37) – C19 Upshot | A distância social como guerra civil | Desinformação no púlpito | Paulo Querido

4 jun 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque

🧍↔️🧍 A distância social como guerra civi

A separação entre cidadãos imposta pelo coronavírus, e que em princípio apenas diz respeito à separação física, tem sido chamada de “distância social”, alargando à sociedade o que se refere aos corpos. Talvez tenha sido um acto de poder falhado, talvez seja devido a uma intenção obscura, mas o certo é que nos faz pensar no início do fragmento 25 da Sociedade do Espetáculo: “A separação é o alfa e o ómega do espectáculo”.

O poder quer que sejamos desunidos e este processo já se arrasta há muitos anos. Agora, com um certo ar distópico, passou da abstracção intelectual a experiência. Os laços entre os cidadãos são soltos num ensaio, talvez do que está para vir e que é imprevisível, embora possamos adivinhar os seus contornos no meio do nevoeiro.

[José Luis Ocasar – ctxt.es]

🤮 Desinformação no púlpito

Quando a Nigéria registou o seu primeiro caso de coronavírus, em Fevereiro, as preocupações imediatas eram familiares: a falta de kits de testes adequados e de equipamento de proteção pessoal para os trabalhadores da linha da frente dos cuidados de saúde, o potencial colapso de um sistema de saúde público subfinanciado e sobrecarregado, e os efeitos da doença numa economia frágil. Havia também receio de desinformação, mas numa escala local – as tias e os pais inundavam as famílias dos grupos WhatsApp com alegações não verificadas. O que ninguém viu foi a chegada de um líder religioso popular a vomitar teorias da conspiração.

Não estou a criar uma teoria da conspiração, estou a dizer que há uma conspiração“, Oyakhilome elaborou. “Não estou teorizando; uma teoria é algo que ainda não está provado. Isto não é uma teoria, é uma realidade comprovada. É um facto“, disse ele, acenando com a mão para enfatizar a gravidade da situação. A sala ficou assustadoramente silenciosa, o baixo som da música de fundo agora desapareceu. Oyakhilome usou uma cara de espanto, como se alguém pudesse ter acreditado na versão oficial dos acontecimentos.

[Aanu Adeoye – Rest of World]

🔎 O que é que a pandemia da COVID-19 significa para a privacidade dos dados médicos?

Com milhões de americanos ainda presos durante o surto do coronavírus, os médicos recorreram à telemedicina e à videoconferência com os pacientes para prescrever medicamentos, fazer check-ups e até diagnosticar a COVID-19 e outras doenças.

Para facilitar esses esforços, o governo federal flexibilizou as suas regras em torno da privacidade dos pacientes. Estas alterações facilitaram a consulta remota dos doentes por parte dos médicos e a obtenção de dados sobre os doentes por parte dos organismos governamentais durante a crise.

[Colin Lecher – The Markup]

CURTAS

💉 Roteiro serológico nacional para a covid-19 proposto por 20 cientistas. Numa primeira fase, o estudo português pretende começar com uma população-sentinela de cinco mil pessoas testadas a anticorpos contra o vírus da covid-19 e, numa última fase, chegar às 25 mil a 30 mil. O projecto procura agora parceiros públicos, para poder avançar no terreno já em Julho. [Teresa Firmino – Público (🔐 paywall) ]

👺 Porque é que os dirigentes republicanos abandonaram os seus princípios em apoio de um presidente imoral e perigoso?. Será embaraçoso e desconfortável continuar a apoiar o “Trump First”, especialmente porque os americanos sofrem a pior recessão da memória viva e morrem do coronavírus em números superiores aos de grande parte do resto do mundo. [Anne Applebaum – The Atlantic]

🥱 Porque é que a vida em isolamento é muito semelhante à insónia – explica um filósofo do sono. O tédio face a esta espera transforma-se rapidamente em desespero.Ficamos tão fartos da nossa espera que imaginamos não só o sucesso do tratamento da COVID-19, e o regresso a uma normalidade “saudável”, mas também qualquer futuro para além deste período prolongado de confinamento. [Patrick Levy – The Conversation]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  4. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  5. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  6. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  7. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  8. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  9. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  10. Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  11. Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  12. Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.