42) – C19 Upshot | Devemos visar a imunidade do rebanho, como a Suécia? | Estarão as nações mais seguras do coronavírus quando as mulheres lideram? | Paulo Querido

17 jun 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque, Luis Grave.

🦠 Devemos visar a imunidade do rebanho, como a Suécia?

A Suécia tem seguido uma estratégia de coronavírus diferente da maioria do resto do mundo desenvolvido: deixa o vírus correr solto, refreia-o o suficiente para garantir que não sobrecarregue o sistema de saúde como em Hubei, Itália ou Espanha, mas não tenta eliminá-lo. Pensam que pará-lo completamente é impossível. A consequência natural é que a maioria dos cidadãos é infectada, e isso acaba por abrandar a epidemia. É por isso que, em suma, as pessoas chamam a essa estratégia “Imunidade do Rebanho“.

A outra estratégia é o Martelo e a Dança. O Martelo ataca  agressivamente o coronavírus, fechando a economia. Uma vez travado, salta para a Dança substituindo o bloqueio agressivo por medidas baratas e inteligentes para controlar o vírus.

Alguns países e Estados, como a Holanda e o Reino Unido, ou Estados norte-americanos como o Texas e a Geórgia, implementaram medidas entre as duas estratégias. Então qual é a melhor estratégia?

  • Nota: artigo longo e com boa controvérsia nos comentários.

[Tomas Pueyo – Medium]

👩 Estarão as nações mais seguras do coronavírus quando as mulheres lideram?

Compilei as taxas de mortalidade pelo coronavírus para 21 países em todo o mundo, 13 liderados por homens e oito liderados por mulheres. Os países liderados pelos homens sofreram uma média de 214 mortes relacionadas com o coronavírus por milhão de habitantes. As lideradas por mulheres perderam apenas um quinto do número, 36 por milhão.

Se os Estados Unidos tivessem a taxa de mortalidade por coronavírus da média dos países liderados por mulheres, 102.000 vidas americanas teriam sido salvas das 114.000 perdidas.

[Nicholas Kristof – The New York Times]

💶 “Haverá poder de fogo financeiro suficiente para enfrentar” os efeitos da pandemia, insiste o chefe do orçamento da UE

Confrontada com a recessão económica potencialmente mais profunda da Europa em décadas, a Comissão Europeia revelou o seu fundo de recuperação planeado para fazer face às consequências da pandemia da COVID-19.

O pacote sem precedentes de 750 mil milhões de euros constituirá o maior estímulo de sempre do bloco. Mas Bruxelas ainda enfrenta uma série de obstáculos se quiser conseguir um acordo até Julho. Subsistem grandes divergências entre os Estados-membros sobre a forma como o dinheiro deve ser distribuído e sobre as condições a que deve estar sujeito.

[ – Euronews]

CURTAS

📊 Coronavírus é pior para negros e hispânicos americanos, mostram dados do CDC. Sabemos que o coronavírus afecta negros, latino-americanos e nativos americanos a taxas muito mais altas que os brancos. Novos dados do Centro de Controle de Doenças dos EUA mostram que a diferença racial é muito pior do que se sabia anteriormente. [Olivia Messer – The Daily Beast]

💊 Coronavírus: Dexametasona é o primeiro medicamento para reduzir a taxa de mortalidade por COVID-19. Um esteroide sintético de baixo custo, Dexametasona, será utilizado no Reino Unido depois de um ensaio bem sucedido ter demonstrado que reduziu as mortes num terço dos doentes com COVID-19 em ventiladores. Trata-se de um “desenvolvimento pioneiro” na luta contra o vírus. [ – Euronews]

🗽 América – um acto de contrição?. O que é que está a acontecer? Porquê? Há algum paralelo entre os protestos por causa do assassínio de George Floyd, debaixo do joelho de um polícia, e as manifestações dos direitos civis dos anos 1960? Há uma “transformação” em curso, dizem. Mas porque se ajoelha agora a América? [Gabriel Sousa – Público]

🤔 Ética de Weber para tempos de pandemia. Preservar vidas ou reanimar a economia? Os pensamentos do filósofo alemão, sobre cuja morte se cumpriram 100 anos, ainda estão muito vivos. [Fernando Vallespín – El País]

📌 Como o coronavírus se compara com 100 anos de acontecimentos mortais. Só as piores catástrofes superam por completo os padrões normais de morte, ensombrando, ainda que brevemente, causas quotidianas como o cancro, as doenças cardíacas e os acidentes rodoviários. Eis como a devastação provocada pela pandemia se compara com os acontecimentos históricos. [Allison McCann – The New York Times]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (NOVO) (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (NOVO) (link) (enviado por Luís Grave)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.