Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé!” (Papa Francisco)

“ Pensai numa mãe solteira que vai à Igreja, à paróquia e diz ao secretário: Quero batizar o meu menino. E quem a acolhe diz-lhe: Não tu não podes porque não estás casada. Atentemos que esta mãe que teve a coragem de continuar com uma gravidez o que é que encontra? Uma porta fechada. Isto não é zelo! Afasta as pessoas do Senhor! Não abre as portas! E assim quando nós seguimos este caminho e esta atitude, não estamos fazendo o bem às pessoas, ao Povo de Deus. Jesus instituiu 7 sacramentos e nós com esta atitude instituímos o oitavo: o sacramento da alfândega pastoral. (…) Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé!”

(Papa Francisco)

Papa

3 thoughts on “Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé!” (Papa Francisco)

  1. Conheço um par de pessoas que, depois de um verdadeiro calvário, um verdadeiro inferno, o casamento delas finalmente cegou ao fim. Chegou o casamento mas não a vida, embora já lá ande pertinho. Questionei uma delas porque é que não comungava. Respondeu-me que não podia pois era casada em segundas núpcias. “Fala com o padre”. Foi a minha sugestão. Ela hoje comunga. Está toda contente. A outra, toda a vida pediu orientação a Deus e ao padre sobre o que fazer na vida, cantou, encantou, fez curso de cristandade, catequisou e é efetivamente uma das mulheres que eu conheço que tem fé de verdade. Hoje anda muito triste porque o padre não lhe dá a comunhão. Para ela é uma vergonha toda a gente lá na missa lhe apontar o dedo por não comungar.
    Legitimidade para dizer tudo isto: fui catequista, preparei muitos catecúmenos para a profissão de fé e… vivo maritalmente com a minha namorada que, nem sequer professa a mesma religião que eu. Isso em nada diminui a nossa fé.

  2. Pingback: Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé!” (Papa Francisco) | Nuno Anjos Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.