44) – C19 Upshot | As pandemias resultam da destruição da natureza, dizem a ONU e a OMS | Coronavírus pode impulsionar a pobreza global pela primeira vez desde os anos 90 | Paulo Querido

24 jun 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque, Luis Grave.

🦒 As pandemias resultam da destruição da natureza, dizem a ONU e a OMS

O comércio ilegal e insustentável da vida selvagem, bem como a devastação das florestas e outros locais selvagens, continuavam a ser as forças motrizes por detrás do número crescente de doenças que saltavam da vida selvagem para os seres humanos, disseram os líderes ao Guardian.

Apelam a uma recuperação verde e saudável da pandemia, em especial através da reforma da agricultura destrutiva e das dietas insustentáveis.

[Damian Carrington – The Guardian]

🦠 Coronavírus pode impulsionar a pobreza global pela primeira vez desde os anos 90

Três quartos dos novos casos detectados por dia encontram-se agora em países em desenvolvimento. Esta investigação mostra que o impacto da crise na pobreza se fará sentir em breve de três formas fundamentais.

  • É provável que haja mais pobreza.
  • É provável que se torne mais grave.
  • E, como consequência, a localização da pobreza global também irá mudar.

[Andy Sumner – The Conversation]

🚘 Venda de automóveis nos EUA despenha: poderá o setor recuperar?

O futuro da autocondução está intimamente ligado ao futuro da indústria automóvel tradicional. Neste artigo académicos da Wharton explicam o que poderá acontecer nos próximos anos.

  • Enquanto as vendas de produtos como papel higiénico, o higienizador de mãos e até os electrodomésticos dispararam durante a pandemia do coronavírus, as vendas de automóveis sofreram o oposto. Até Março, Abril e Maio, as vendas totais de veículos nos Estados Unidos caíram para níveis não vistos desde a Grande Recessão, há uma década.
  • A procura caiu quando milhões de trabalhadores se viram subitamente a trabalhar a partir de casa ou despedidos, e os consumidores responderam de forma previsível à incerteza económica adiando compras dispendiosas, tais como carros novos, camiões e SUV.

[ – Knowledge@Wharton]

🚙 Vendas de veículos elétricos continuarão a aumentar apesar da crise da COVID-19

Pode a COVID-19 acelerar a introdução dos veículos eléctricos? Apesar da queda prevista para este ano de 15% nas vendas de veículos em geral, a venda de veículos eléctricos continua firme e com projeções para subir. Leia a análise ao mais recente relatório da Agência Internacional de Energia sobre veículos eléctricos.

[Sarah George – edie]

Ψ Está em curso a maior experiência de psicologia da história

Durante a pandemia do COVID-19, 2.6 mil milhões de pessoas estiveram (ou foi-lhes mandado estar) em casa. Segundo o psicólogo Elke Van Hoof, da Universidade de Bruxelas, “é sem dúvida a maior experiência psicológica já realizada“.

Qual o impacto que o COVID-19 terá na saúde mental do planeta? O COVID-19 traz desafios únicos à resiliência psicológica: isolamento, morte de entes queridos, perdas financeiras, incerteza sobre o futuro. Além disso, não “estamos todos no mesmo barco”, de todo. Artigo de Lydia Denworth sobre o que podemos aprender sobre resiliência psicológica e nos possa ajudar no futuro.

[Lydia Denworth – Scientific American]

🌡🥵 Será que podemos parar de falar de uma segunda vaga de COVID-19

No início da pandemia, muitos peritos discutiram as semelhanças entre a SARS-CoV-2 e o vírus da gripe.

  • Ambos são vírus que causam infecções respiratórias, na sua maioria leves.

A gripe é também a causa da maioria das pandemias anteriores mais recentes.

A partir destas semelhanças, foi tentador assumir que o COVID-19 se comportaria de forma semelhante a uma pandemia de gripe.

  • No entanto, estes são vírus muito diferentes, com comportamentos muito diferentes.

A COVID-19 tem uma taxa de mortalidade muito superior à da gripe, juntamente com uma taxa muito mais elevada de hospitalizações e de infecções graves. Além disso, a gripe é um vírus sazonal. Todos os anos vemos casos de gripe começar no início do Outono, aumentar durante o Inverno e depois diminuir à medida que nos aproximamos do Verão.

Isto repete-se anualmente, pelo que, se surgir uma nova estirpe de gripe, teremos provavelmente uma primeira vaga de infecções durante a Primavera de Inverno, e o vírus regressará numa segunda vaga no Outono-inverno do ano seguinte.

[Jeremy Rossman – The Conversation]

🦠 Anthony Fauci disse ao Congresso que zonas dos EUA estão a assistir a um “surto perturbador” de infecções por coronavírus

Enquanto o estado de Nova Iorque assiste a uma diminuição dos casos de Covid-19, outros estados assistem a um aumento dos casos que “reflectem um aumento da propagação comunitária“, afirmou Anthony Fauci, director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, durante uma audição perante a Comissão de Energia e Comércio da Câmara. “Isso é algo que me preocupa bastante“.

Os casos nos EUA tinham aumentado para cerca de 30 000 infecções por dia, em média, no pico do surto, antes do planalto, para cerca de 20 000 infecções por dia, disse Fauci. “Agora estamos a subir [novamente]. Há uns dias, havia 30.000 novas infecções

[Berkeley Lovelace Jr. – CNBC]

🎓 Modelos de documentos de trabalho COVID-19 difundidos na universidade

Novas investigações sugerem que, para um grande campus que lide com a COVID-19, os testes rigorosos e os limites da dimensão das turmas e do contacto social podem ser de importância crítica.

As questões sobre o outono – abrir os campus, como lidar com as residências – têm girado desde que as instruções foram dadas à distância, em março.

Os investigadores estão agora a tentar responder a algumas dessas questões, ou, pelo menos, a dar algumas sugestões.

[Lilah Burke – Inside Higher ED]

CURTAS

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (link) (enviado por Luís Grave)
  14. 📈 Hub de vários dashboards, nacionais e internacionais, da ESRI (NOVO) (link)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.