra-se o Dia da Mãe e, como nascemos sem o respetivo manual de instruções, aqui deixo uma sugestão para este dia. Uma leitura indispensável a todas as mães e a todos os filhos. Quando fores mãe, vais ver é um livro de Ana Saragoça, editado pela Planeta.

O Das Culturas falou com a autora.

– Como surgiu a ideia deste livro?
A ‘mãe’ da ideia foi a Ana Maria Pereirinha, editora da Planeta Manuscrito, que pretendia um livro bem humorado sobre as ‘mães à portuguesa’ e os ditos comuns a grande parte delas. Depois de ter visto A Mãe da Noiva, uma micropeça que escrevi para o Teatro Rápido, achou que eu era a pessoa certa para elaborar o conceito. Como alentejana e filha de alentejana, pareceu-me bem enriquecê-lo com um capítulo de ditos usados na minha família há gerações.

– Recorreu à sua mãe como fonte para as suas pesquisas?
Sim, claro! A minha mãe e a minha experiência filial foram onde fui buscar grande parte das histórias que relato. Foi também a minha maneira de a homenagear, bem como à minha avó – e no fundo todas as mães.

– Os seus filhos reconheceram a mãe nalguns destes comportamentos?
Reconheceram principalmente a avó, e brincam muito com isso. Mas, sempre que eu uso uma das expressões do livro, eles não deixam escapar o facto.

– Quando é que uma mãe deve ler este livro?
A minha opinião, e a de quem o tem lido, é que este livro se destina a toda a gente: a mães, a filhas e a filhos. Recebo quase diariamente reacções de pessoas que se identificam com as experiências, com os ditos, e que se divertem muito com o que lêem, o que é muito gratificante para mim. Gostaria inclusive de escrever um segundo volume com histórias e expressões que me têm sido contadas por quem lê.

Leia mais a respeito deste livro no Acrítico – leituras dispersas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.