Que posição deveria ter o DiEM25 em relação à paz e assuntos internacionais?

Agora que as férias de Verão e as eleições do CC estão terminadas, (resultados aqui), queremos voltar ao activismo e à actividade política. Relativamente ao último ponto, o Conselho de Validação aprovou a criação de um novo pilar relativo a “Paz e Políica Internacional”, que será desenvolvido em deliberação com todos os DIEMers, de acordo com o nosso modelo habitual para os documentos políticos:

O grupo de trabalho a cargo deste pilar já preparou um questionário e as tuas respostas, Vítor, podem assim vir a fazer parte do primeiro esboço do documento político. Queres partilhar as tuas ideias?

>> Vai aqui

Algumas palavras da equipa sobre a sua visão:

“Em poucas palavras, batemo-nos por uma federação pan-Europeia democrática, não-alinhada, que promova a paz na Europa e no Mundo, baseada no respeito mútuo e na cooperação em vez da confrontação. Partilhamos uma visão de uma Europa aberta e que põe fim à sua história colonial e neo-colonial, promovendo um sistma internacional centrado nas pessoas, que se preocupa e baseado na solidariedade e governado pelos preceitos e limites do direito internacional. Uma Europa dedicada à luta pela justiça social, à erradicação da pobreza e das grandes desigualdades no interior da Europa e mais além.

Uma Europa que bane a guerra como forma de fazer política, em que a prevenção de conflitos e a reconciliação, o desarmamento e uma forma de desnuclearização baseada na confiança mútua sãp das prioridades de topo num novo sistema de segurança Europeu.

Permanecemos fiéis à visão anticapitalista e póscapitalista do nosso movimento e apontamos a ordem neoliberal como a responsável por levar a humanidade à beira da destruição. É necessário criar um ponto de vista internacional comum que viabilize a coexistência pacífica e respeitosa e esforços comuns para combater problemas de segurança humana criados pela grande desigualdade, pelo aquecimento global, pela violência sistémica e o abuso dos direitos humanos, pelas pandemias, pelas armas de destruição massiça e pelos desastres nucleares, entre outras ameaças. Este questionário será um primeiro passo na construção da contribuição do DiEM25 para este processo.”

Falar de “Política Europeia de Assuntos Internacionais e Relacões Estrangeiras” é um oxímero. Desde as perigosas contradições geopolíticas que vêm sendo cometidas na Líbia por estados-membros da UE à posição sempre inconstante e descoordenada sobre a crise dos refugiados, está na hora de agir e de trazer à mesa propostas concretas e princípios que a Europa possa defender. Como membros de um movimento de internacionalistas progressistas, devemos chamar à atenção a falta de unidade da nossa União em todos os assuntos relacionados com política internacional. Assim sendo, Vítor, se alcançar posições comuns nesta área tão importante é do teu interesse, faz o favor de participar através do questionário e informa-nos dos teus pontos de vista antes de 1 Outubro de 2020. Se quiseres, também podes discutir as tuas ideias localmente ou neste subforum.

As tuas respostas e todas as consultas feitas a todos os membros que se seguirão vão constituir a base para produzir o Documento Verde sobre Paz e Política Internacional do DiEM25. Acrediamos que este esforço colectivo de definir as linhas políticas do DiEM25 sobre assuntos globais proporcionará uma boa base para o debate e a participação na Internacional Progressista.

Clica aqui para submter as tuas respostas

Muito obirgado!

Carpe DiEM!

>>DiEM25

P.S.: If you speak fluent English and can respond quickly, you are eligible to be part of the Validating Council. DiEM25’s Validating Council members are drawn at random and their role is to interpret our Organising Principles and judge Code of Conduct cases. The next drawing is on September 9th. You can apply here.

 

>> Queres fazer mais?

Junta-te ao grupo local do DiEM25 mais próximo e põe mãos à obra!
>> Podes ajudar nas atividade e expansão do DiEM25’s?

Faz um donativo hoje!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.