50 anos da Praça da Canção – Itália

Tavola_Rotonda_MAManuel Alegre viaja amanhã para Itália onde, primeiro em Vicenza e depois em Pádua, participará em duas sessões comemorativas dos 50 anos da Praça da Canção.

No domingo, dia 12, em Vicenza, na Galeria Palazzo Leoni Montannari, Manuel Alegre estará presente numa sessão integrada no Festival Mundial de Poesia, mas nesse dia inteiramente dedicada aos 50 anos da Praça da Canção, durante a qual actores e cantores italianos declamarão e interpretarão, musicalmente, alguns dos poemas que constam no livro.

 

No dia seguinte, segunda-feira, em Pádua, em cuja Universidade existe um cátedra com o seu nome – Cátedra Manuel Alegre – o poeta participará numa mesa redonda, em que será debatida a importância que teve, em Portugal e não só, a publicação de Praça da Canção, numa conversa que contará com as participações de Sandra Bagno, que presidirá à sessão, Michele Cortelazzo, Reitor da Universidade de Pádua, Francisco Alegre Duarte, em representação da Embaixada Portuguesa, José Carlos de Vasconcelos, director do Jornal de Letras e prefaciador da mais recente edição de Praça da Canção, Giulia Lanciani, reconhecida lusitanista e, ainda, Marco Fazzini, Professor Universitário, editor e conhecedor profundo da obra de Manuel Alegre.
Praça da Canção, publicado há 50 anos, foi reeditado no passado mês de Janeiro pelas Publicações Dom Quixote e uma nova edição está prestes a chegar às livrarias. O primeiro livro de Manuel Alegre, publicado em Janeiro de 1965, marcou várias gerações de leitores e, para além disso, contribuiu de forma decisiva para o derrube da ditadura, sendo considerado, portanto, um símbolo da luta pela liberdade. Esta edição conta com um prefácio da autoria de José Carlosde Vasconcelosque, a dado passo, escreve o seguinte: “Os versos de Praça da Canção andaram, desde sempre, de boca em boca, de mão em mão, de coração em coração, em simultâneo singular expressão individual de um poeta e vigorosa voz colectiva de um povo.”
Manuel Alegre nasceu a 12 de Maio de 1936, em Águeda. Já foi distinguido com alguns dos mais importantes prémio literários.
A Dom Quixote, por outro lado, tem o prazer de anunciar que o novo livro de Poesia do autor será publicado no próximo mês de Maio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.