38) – C19 Upshot | Cinco maneiras de o coronavirus transformar a União Europeia | O racismo, não a genética, explica porque os americanos negros estão a morrer da COVID-19 | Paulo Querido

8 jun 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque, JL Andrade.

🇪🇺 Cinco maneiras de o coronavirus transformar a União Europeia

A resposta da Comissão Europeia ao coronavírus enfrenta pelo menos cinco desafios fundamentais – todos eles criando oportunidades significativas para a Europa.

Quando se serve nas instituições da União Europeia, é imperativo acreditar que o que mais importa é o interesse da União como um todo – e agir em conformidade. A acção política assenta na firme convicção de que os interesses nacionais devem ser incorporados no bem comum europeu. Isto aplica-se em todas as circunstâncias, incluindo a segunda fase da crise que a Europa enfrenta devido à pandemia. A Europa do Norte não pode sair da crise como vencedora se o Sul for ferido.

Este é, portanto, o dilema fundamental que a Presidente Ursula von der Leyen e os membros da sua Comissão precisam de resolver. Irão eles agir como políticos de países separados ou como estadistas europeus que reafirmam a unidade, a solidariedade e a coordenação entre os Estados-Membros? Há pelo menos cinco desafios fundamentais com os quais têm de lidar.

[Anna Diamantopoulou – ECFR]

🦠 O racismo, não a genética, explica porque os americanos negros estão a morrer da COVID-19

Como explicar que “preto” e “branco” ainda sejam usados para prever pontos biológicos como a hipertensão, a diabetes ou – agora – a COVID-19? A resposta é simples: A biologia humana é mais do que o genoma. Os nossos ambientes, experiências e exposições têm impactos profundos na forma como os nossos corpos se desenvolvem, transformando o potencial genético em seres inteiros.

A maioria de nós aprendeu esta lição no ensino secundário – o fenótipo é o produto do genótipo e do ambiente – mas tendemos a esquecê-la quando se trata de raça. Se levarmos a lição a sério, torna-se claro que o racismo sistémico faz tanto parte da biologia como os genomas: as condições em que nos desenvolvemos — incluindo o acesso limitado a alimentos saudáveis, a exposição a poluentes tóxicos, a ameaça de violência policial ou o stress prejudicial da discriminação racial — influenciam a probabilidade de qualquer um de nós sofrer de tensão arterial elevada, diabetes ou complicações graves da COVID-19.

[Clarence Gravlee – Scientific American Blog Network]

👔 Como as pandemias passadas e presentes alimentam a ascensão das mega-corporações

O resultado a longo prazo da Peste Negra foi o reforço do poder do grande capital e do Estado. Os mesmos processos estão a acontecer muito mais rapidamente durante o confinamento pelo coronavirus.

Mas devemos ser cautelosos: na realidade, a História nunca se repete. As circunstâncias são únicas e simplesmente não é prudente tratar a “lição” da história como se fosse uma série de experiências que comprovam leis gerais. E a COVID-19 não matará um terço de qualquer população, por isso, embora os seus efeitos sejam profundos, não resultarão na mesma escassez de trabalhadores. Acima de tudo, reforçou efectivamente o poder dos empregadores.

A diferença mais profunda é que o vírus surge no meio de outra crise, a das alterações climáticas. Existe o perigo real de a política de regresso a uma economia em crescimento vir simplesmente a ultrapassar a necessidade de reduzir as emissões de carbono. Este é o cenário de pesadelo, um cenário em que a COVID-19 é apenas um prequela de algo muito pior.

[Eleanor Russell – The Conversation]

👩🏼‍💻 Covid-19 vai mudar tudo no software de código aberto

Todos terão de se adaptar a uma nova realidade pós-COVID. As equipas vão ficar mais pequenas, com prazos mais apertados e orçamentos mais magros. As empresas que não optimizarem e não aprenderem a maximizar o seu orçamento e recursos para obterem o melhor resultado   vão desaparecer. A incorporação de programadores de código aberto no pipeline de I&D ainda não é prática comum , mas pode fazer uma grande diferença nos próximos meses.

[Chen Ravid – dzone.com]

CURTAS

⚔️ Os Estados Unidos da América estão no meio de uma Guerra Civil Híbrida. Alguns observadores observaram nos últimos anos que a América tem estado numa fria guerra civil, mas esta noção está ultrapassada na era da globalização e das comunicações instantâneas. Em vez disso, a América está no meio de uma guerra civil híbrida. [Casey Draper – Medium]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  4. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  5. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  6. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  7. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  8. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  9. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  10. Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  11. Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  12. Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.