47) – C19 Upshot | A política pandémica da Europa: como é que o vírus mudou a visão do mundo | Os casos de COVID estão a aumentar. As mortes por COVID estão a decrescer. Porquê? | Paulo Querido

1 jul 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque, JL Andrade.

🖐️ A política pandémica da Europa: como é que o vírus mudou a visão do mundo

A crise da covid-19 é provavelmente a maior experiência social das nossas vidas. Não sabemos quando ou como irá terminar. É ainda demasiado cedo para prever como irá mudar radicalmente a forma como os europeus vêem as suas próprias sociedades. Mas já podemos ver que a pandemia transformou a forma como os europeus vêem o mundo para além da Europa, e – como consequência – o papel da União Europeia nas suas vidas.

  • Nas fases iniciais da crise, a política foi suspensa, e a opinião pública ficou atrás das acções dos governos nacionais. Os cidadãos foram enviados para o exílio interno nas suas próprias casas, muitos paralisados pelo medo e pela incerteza. Os governos avançaram rapidamente para introduzir medidas de emergência para impedir a propagação da doença, apoiar os sistemas de saúde, e salvar postos de trabalho e empresas do colapso.
  • Na próxima fase da crise, à medida que os governos angariarem vastas somas de dinheiro para financiar uma recuperação, terão de ter em conta a política. Não será suficiente desenvolver as políticas certas; os governos e os líderes da UE também terão de encontrar a linguagem e os quadros adequados para ganhar o apoio do público para as suas políticas. Para o fazerem, terão de compreender como a covid-19 mudou – ou não – os receios e expectativas do público.

[Ivan Krastev e Mark Leonard – ECFR.EU]

🦠 Os casos de COVID estão a aumentar. As mortes por COVID estão a decrescer. Porquê?

Os casos de coronavírus estão a aumentar em 20 estados, com picos dramáticos encontrados em locais desde a Florida até à Califórnia. Mesmo assim, as mortes globais devidas ao coronavírus estão em declínio nos EUA.

Parte disso deve-se ao facto de as coisas estarem finalmente a melhorar em Nova Iorque, o antigo epicentro nacional da pandemia. Mas mesmo em alguns lugares onde os casos estão a aumentar, o número de pessoas que dão entrada nos hospitais e morrem do coronavírus está na realidade estável, ou mesmo a descer. O que é que se passa?

[Shannon Palus – Slate Magazine]

🍎 Aplicações de rastreio de contatos: ditar políticas às nações da UE não vai ajudar a Apple na batalha legal anti-trust

A Apple está efectivamente a ditar aos governos os níveis de privacidade que as suas aplicações de rastreio de contactos devem cumprir.

  • A menos que as aplicações satisfaçam os requisitos da Apple, não podem ter acesso a Bluetooth em segundo plano nos telefones dos utilizadores, o que é essencial para que as aplicações funcionem correctamente.
  • A Google adopta uma abordagem mais laissez-faire, sem estas restrições.

[Greig Paul – The Conversation]

CURTAS

🦠 Como o mundo falhou a disseminação silenciosa da Covid-19. A transmissão sem sintomas torna o coronavírus muito mais difícil de combater. Mas os oficiais de saúde descartaram o risco durante meses, empurrando reivindicações enganosas e contraditórias face a provas crescentes. [Matt Apuzzo et al – The New York Times]

👷‍♀️ Os trabalhadores dos armazéns dizem que estão a arriscar a exposição ao coronavírus para cumprir as encomendas do Amazon Prime. “É como se estivesse a arriscar a minha vida por um dólar” – o que os trabalhadores da Amazon enfrentam durante a pandemia diz muito sobre o futuro do trabalho na América. [Shirin Ghaffary – Vox]

💉 Tratamentos contra o coronavírus: 0 que sabemos ao fim de 6 meses. Nem tudo são más notícias. Vários tratamentos promissores começaram a ser testados em humanos, juntamente com mais de uma dúzia de candidatos a vacinas, e alguns ensaios já identificaram medicamentos eficazes contra o coronavírus. [Andrew Dunn – Business Insider]

🦠 Poderá a pandemia estar a recuar depois de 20% da população estar infectada?. Mais de meio milhão de pessoas já morreram de COVID-19 a nível mundial. É uma grande tragédia, mas talvez não na escala que alguns inicialmente temiam. E há finalmente sinais de que a pandemia está a abrandar nalguns locais, como se o seu motor estivesse a ficar sem combustível. [Joacim Rocklöv – The Conversation]

📃 COVID-19: Artigos de Investigação da SAGE Publishing. Esta colecção inclui as últimas investigações médicas da SAGE relacionadas com o vírus, bem como investigações sociais e comportamentais de topo para ajudar indivíduos, comunidades e líderes a tomar as melhores decisões sobre como lidar com o surto e as suas consequências. [Vários – SAGE Journals]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (link) (enviado por Luís Grave)
  14. 📈 Hub de vários dashboards, nacionais e internacionais, da ESRI (NOVO) (link)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.