MANTAS DE MINDE – JÁ TÊM PADRINHO | TIAGO GUEDES

 

 

 

 

Candidatura a uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular – é apadrinhada pelo Minderico TIAGO GUEDES – director artístico do Teatro Municipal do Porto.
O Tiago Guedes foi aluno do Conservatório de Música e do Atelier de Dança do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, em Minde. É coreógrafo, licenciado em Dança, pela Escola Superior de Dança de Lisboa. É detentor de um curriculum de referência nacional e internacional.

Nota – o padrinho é a personalidade escolhida por cada um dos candidatos, com a missão de o representar, nos diferentes programas que a RTP irá transmitir. Deverá ser uma figura pública, com grande notoriedade nacional, de origem ou com fortes ligações à terra do candidato que vai defender. No nosso caso, o Tiago reune todas estas condições e é um Minderico de sangue e de coração.

https://www.facebook.com/mantas.deminde

Declaração de Tiago Guedes :

“Foi com muita honra que aceitei apadrinhar a candidatura das Mantas de Minde às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Na minha família sempre existiram elementos ligados à tecelagem e à venda das Mantas. A minha bisavó, Maria de Jesus Sagalha, tecia nos teares manuais que, com o seu ritmo acelerado, criavam a banda sonora do Alto do Pina. O meu avô, Faustino Guedes, foi um dos primeiros “viajantes”, agora chamados comerciais, a percorrer o país e a vender as nossas mantas. Em muitas dessas viagem acompanhei-o e conheci Portugal de fio a pavio.
Muitas vezes não damos o devido valor aquilo que sempre nos rodeou, que sempre fez parte da casa das nossas famílias e da cultura popular das nossas terras. Só bem tarde, depois de sair de Minde para estudar, me apercebi do interesse e procura pelas nossas mantas, que, em boa hora, foram valorizadas pelo CAORG – Centro de Artes e Oficios Roque Gameiro. A criação de um Atelier de Tecelagem, a recuperação de vários teares antigos e a formação de novos tecelões fez com que esta tradição centenária ganhasse um novo ímpeto, agora ainda mais forte com esta candidatura.

Como minderico de gema não podia deixar de abraçar este desafio. Honra os teus avós é o lema de Minde, também por isso aceitei.

https://www.facebook.com/Mantas-de-Minde-529703830536823/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.