O Deputado da Nação, de Manuel da Silva Ramos e Miguel Real | 30 de Março – 18h30

miguel real - silva ramos

Umbelino Damião nasceu pobre. Ainda jovem, emigrou para Paris, onde viveu o Maio de 1968, andou pelo Brasil fugido de Faustina, uma compatriota por ele tomada de amores, e combateu em Moçambique, na Guerra Colonial. De regresso a Lisboa, sem trabalho, decide abrir um bordel, frequentado pela alta sociedade, onde conhece o futuro presidente do Partido. Por essa razão, decide entrar na política, sendo deputado durante várias legislaturas. Fora do Hemiciclo, faz negócios pouco transparentes com autarcas e chineses e inventa um creme de leite de burra que faz rejuvenescer as mulheres.

É um oportunista charmoso e um batoteiro simpático, os negócios prosperam, mas o seu grande sonho (ser porteiro do Moulin Rouge) continua por cumprir. Um dia conhece o misterioso professor Souto e a sua vida mudará.

Idealizado por dois dos mais originais e consagrados escritores portugueses, O Deputado da Nação é uma maravilhosa mas implacável sátira à classe política e aos que em volta dela gravitam, sobrepondo os interesses pessoais aos da trauma-troiquizada sociedade actual.

MANUEL DA SILVA RAMOS

Nasceu na Covilhã, em 1947. Estudou Direito em Lisboa, mas por causa do fascismo exilou-se em França. Aos 21 anos ganha o Prémio de Novelística Almeida Garrett, com Os Três Seios de Novélia. Publica em parceria com Alface: Os Lusíadas; As Noites Brancas do Papa Negro; e Beijinhos. É ainda autor de Portugal, e o Futuro?; O Tanatoperador; Café Montalto; O Sol da Meia-Noite; A Ponte Submersa;Três Vidas ao Espelho; Pai, Levanta-te, Vem Fazer-me um Fato de Canela!; Perfumes Eróticos em Tempo de Vacas Magras; eImpunidade das Trevas.

MIGUEL REAL

Investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, é autor de inúmeros ensaios, de que destacamos Introdução à Cultura Portuguesa; O Pensamento Português Contemporâneo; Nova Teoria do Mal; O Romance Português Contemporâneo; Mensagem de Fernando Pessoa comentada por Miguel Real; ou Manifesto em Defesa de uma Morte Livre. Entre outras distinções, recebeu o Prémio Jacinto do Prado Coelho, o Prémio Fernando Namora e, em conjunto com Filomena Oliveira, o Grande Prémio de Teatro SPA/Teatro Aberto. Na área da ficção, O Último Europeu é o mais recente romance.

(Nota de Imprensa da Editora Parsifal)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s