51) – C19 Upshot | Ulrich Beck é o intelectual pandémico mais importante do mundo | Como o Covid-19 representa uma ameaça para as democracias em todo o mundo | Paulo Querido

3 ago 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque.

🧭 Ulrich Beck é o intelectual pandémico mais importante do mundo

Se só puderes ler um artigo hoje, lê este: é muito, muito bom.

Quanto mais sabemos, mais nos damos conta de que não somos os únicos a julgar. Cada parte interessada está a escolher e a escolher as suas fontes. É uma exposição esclarecedora, mas também chocante, de como a salsicha do conhecimento moderno é verdadeiramente feita. E, como Beck nos lembra, “não seria tão dramático e poderia ser facilmente ignorado se não se tratasse apenas de perigos muito reais e pessoais

Nos Estados Unidos de 2020, perante a confluência da religião evangélica, a presidência Trump, e teorias conspiratórias como QAnon, é tentador concluir que o anúncio de Beck de uma segunda modernidade foi prematuro. É tentador reunir as tropas liberais e anunciar que nos Estados Unidos não são as lutas da modernidade reflexiva – a auto-geração da incerteza e do risco – que precisam de ser travadas tanto como as batalhas da primeira modernidade, contra a superstição, o atavismo, e o obscurantismo.

(…) Isto pode ser apelativo. Mas ignora o facto óbvio de que o vórtice do televangelismo, uma presidência reality-TV, e memes viris da Internet é em si mesmo um produto do nosso capitalismo de alta tecnologia, inimaginável numa era anterior. Responder-lhes com um retiro ao racionalismo é entregar-se ao que o sociólogo britânico Will Davies chamou recentemente de “Enlightenment kitsch”.

O que estamos de facto a viver é a segunda modernidade de Beck, apenas numa versão mais conflituosa e catastrófica do que ele alguma vez imaginou. Daí, talvez, a atracção do cenário de Chernobyl. Que agradável imaginar que os nossos problemas são os do falecido regime soviético e que aquilo de que precisamos é simplesmente de uma dose de liberdade e perestroika, quando o verdadeiro caminho do progresso é simultaneamente mais ambíguo e mais abrangente, porque implica o país como um todo.

[Adam Tooze – Foreign Policy]

💥 Como o Covid-19 representa uma ameaça para as democracias em todo o mundo

Com a Covid-19 a espalhar-se, muitas nações implementaram uma variedade de medidas destinadas a combater a sua propagação. As acções governamentais têm-se concentrado no estabelecimento de lockdowns, no encerramento de empresas não essenciais, no incentivo aos cidadãos para praticarem o distanciamento social e na imposição de restrições de viagem.

Estas medidas são consideradas necessárias para aplanar a curva das infecções e reduzir a carga sobre um sistema de saúde já sobrecarregado. Embora estas políticas visem assegurar a saúde pública, as acções de alguns governos representam uma ameaça real à própria democracia, procurando miná-la.

Como primeiro passo, alguns países europeus responderam ao surto de Covid-19 suspendendo a zona Schengen sem fronteiras. Subsequentemente, os governos adoptaram diferentes abordagens ao vírus para os seus países, onde uma política específica atraiu a atenção dos membros da União Europeia e fez soar os alarmes: poderes de emergência.

Por exemplo, na Hungria, o Primeiro Ministro de extrema-direita Viktor Orbán foi autorizado a governar por decreto durante o estado de emergência sem um limite de tempo claro. A duração do estado de emergência depende unicamente do seu governo e do Parlamento, onde o seu partido tem a maioria. Orbán expandiu gradualmente os seus poderes desde que tomou posse em 2010 e conseguiu uma centralização de poder excepcional, pelo que este apelo à vigilância e à garantia de que os poderes suplementares concedidos não sejam indevidamente utilizados e as medidas adoptadas não excedam a duração e a escala da pandemia.

[Andres Muñoz – Global Comment]

Coronavírus: como a pandemia expôs as limitações da IA

Os resultados, até à data, têm sido largamente decepcionantes. Muito poucos destes projectos tiveram qualquer impacto operacional – quase não estiveram à altura da moda ou dos milhares de milhões de investimento. Ao mesmo tempo, a pandemia evidenciou a fragilidade de muitos modelos de IA. Desde sistemas de recomendação de entretenimento até à detecção de fraudes e gestão de inventários – a crise tem visto os sistemas de IA correrem mal ao lutarem para se adaptarem a mudanças súbitas de comportamento colectivas.

[Kathy Peach – The Conversation]

✈️ A queda nas viagens globais pode estar a prejudicar as previsões meteorológicas

Meses de lockdowns induzidos por pandemias impediram as viagens internacionais. E os cientistas dizem que pode haver um acidente inesperado: previsões meteorológicas e climáticas.

O novo estudo não prova que as restrições de viagem tenham causado a deterioração das previsões. Mas Chen defende que uma diminuição do tráfego aéreo desempenhou um papel.

[Chelsea Harvey – Scientific American]

CURTAS

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (link) (enviado por Luís Grave)
  14. 📈 Hub de vários dashboards, nacionais e internacionais, da ESRI (NOVO) (link)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.