Aquário Vasco da Gama | Dafundo, Algés, Lisboa | por António Saraiva

No Aquário Vasco da Gama, que depende da Marinha Portuguesa, ao contrário do Oceanário e Lisboa, não vão muitos turistas, nacionais ou estrangeiros.

Infelizmente, poucas pessoas sabem a importância que o Aquário Vasco da Gama, pelo imenso trabalho que lá se desenvolve, mesmo com péssimas condições de trabalho e tanques, e equipamento altamente degradado.

É nesse Aquário que se reproduzem, em tanques adequados, mas a necessitar com urgência de obras de manutenção, muitas espécies de peixes, que depois são colocados nos rios portugueses, entre muitos outros os endémicos ruivacos do Oeste.

Compreendo que, no Planetário, tenham efectuado obras profundas e de elevado custo monetário, não só porque a ciência avançou mas também porque, para a Marinha, que gere o Museus da Marinha, o Aquário Vasco da Gama e o Planetário, são, em parte sustentados pelos dinheiros pagos pelos turistas.

Deve por estar velho e caduco, mas já nasci velho porque ao longo dos meus 79 anos, houve sempre muitas coisas que nunca entendi.

Não entendo que com tantos biliões de euros a entrarem nos cofres do Estado e muitos deles veem dos nossos benfeitores da União (será União ?) Europeia que muitos desse biliões – triliões – vão para aos bolsos dos oportunistas, ladrões, corruptos e corruptores e pouco sobre para recuperar e manter obras como o Aquário Vasco da Gama que tanto de bom tem dado ao país e aos portugueses.

Para ajudar à festa, abriu o Oceanário de Lisboa que ainda mais afastou visitantes do nosso – porque nacional – Aquário Vasco da Gama que, ao longo dos anos, por estar já fora da capital do Império – Lisboa – era muito difícil que as pessoas lá se deslocassem.

Como é muito importante para a Capital de Império – Lisboa – concentrar, aos magotes os turistas na baixa da cidade e valorizar a dita Capital, turistas que andam todos como as formigas num carreiro, ou seja, no mesmo sentido, não há interesse em levar os turistas ao Aquário Vasco da Gama até porque a degradação que por lá grassa não é vendável e até é uma vergonha para os portugueses que os turistas estrangeiros se apercebam a diferença que existe – ABISMAL – entre o Oceanário de Lisboa -instalado em zona chique – e o pobre e esquecido Aquário Vasco da Gama que é o mais antigo de todo o mundo.

Que podemos fazer para ajudar a manter o Aquário Vasco da Gama ? Não sei. Talvez uma manifestação em frente ao dito Aquário – Vasco da Gama e é garantido que as 5 pessoas, que lá se vão manifestar, cabem na parte frontal ao edifício.

Triste país que engana turistas e encobre o desrespeito pelo que nos pertence e os bairros com barracas.

Bem-haja a todos os que trabalham, arduamente, para manter o Aquário Vasco da Gama a cumprir a sua função que é não deixar morrer a ciência e para além de mostrar animais vivos contribuírem para a manutenção das espécies – peixes – que depois repovoarem os rios que o homem, CRIMINOSAMENTE, polui.

BEM-HAJA !!!

Eu, um Republicano, para defesa do Aquário Vasco da Gama, se pudesse trazia de volta o Rei Dom Carlos que era um amante do PAI MAR e de tudo o que de bom ele contém, ou melhor, continha porque o animal humano destrói e dizima tudo à sua volta.

95 % do Planeta Terra é composto por água mas nos restantes 5 % – terra – existem uns seres minúsculos, invisíveis de outros planetas inclindo a Lua – conhecidos, apenas aqui, por humanos – que destroem os 95 % de água e não satisfeitos – na sua arrogância – ainda destroem os 5 % do que é terra – Continentes.

O animal humano é uma experiência falhada que já não muda para melhor e por isso vai ser extinto e nem deus o salva.

Retirado do Facebook | Mural de António Saraiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.