A Europa pode estar a desinteressar-se pela cultura e Portugal está na liderança

sem livros

O nível de envolvimento dos portugueses nas actividades culturais caiu em todas as vertentes analisadas pelo Eurobarómetro sobre Cultura. Seja ler um livro, assistir a um concerto ou ir ao cinema. Portugal está em todas elas abaixo da média europeia. Só 6% dos portugueses têm um elevado grau de envolvimento na cultura.

Os portugueses estão entre os cidadãos da Europa com menor envolvimento nas actividades culturais. Mais de metade dos cidadãos nacionais tem, aliás, uma reduzida participação na vida cultural.

O índice de prática cultural de Portugal, medido por umEurobarómetro divulgado esta segunda-feira, 4 de Novembro, mostra que só 5% dos portugueses ouvidos admite ter um elevado nível de envolvimento em todos os tipos de práticas, desde leituras de livros até idas a concertos. Acima destes, há ainda 1% que admite ter uma “muito elevada” participação.

Este conjunto de 6% dos cidadãos com elevada participação na vida cultural é uma das mais baixas percentagens da União Europeia, a par do Chipre e apenas abaixo dos 5% reportados pela Grécia. A média comunitária é de 18%, sendo que do lado mais cultural encontra-se a Suécia (com 43%).

O Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira, com base em entrevistas feitas em Maio (1.015 portugueses e 26.563 no total europeu), vem actualizar os anteriores dados, referentes a 2007. Portugal perde terreno em todas as práticas culturais face há seis anos, seja na leitura de um livro, na ida a um concerto ou na visita a um museu. Em todos eles, o nível de envolvimento nas práticas culturais dos portugueses é inferior à média europeia.

No que diz respeito à leitura de livros, por exemplo, 68% dos cidadãos europeus leram, pelo menos, um livro nos doze meses anteriores à sondagem. A percentagem portuguesa é de 40%.

Neste campo, Portugal está em destaque porque praticamente metade dos entrevistados (49%) admitiu que não leu por “falta de interesse”. É a percentagem mais elevada em todos os países da União Europeia.

Na Europa, também se verificou um recuo do envolvimento dos cidadãos nas actividades culturais. “Estará a Europa a tornar-se um continente menos cultural?”, questiona-se a Comissão Europeia num comunicado disponibilizado esta segunda-feira.

“Estou preocupada pelo facto de menos cidadãos europeus se envolverem em actividades culturais, seja como intervenientes, produtores ou consumidores”, comenta a comissária europeia para a Educação, Cultura, Multinguismo e Juventude no comunicado.

Androulla Vassiliou deixou, na sequência deste Eurobarómetro, um alerta para os países: “Esta sondagem mostra que os governos precisam de repensar a forma como apoiam a cultura para estimular a participação do público e o potencial da cultura como um motor para a criação de emprego e para o crescimento”.

http://www.jornaldenegocios.pt… (FONTE)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.