Certamente! Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021 | Paulo Querido

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Hoje notícias menos más, enfim, depende da perspetiva: Portugal atingiu o pico da pandemia Covid-19, o que tem um lado bom, que é a partir daqui só pode melhorar; e se tens formado a ideia, as seen on tv and read on newspapers, que a corrupção está a alastrar em Portugal, bem, olha, pergunta-lhes onde vão buscar essa ideia porque o índice não mostra isso.

E ainda: a achega de Boaventura de Sousa Santos ao avanço da extrema-direita e um texto excelente que explica bem o caso GameSpot, junto com uma infografia.

Já lá vamos. Antes, uma nota pessoal: esta semana o diário passou a chegar a duas amigas chegadas e a um amigo de há quase meio século. Olá F., olá R., olá R.!


carrega imagens para ver imagem de Lilly Martin SpencerLilly Martin Spencer[ Capa 4 de 7 da série Pintura no feminino, escolhida por Ana Roque. ]


1Pandemia. Portugal conheceu esta quinta-feira os piores números até agora, com 303 mortos e 16.432 casos novos num só dia.

A síntese que faço após ler as minhas fontes é esta.

  • Creio que o país atingiu o pico; não há mais caminho para cima, ainda que admita um outlier nos casos novos.
  • Isto não significa alívio na linha da frente: os internamentos continuarão elevadíssimos e durante mais alguns dias as urgências manter-se-ão em situação de rotura, necessitando de soluções criativas.
  • Vamos estar neste patamar, com oscilações pouco significativas, durante duas semanas; amig@: é a altura para aguentar firme no confinamento, range os dentes, come chocolates ou bebe uns copos, mas aguenta-te.
Depois de duas a quatro semanas as curvas começam a baixar com confiança, primeiro a dos novos casos por dia, depois a média móvel de novos casos a sete dias, depois a de mortos por dia; em termos de calendário: hiberna agora, ou conserva-te em álcool na falta de formol ou de tanque criogénico, e mete o despertador para algures entre 15 e 28 de fevereiro.Em março é possível que o Governo alivie algumas medidas; espero ardentemente que António Costa tenha presente as lições do passado e não desate a abrir à parva e a ir aos restaurantes com Marcelo para “dar o exemplo”.A vacinação está a correr bem, não corre melhor porque não é possível, não há mais vacinas para dar; felizmente Ursula Von der Leyen ameaçou a AstraZeneca de publicar o contrato e foi remédio santo, a empresa desviou de imediato umas vacinas prometidas a Boris Johnson. (Claro que a história é contada com detalhes, eu fiz uma síntese em português simples.)
2
O Índice de Perceção de Corrupção da Transparency International pinta um quadro sombrio do estado de corrupção em todo o mundo. A maioria dos países fez poucos ou nenhuns progressos no combate à corrupção em quase uma década. Mais de dois terços dos países têm uma pontuação inferior a 50.Os dados e análise da mostram que a corrupção não só mina a resposta global de saúde à COVID-19, como também contribui para uma crise contínua da democracia, diz a TI. Especialmente má é a evolução negativa dos líderes do índice.O 33º lugar de Portugal não é bom nem mau, antes pelo contrário. Baixar duas posições nos últimos 8 anos é o dado mais saliente — sendo que não tem nenhum significado, por muito que uma pessoa se esforce por encontrar algo que justifique o aumento da pressão até níveis incríveis pela Imprensa e pelas televisões cavalgando a palavra “corrupção”. Em termos europeus estamos ao lado de Espanha e França, um pouco melhor que Itália e Polónia, um pouco pior que Reino Unido e Alemanha e Dinamarca (o país menos corrupto do índice).
3
Boaventura Sousa Santos debruçou-se sobre as presidenciais e sobretudo acrescenta valor à análise do crescimento da extrema-direita. Copio o quarto dos cinco pontos em que enfia o assunto (no resto fala de vencedores e vencidos, entre estes Rui e as esquerdas).“Quarto, o papel dos media e das redes sociais. A relação da extrema-direita com os media convencionais tem seguido o mesmo padrão em todo o mundo: um período inicial de deslumbramento seguido de hostilização e recurso predominante às redes sociais. Este processo eleitoral ocorreu todo quase até final na lógica do deslumbramento. Muitos terão ficado chocados com a nova geração de entrevistadores-inquisidores que tudo fizeram para centrar os “debates” na afirmação/negação da presença de AV, e não no conteúdo propositivo dessa presença. O deslumbramento só começou a vacilar quando os jornalistas passaram a ser insultados como inimigos e houve limpa-brisas partidos.” Em O fim do sonho português?
4
O caso GameStop é tudo menos claro. Quem são os bons e os maus desta fita? O Pedro Fonseca traduziu um artigo de Cory Doctorow que coloca o assunto em perspetiva como nenhum outro que eu tenha lido. “Não faltam opiniões sobre o que está a acontecer com a GameStop (e outras acções em alta [na bolsa norte-americana]), a Robinhood e o [subgrupo] r/wallstreetbets do Reddit, muitas delas contraditórias — pelo menos na aparência. Mas acho que a maioria dessas opiniões pode estar certa.” Ler em Perceber o r/wallstreetbets e o GameSpot no mercado bolsista (ou de apostas?)A infografia acima vem do Statista, onde Felix Richter escreve: “So the saga continues. And while it’s yet unclear how the story will play out in the long term, it is almost certain to serve as a cautionary tale for years to come as it exposed the holes in a financial system usually dominated by big Wall Street firms.” Ler em Reddit vs. Wall Street: The GameStop Saga.E ainda Vicente Ferreira nos Ladrões de Bicicletas: “A ação dos pequenos investidores traduziu-se num crescimento meteórico do valor das ações da GameStop — as ações fecharam ontem a um preço unitário de $347,51, face aos $3,25 que se registavam em Abril do ano passado — causando uma enorme dor de cabeça para os fundos de investimento.” Ler em GameStop: quando a especulação se vira contra os especuladores
OPINIÕESSusana Peralta: “O “apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente” só compensa quebras de faturação acima de 40%, até o máximo de um salário mínimo. Compensar pouco, deixando as pessoas aflitas para pagar contas, é uma das formas de João Leão segurar as contas do défice. Já as pessoas que não descontam para a segurança social têm um máximo de 219 euros durante um mês, prorrogável até dois meses. Este apoio foi anunciado em julho e regulamentado em outubro, para ser pago a partir de novembro. Este truque de anunciar e ir esperando para implementar é outra forma de João Leão poupar dinheiro.//Público”   // publico.ptPaulo Baldaia: “Com a existência de uma maioria impossível de concretizar à direita, implicando que ela não existe à esquerda, há sempre solução, chama-se bloco central. Funciona por um tempo muito curto, é aceite com o país à beira do colapso, quando todas as outras soluções falharam, e acabará novamente com uma disrupção do sistema partidário.”   // DNPedro Adão e Silva: “Forma-se, debaixo dos nossos olhos, a típica coligação autocrática de direita, juntando elites saudosistas e ressentidas, que não toleram a experiência da ‘geringonça’ (nas freguesias com maior poder de compra do país), com os deserdados locais da modernização (no interior alentejano), as classes médias baixas que vivem um quotidiano de dificuldade sem acesso às respostas públicas (nas periferias metropolitanas) e, ainda, algum lúmpen, que assume a vanguarda (a partir do submundo do futebol).”   // Expresso ($)António Luís Marinho: “Uma coligação deste tipo será sempre liderada pelo PSD. O que não parece já tão evidente é que o atual líder, Rui Rio, seja capaz de liderar esse movimento.(…) Sabe-se que [Passos Coelho] o ex-líder do PSD e também ex-primeiro-ministro está decidido a avançar para a liderança do partido, aguardando, no entanto, pelas eleições autárquicas.”   // ionline.sapo.ptAlexandra Vieira: “Não está demonstrado que mais tecnologias aliviam o trabalho e melhoram a comunicação. Os professores e professoras vivem este facto quotidianamente e a investigação tem vindo a confirmá-lo”   // esquerda.netIsabel do Carmo teve covid e faz um relato impressionante: “Eu, médica, observadora diferenciada, estive internada com o diagnóstico de covid-19 durante dez dias nas enfermarias do Hospital de Santa Maria e penso que o meu testemunho pode servir de alerta e de um enorme reconhecimento. Alerta para o risco real e actual (rastrear e confinar é preciso). E dar graças à vida pela existência do nosso Serviço Nacional de Saúde.//Público”   // publico.pt 
LINKLOGPénurie de vaccins : il manquait plus que ça Premières injections en janvier, tout le monde avant l’été : on avait commencé à voir la sortie du tunnel et patatras. Alors qu’un nouveau confinement se profile, les retards de production douchent les espoirs de tourner rapidement la page du Covid.  // Libération ($) 🇫🇷Twitter bloquea la cuenta de Vox por “incitar al odio” contra los musulmanes  // El País 🇪🇸150 Highly Successful Companies Started During a Recession. Using data from SEC filings, Fortune magazine, and the National Bureau of Economic Research, we found that many of the largest, and most successful companies in the world were started during times of recession.  // Business Financing 🇬🇧The pandemic has devastated Manhattan’s Chinatown, but the community is uniting to support restaurant owners and make the upcoming Lunar New Year as festive as is safely possible//The Guardian  // theguardian.com 🇬🇧A German city has created sleep pods for the homeless  // BBC 🇬🇧The world’s first commercially available line of hydrogen-powered domestic products, including a barbecue, a bicycle and most crucially a unit that creates and stores hydrogen power, has been developed by an Australian company, LAVO, working with the University of NSW.  // The Sydney Morning Herald 🇬🇧 
Na web: diário | linklog

Conteúdo desta mensagem protegido por licença CC BY-NC-SA 4.0
Alguém lhe fez chegar o diário? Subscreva para ter a sua cópia.
Recebeu este email porque subscreveu o diário. Para deixar
de receber e eliminar a sua conta, indique-o aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.