48) – C19 Upshot | Vacina para o coronavírus: Estamos perto de encontrar uma? O que está a acontecer | Mulheres líderes e coronavírus: olhar para além dos estereótipos para encontrar o segredo do seu sucesso | Paulo Querido

8 jul 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque, JL Andrade.

💉 Vacina para o coronavírus: Estamos perto de encontrar uma? O que está a acontecer

Vacinas para prevenir o COVID-19 estão a ser desenvolvidas a um ritmo recorde. Neste artigo pode encontrar tudo o que precisa de saber acerca do progresso que foi feito até agora contra esta doença potencialmente fatal.

O artigo inclui notícias recentes sobre os candidatos a vacinas a ser desenvolvidos em vários países, as investigações mais promissoras, mas também reflecte sobre as dificuldades e as várias fases antes de uma aprovação generalizada, ou a probabilidade de não se conseguir uma vacina.

[Dale Smith – CNET]

🧑‍⚕️ Mulheres líderes e coronavírus: olhar para além dos estereótipos para encontrar o segredo do seu sucesso

Jacinda Ardern, da Nova Zelândia, Tsai Ing-Wen, de Taiwan, e Angela Merkel, da Alemanha, foram todas destacadas pela forma como lidaram com a pandemia do coronavírus. Foram elogiadas por demonstrarem cuidado, empatia e uma abordagem colaborativa.

Estas competências – estereotipadas como “femininas” – permitiram-lhes ouvir os conhecimentos científicos, trabalhar com as autoridades locais e comunicar eficazmente com o público. Tornou-as transparentes e responsáveis num momento de confusão em massa.

[Kate Maclean – The Conversation]

✌️ Sobreviventes do coronavírus: o que esperar da recuperação

Centenas de milhar de pacientes com coronavírus gravemente doentes que sobrevivem e deixam o hospital enfrentam um novo e difícil desafio: a recuperação. Muitos estão a lutar para ultrapassar uma série de sintomas residuais preocupantes, e alguns problemas podem persistir durante meses, anos ou mesmo o resto das suas vidas.

Os doentes que regressam a casa após terem sido hospitalizados por insuficiência respiratória grave do vírus estão a enfrentar problemas físicos, neurológicos, cognitivos e emocionais.

E têm de navegar no seu processo de recuperação à medida que a pandemia continua, com todas as tensões e recursos esticados que ela trouxe.

Não é apenas, ‘Oh, tive um momento terrível no hospital, mas graças a Deus estou em casa e tudo voltou ao normal’“, diz David Putrino, director de inovação em reabilitação no Mount Sinai Health System, em Nova Iorque. “É que ‘acabei de passar um mau bocado no hospital e adivinhem? O mundo ainda está a arder. Preciso de me debruçar sobre isso, ao mesmo tempo que tento recuperar o que a minha antiga vida costumava ser

[Pam Belluck – The New York Times]

🦠 Cinco cientistas de mistérios do coronavírus ainda estão a correr para resolver

Os imunologistas estão a trabalhar febrilmente para determinar como poderia ser a imunidade à SRA-CoV-2, e quanto tempo poderia durar.

  • Grande parte do esforço tem-se concentrado em “anticorpos neutralizantes“, que se ligam às proteínas virais e previnem directamente a infecção.
  • Os estudos descobriram2 que os níveis de anticorpos neutralizantes contra a SRA-CoV-2 permanecem elevados durante algumas semanas após a infecção, mas depois normalmente começam a diminuir.

[Ewen Callaway, Heidi Ledford & Smriti Mallapaty – Nature]

😷 Covid-19. Surtos localizados por toda a Espanha marcam “nova normalidade”

Em Espanha, a chamada nova normalidade está a ser marcada pelo uso de máscaras e por cuidados acrescidos, mas também pelo aparecimento de novos focos de infeção. Apesar de estarem todos sob controlo pelas autoridades de saúde, os mais de 50 surtos localizados continuam a preocupar o país, que se encontra na última fase de desconfinamento.[ – RTP]

CURTAS

⚕ COVID-19: A imunidade está muito mais perto do que os testes de anticorpos sugerem, indicam 2 novos estudos. As conclusões destes dois estudos são potencialmente muito boas notícias no que diz respeito à saúde pública e ao curso da pandemia da COVID-19. [Ronald Bailey – Reason.com]

🤖 A Covid-19 pode acelerar a aquisição de trabalhos humanos por robots. As máquinas deveriam assumir tarefas demasiado perigosas para os humanos. Agora os seres humanos são o perigo, e os robots podem ser a solução. [Erika Hayasaki – MIT Technology Review]

🗿 O fim do turismo?. A pandemia devastou o turismo global, e muitos dirão “boa viagem” às cidades sobrelotadas e às maravilhas naturais devastadas pelo lixo. Haverá alguma forma de reinventar uma indústria que faz tantos estragos? [Christopher de Bellaigue – the Guardian]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (link) (enviado por Luís Grave)
  14. 📈 Hub de vários dashboards, nacionais e internacionais, da ESRI (NOVO) (link)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.