O Exército Iluminado, de David Toscana

K_ExercitoIluminado_alta

Ignacio Matus é um professor que, ano após ano, insiste em transmitir aos alunos a vergonha nacional que constituiu a perda do estado mexicano do Texas para os Estados Unidos da América, o que leva à sua expulsão do estabelecimento de ensino.

Ferido no seu patriotismo, decide criar um exército no qual se alistam crianças deficientes, que sai da cidade de Monterrey com a missão de atravessar o rio Bravo para recuperar o Texas e, com ele, a dignidade nacional.

Ao chefiar este louco plano militar, Ignacio Matus revela um antiamericanismo que se deve não só à perda do território mexicano, mas também à firme convicção de que um atleta norte-americano lhe arrebatou a glória nas Olimpíadas de Paris.

Romance inquietante, irónico e comovente, onde os fracassos das personagens os transformam em verdadeiros heróis, O Exército Iluminado ilustra o génio literário de David Toscana, confirmando-o como um dos mais originais escritores dos nossos dias.

 

 

O AUTOR DAVID TOSCANA

Nasceu em Monterrey, México, em 1961.

É autor das obras Las bicicletas, Estación Tula, Lontananza, Duelo por Miguel Pruneda, Los Puentes de Königsberg, La Ciudad que el Diablo se Llevó. Em Portugal, publicou O Último Leitor e Santa Maria do Circo, romance adaptado ao cinema, com estreia mundial prevista para 2015.

Foi galardoado com inúmeras distinções, de que se destacam os prémios Antonin Artaud, José Fuentes Mares e José María Arguedas, este último outorgado pela Casa das Américas.

A sua obra está publicada em inúmeros países, de que são exemplo a Alemanha, Croácia, Eslovénia, França, Grécia, Itália, Inglaterra, Polónia, Sérvia, Suécia ou Turquia.

Fez parte do International Writers Program, da Universidade de Iowa, e do Berliner Künstlerprogramm. É membro do Sistema Nacional de Creadores de Arte mexicano.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s